Instalação do Linux sem dores de cabeça

Seguinte pessoal, tenho um HD de 80GB, que está particionado em 2 partições, uma de 10GB que é o meu “C:” onde fica o Windows e outras porcariazinhas que deixo instalado e a outra que tem seus 60GB+(60+ porque não da pra dizer 70GB, os 1024 sempre acabam nos comendo alguns GB’s :frowning: ), sendo que nessa guardo minha vida :smiley: (de músicas à instalação do SDK). Pois bem, ultimamente andei fazendo um limpa e consegui fazer o milagre de ficar com 19GB livre, e minha vontade é pegar 10GB desses 19 e fazer uma partição Linux. Porém, minha pergunta é: tem algum jeito de eu criar essa nova partição sem ter que ferrar com os outros 40GB+ que estão ocupados?

PS: Preciso saber até que ponto posso confiar ao fazer isso, porque não quero que aconteça como certas pessoas e eu perca minha partição inteira, não é Carlos? :smiley:

http://www.partitionmagic.com/partitionmagic/
Ou entao backup de tudo e vai na munheca

Olá Diego

tem um utilitário para windows chamado Partition Magic.

Com ele você consegue reparticionar o espaço do HD sem perder as informações (na maioria das vezes).
Eu usei ele umas 2 vezes. O interessante que depois de você selecionar o espaço para a nova partição, ele reinicia a máquina, se você obtiver sucesso ele particiona, caso contrário ele te avisa e volta ao normal sem perder os arquivos. Acho que você pode arriscar nele né? :wink:

Fica esperto com o PartitionMagic que pode dar errado também… comigo deu errado e eu perdi 6GB de mp3 :frowning:

Mas agora fiquei mais esperto hehehehe

Hm…pois bem, eu já tenho ele lá em casa(piratex), e sei desses causos que simplesmente o bagulho não funfa, mas queria saber o que pode ser feito para diminuir essas chances, já que baixar 40gb de novo é fuego :slight_smile:

Uma palavra: backup :wink: Arrume um HD velho e copie tudo. Na boa, mexer cm o disco rígido NUNCA é 100% garantido, não com essas procarias IDEs por aí :stuck_out_tongue:

[]s

Uma palavra: backup :wink: Arrume um HD velho e copie tudo. Na boa, mexer cm o disco rígido NUNCA é 100% garantido, não com essas procarias IDEs por aí :stuck_out_tongue:

[]s[/quote]

Bom, achar um HD velho tudo bem, o maior problema vai ser achar um HD velho com 50gb livre :lol:

po bixo… 10 dvds e fim de papo… e ainda te sobra espaco pra dedeu p vc fazer o q quiser e fica tudo garantido q n vai perder… a nao ser q caia um metoro na tua casa :shock:

eh, esse lance de partition magic e similares eh meio arriscado mesmo…principalmente se seu hd tiver meio fragmentado…