Insert e Auto increment PHP

Olá pessoal, estou com o seguinte problema.

Tenho uma página de cadastro de comprador, que tem na sua tabela um campo chamado “id_cliente” que é chave primária e autoincrement.

Depois tenho a página de cadastro de Hóspede, tem uma tabela que tem um campo chamado “id_cliente” que se relaciona com o id_cliente da outra tabela.

O problema é que não sei como dar o Insert nesse id_cliente da tabela de hóspede, pegando pelo autoincrement.

Como posso fazer isso?

Grato, Lucas

depende como API que você está usando o acesso a banco de dados, se for de um banco especifico, procuro por seubanco_insert_id na documentacao dele, se for mysql, seria:

$ultimoId = mysql_insert_id()
fonte: http://www.php.net/manual/en/function.mysql-insert-id.php

se for PDO, tem:

http://cz2.php.net/manual/en/pdo.lastinsertid.php

[]'s

Com isso ele consegue pegar o número de id do campo da outra tabela?

Reelendo o tópico, eu acho que não entendi sua pergunta, poderia explicar melhor ?

Essa função que eu te passei, serve para quando você fazer um insert no banco, recuperar a ultima chave primaria gerada por ele. Suponha que você acabou de inserir um cliente, e precisava saber qual foi o id dele gerado …

Eu tenho uma página de cadastro de comprador. Tenho uma tabela no bd pra esse cadastro de comprador, essa tabela chama cliente.

Nessa tabela, tenho um campo chamado “id_cliente” que é a chave primária e auto_incremento.

Depois tenho uma página de cadastro de hospede, que tem uma tabela no bd chamado hospede.

Nessa tabela hospede tenho o campo “id_cliente” que está relacionado ao campo “id_cliente” da tabela cliente.

Eu precisaria pegar o número que saiu do autoincremento do “id_cliente” da tabela cliente e dar um insert no campo “id_cliente” da tabela hospede com esse valor gerado pelo auto incremento.

Vai ficar assim se eu estiver certo

com esse mysql_insert_id()
eu posso pegar o ultimo id da tabela cliente
então vou gravar esse id numa variavel

e com essa variavel dar um insert no campo “id_cliente” da tabela hospede

Altere o USUARIO pelo usuario do banco a SENHA pela senha do banco o NOMEDOBANCO pelo nome do banco e a TABELADOHOSPEDEIRO pela nome tabela do Hospede.

[code]<?php
$conexao = mysql_connect(“localhost”,“USUARIO”,“SENHA”);
mysql_select_db(“NOMEDOBANCO”, $conexao);

$id;

$query = “INSERT INTO TABELADOHOSPEDEIRO (id) VALUES (’$id’)”;
mysql_query($query) or die (“Erro”);
mysql_close();
?>[/code]

Qualquer problema ou senao for assim que você quiser avisa aqui que eu arrumo .

veja se resolve…

SELECT MAX(id) FROM tabela LIMIT 1;