Pessoal eu tenho uma tabela contato que ela tem um ID que é autoincrement…
se na tabela tem 10 contatos e eu apago 2, quando eu inserisse um novo contato era para inserir com ID = 9…
mas ao adicionar um novo contato ele nao adiciona o novo com id = 9 e sim com id = 11…
eu queria fazer uma trigger tipo assim:
create trigger Tgr_updateId after insert on contato
for each row
begin
declare valor int;
select max(id) + 1 from contato into valor;
update contato set id = valor;
end
ou
create trigger Tgr_updateId after insert on contato
for each row
begin
declare maxId int;
set maxId = (select max(id) from contato);
update contato set id = maxId +1;
end
desse jeito está dando erro…
ERROR 1235 (42000): This version of MySQL doesn't yet support 'multiple triggers
with the same action time and event for one table'
Galera como eu faço essa trigger?
O programa é uma agenda em java, e tipo quando eu faço uma consulta ele mostra os ID´s das pessoas e sempre ta mostrando os id´s errados por causa disso…
Nao existe reaproveitamento de ids, se voce tinha 10 apagou 2 o proximo id gerado sera o 11, sinceramente na minha opiniao voce esta querendo dificultar algo sem necessidade, porque voltar a sequencia para traz quando voce deleta um registro ?
Naum vejo motivo, do jeito que esta fazendo esta certo, esse é o comportamento e naum vejo motivo bom o suficiente para se alterar esse comportamento…
Pra q isso?
Deixa o campo auto incremento mesmo e vai ser feliz rapaz. :lol: :lol: :lol:
Se você realmente precisar exibir um id sequencial, crie um campo adicional e controle esse incremento / decremento dentro do seu programa. Como disse o Herbert, “Deixa o campo auto incremento mesmo e vai ser feliz rapaz.”
+1
O auto-incremento é feito de forma a não gerar IDs repetidos nunca. Se deletou da tabela fica o buraco, é normal mesmo!
Tentar preencher esses buracos só vai te trazer problemas, e não tem uma utilidade real (não precisa pagar por ID gerado
)
hmm blz galera.
É que no meu programa quando eu consulto os contatos mostra tudo, inclusive o id do contato (nesse caso alguns id´s errados…).
Vou tirar o ID então para ninguém ver, ja para evitar esse problema…
[quote=Lucas.es]hmm blz galera.
É que no meu programa quando eu consulto os contatos mostra tudo, inclusive o id do contato (nesse caso alguns id´s errados…).
[/quote]Só pense o seguinte… pra que o usuário tem que ver o ID? [=
[quote=Hebert Coelho][quote=Lucas.es]hmm blz galera.
[/quote]Só pense o seguinte… pra que o usuário tem que ver o ID? [=[/quote]
é verdade, vou tirar isso mesmo…
obrigado,