Insert em diversas tabelas

Alguem me pode dar um exemplo de de sql como posso inserir dados em diversas tabelas.

E tb gostaria de saber como faço update em varias tabelas tb.

Obrigado desde ja !

Você tem que fazer um insert/update pra cada tabela.

Como assim ?

Voce pode explicar melhor, eu estou tentando algo assim:

insert into TELDIR (TDICD, TDIND) VALUES ('CAD', 'CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO')
into TELDEP (TEPCD, TEPKD, TEPND) VALUES ('CAD', 'SCA', 'SECRETARIADO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO')
into TELSEC (TSECD, TSEKS, TSENS) VALUES ('CAD', ' ' , ' ')
into TELNUM (TNUCH, TNUKD, TNUKS) VALUES ('CAD', 'SCA' , ' ');

mas ta dando o erro : Error code -199, SQL state 42601: [SQL0199] Keyword INTO not expected. Valid tokens: <END-OF-STATEMENT>.
Line 1, column 1

E ja agora gostaria de saber com faço para que os dados que ele faz o insert ou o update venham de ums campos de texto que tenho na app.

Obrigado

Você tem que repetir o comando inteiro, não apenas o INTO…

insert into TELDIR &#40;TDICD, TDIND&#41; VALUES &#40;'CAD', 'CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO'&#41; ;
insert into TELDIR &#40;TDICD, TDIND&#41; VALUES &#40;'CAD', 'CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO'&#41; ;

Obrigado, mas desta maneira terei 4 querys, existe meneira de fazer com que esta mesma acção esteja numa so query ? e como faço na query para que os valores a serem colocados nas tabelas venham de um campo de texto.

Por exemplo, eu quero que o 1º valor “CAD” que é acrescentado na 1ª coluna venha de uma JTextArea:

INSERT INTO BPCTEL.TELDIR (TDICD, TDIND) VALUES (‘CAD’, ‘CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO’);