Instalação do Aplicativo com Derby

Olá

Sou iniciante… eu desenvolvi uma aplicação simples utilizando o Netbeans 6.9.1 e utilizei o banco de dados Java DB Derby.

Na minha máquina esta tudo funcionando perfeito sem erro nenhum.

Mas como faço para instalar esse aplicativo com o banco em outra máquina.

Eu gerei a instalação com o InnoSetup… funcionou em parte… o programa instala mas não executa… não localiza o banco… já verifiquei o caminho do banco e esta certo.

Qual seria o processo certo pra instalar junto com o banco?

Obrigado

Tem que colocar os .jars do Derby junto com sua aplicação.
Se o banco for rodar como um servidor de rede, vc precisa iniciar ele antes.

[]´s

1 curtida

Eu coloquei os seguintes jars:

derby.jar
derbyclient.jar

Só que já descobri que o Derby não esta iniciado…

como faço para iniciar ele automático ou quando minha aplicação executar inicializar o banco ou executar um bat?

vc tem que inicializar ele mesmo , pasta do derby \lib\derbyrun.jar server start

mas isso como? Via código ou arquivo bat?

Como fazer? Poderia me dar um exemplo?

e isso mesmo vc pode fazer um bat … nele vc faz o seguinte

variaveis de ambiente do derby

set DERBY_HOME= F:\derby

set PATH = F:\derby\bin; (não tenho certeza se é assim mesmo, de uma olhada)

Inicir o serviço java -jar %DERBY_HOME%\lib\derbyrun.jar server start

Rodar aplicação java -jar F:\aspuv\PrototipoAspuv\dist\PrototipoAspuv.jar

bem é isso, flw

Funcionou em parte… eu criei um arquivo bat assim:

cd
cd Arquivos de Programas
cd sun
cd javadb
cd lib
java -jar derbyrun.jar server start
exit

ele executa inicia o serviço do banco e depois eu consigo abrir a aplicação… mas se eu fechar a tela de Prompt de Comando o serviço para de funcionar e a aplicação não funciona mas, ou seja, só esta funcionando se eu deixar a tela de Prompt de Comando aberta.

Vc sabe como resolver isso?

obrigado

Fiz um teste aqui… iniciei o banco através do netbeans e foi a mesma coisa… o serviço só fica aberto enquanto o netbeans esta aberto.

eu ñ uso bat, uso linux. Acho que vc tem que tirar o exit

cara… já estou quase desistindo desse banco…

Vc conhece outro banco que vou ter menos problema e que funcione tanto no windows e no linux. Isso pra aplicação simples… porque como disse sou iniciante depois vou utilizar o MySQL mesmo.

Esse é o meu primeiro projeto e não estou querendo ficar configurando o banco pra funcionar… queria que instalasse e já funcionasse como o access mas o access não vai funcionar no linux

eu uso o derby mesmo… a sua aplicação roda fora no netbeans?

sim… eu gerei o jar da minha aplicação… só que só funcionar se eu deixo o netbeans aberto e com o serviço do derby iniciado… se eu fechar o netbeans não funciona mas… o serviço do derby fecha.

eu utilizo esse arquivo aqui para inicializa minha aplicação no linux



#!/bin/bash

//variavel de ambiente, pasta onde esta o  jdk
JAVA_HOME=/opt/java/jdk1.6.0_20
export JAVA_HOME

PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
export PATH

CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib
export CLASSPATH

MANPATH=$MANPATH:$JAVA_HOME/man
export MANPATH

//variavel do derby
DERBY_HOME=/home/tiago/derby/bin
export DERBY_HOME

export PATH=$PATH:/home/derby

//inicializar o derby
java -jar /home/tiago/derby/lib/derbyrun.jar server start

//inicializar minha aplicaçao
java -jar /home/tiago/Área\ de\ Trabalho/PrototipoAspuv/dist/PrototipoAspuv.jar


No windows deve ser parecido com isso…flw

tem alguns links

Guia do Servidor e Administração do Derby http://db.apache.org/derby/docs/10.2/pt_BR/adminguide/adminguide-single.html

Utilizando o banco Derby de forma portável http://www.paulocanedo.com.br/2009/04/02/utilizando-o-banco-derby-de-forma-portavel/

referencias http://db.apache.org/derby/docs/10.2/pt_BR/ref/refderby.pdf

flw

olá

já tinha tentado esses exemplo mas até agora nada… estou na mesma ainda

acontece oq? vc fez o shell igual te falei? flw

Acontece aquilo que falei… só sistema só funciona se eu deixou a tela do prompt aberta ou o netbeans aberto e iniciado o serviço… do contrário não funciona.

esse shell que vc fez é em linux não entendi como fazer no windows.

eu coloquei esse código aqui

try { //Aqui você também pode utilizar um caminho relativo, porém lembre-se de que esse //caminho inicia no mesmo diretório onde você iniciou a aplicação. System.setProperty("derby.system.home", "/home/usuario/derby"); NetworkServerControlImpl networkServer = new NetworkServerControlImpl(); networkServer.start(new PrintWriter(System.out)); System.out.println("Conectado ao banco de dados."); } catch (Exception ex) { System.out.println("Não conseguiu conectar no banco de dados."); }

mas o que eu tenho que mudar não entendi… onde eu coloco o caminho do banco?

vc precisa fazer o bat para inicializar o derby… vc fez?

Eu fiz assim:

cd\ cd Arquivos de Programas cd sun cd javadb cd lib java -jar derbyrun.jar server start

só que a tela de prompt fica aberta ai funciona normalmente… mas quando fecho a tela do prompt para de funcionar.