Insert novamente

Tenho duas classes, uma é o programa principal(tela de um cadastro de clientes com vários JTextfields) e a outra é a classe de conexão com o MySql que inclusive tem uma query dentro dela que faz um select da minha tabela. Gostaria de saber como fazer o INSERT na minha tabela a partir da classe principal, e não da classe de conexão. A minha tela esta montada da seguinte maneira, tenho vários JTextFields pra serem prrenchidos e os seguintes botões: incluir, excluir, alterar, pesquisar, no botão incluir eu gostaria que ele fizesse a ação de fazer um insert dentro de minha tabela pegando todos os dados que foram digitados dentro dos respectivos JTextFields.Por favor me ajudem.Desde já, muito obrigado

Basta voce criar a conexao com o banco de dados no lugar onde desejar fazer o insert ( pode usar a classe que voce tem para abrir a conexao ), e entao chamar o metodo para executar a query… ou seja, voce especifica a query no lugar onde desejar, e nao na classe… tipo

// ClassePrincipal
// ... code e mais code
// Coloque o codigo para abri a conexao
// Executa a query
Statement stm = conn.createStatement("SELECT coluna1, coluna2, coluna3 FROM tabela");
ResultSet rs = stm.executeQuery();
// ..  resto do programa

simples assim… a ideia eh passar a instrucao sql por parametro, e nao deixar dentro da classe, por exemplo…

[]'s
Rafael Steil

Tá, entendi, mas como fazer pra pegar os dados do JTextField e fazer o INSERT dos dados preenchidos na tabela que criei no MySql?Até agora eu só consegui pegar os dados dos campos e salvar num arquivo .txt agora quero jogar dentro da tabela. Ah, o exemplo que deram aqui no site deu erro.

Qual exemplo e qual erro aconteceu?? Voce pegar o conteudo do JTextField usando o metodo getText()

Rafael

O exemplo esta na mensagem “insert no mysql” nesse mesmo fórum.

Ta, mas qual erro voce teve?

Rafael

Ele dizia que um ; era esperado, e falava também que estava com problema de statement. Não me recordo direito, pois tentei arrumar de todo quanto era jeito, ai não deu certo eu deletei o código inteiro.

Eu consegui acertar a sintaxe da query do exemplo que tinham dado sobre o INSERT, só que agora tá dando os seguintes erros
C:programasConect.java:80: cannot resolve symbol
symbol : variable nome
location: class Conect
nome.getText() + “’, '” +
^
C:programasConect.java:81: cannot resolve symbol
symbol : variable end
location: class Conect
end.getText() + “’, '” +
^
C:programasConect.java:82: cannot resolve symbol
symbol : variable bairro
location: class Conect
bairro.getText() + “’, '” +
^
C:programasConect.java:83: cannot resolve symbol
symbol : variable cidade
location: class Conect
cidade.getText() + “’, '” +
^
C:programasConect.java:84: cannot resolve symbol
symbol : variable estado
location: class Conect
estado.getText() + “’, '” +
^
C:programasConect.java:85: cannot resolve symbol
symbol : variable cep
location: class Conect
cep.getText() + “’, '” +
^
C:programasConect.java:86: cannot resolve symbol
symbol : variable tel_ddd
location: class Conect
tel_ddd.getText() + “’, '” +
^
C:programasConect.java:87: cannot resolve symbol
symbol : variable tel_cel
location: class Conect
tel_cel.getText() + “’, '” +
^
C:programasConect.java:88: cannot resolve symbol
symbol : variable obs
location: class Conect
obs.getText() + “’)”;
^
9 errors

Esta classe Conect é onde esta feita a conexão com o MySql e essas variaveis estão na classe Cadastro que é a classe Principal, como fazer para que as variaveis acima listadas que estão dentro do INSERT na classe Conect façam referência a classe Cadastro que é onde estão todos os métodos de inclusão, exclusão, alteração e pesquisa de cadastro?