depende como API que você está usando o acesso a banco de dados, se for de um banco especifico, procuro por seubanco_insert_id na documentacao dele, se for mysql, seria:
Reelendo o tópico, eu acho que não entendi sua pergunta, poderia explicar melhor ?
Essa função que eu te passei, serve para quando você fazer um insert no banco, recuperar a ultima chave primaria gerada por ele. Suponha que você acabou de inserir um cliente, e precisava saber qual foi o id dele gerado …
Eu tenho uma página de cadastro de comprador. Tenho uma tabela no bd pra esse cadastro de comprador, essa tabela chama cliente.
Nessa tabela, tenho um campo chamado “id_cliente” que é a chave primária e auto_incremento.
Depois tenho uma página de cadastro de hospede, que tem uma tabela no bd chamado hospede.
Nessa tabela hospede tenho o campo “id_cliente” que está relacionado ao campo “id_cliente” da tabela cliente.
Eu precisaria pegar o número que saiu do autoincremento do “id_cliente” da tabela cliente e dar um insert no campo “id_cliente” da tabela hospede com esse valor gerado pelo auto incremento.
Altere o USUARIO pelo usuario do banco a SENHA pela senha do banco o NOMEDOBANCO pelo nome do banco e a TABELADOHOSPEDEIRO pela nome tabela do Hospede.