Instalação do mail.jar

1 resposta
A

Senhores,

Estou fazendo uma aplicação que envia emails para os clientes. Para isto estou usando o tutorial do Paulo Silveira que baixei do GUJ.

Estou tentando instalar o pacote javax.mail, mas estou tendo problemas.

Inicialmente, ao compilar o .java para criar o .class sem instalar a pacote javax.mail, recebi as seguintes mansagens:

1. package javax.mail does not exist
  2. package javax.mail.internet does not exist
    Isto porque coloquei no meu .java dois imports, um para cada pacote acima.

Então resolvi instalar o pacote e seguindo as instruções do tutorial, baixei o pacote do site da Sun. Ao baixar o pacote, percebi que nele havia uma estrutura de diretórios complexa, mas como o tutorial informava que eu precisava apenas instalar o mail.jar (conforme texto abaixo), assim o fiz.

“Após extrair o .jar do pacote, coloque a biblioteca no seu classpath, ou no lib da sua aplicação web.
O mail.jar fornece diversas funcionalidades, não apenas a de enviar email, mas vamos nos focar nesta aplicação. Lembre-se sempre de utilizar a documentação da API:”

Coloquei o mail.jar na LIB da aplicação e coloque também no classpath, mas o erro apontado acima, cotinua acontecendo quando tento compilar o mau .java.

Alguém pode me dizer o que estou fazendo de errado.

Abraços,

Augusto

1 Resposta

Rafael_Steil

Que diretorio para voce eh o “lib” da aplicacao? Como vc configurou o classpath? Tem que ser algo como

SET CLASSPATH=.;c:\algum\dir\mail.jar

e, sem sair do console, compilar o programa. ( o mesmo vale para rodar ).

Uma outra maneira eh fazer como em

javac -cp c:\algum\dir\mail.jar MeuProg.java
java -cp .;c:\algum\dir\mail.jar MeuProg

Voce vai precisar adicionar o “activation.jar” no classpath tambem.

Em aplicacoes web, esses dois arquivos devem estar em WEB-INF/lib para que seja possivel executar o programa, mas vc ainda vai precisar deles no CLASSPATH para compilar.

Rafael

Criado 19 de novembro de 2004
Ultima resposta 19 de nov. de 2004
Respostas 1
Participantes 2