Instalação Do NETBEANS

Olá pessoal…

Estou entrado agora no mundo JAVA .. começando a estudar agora na faculdade que faço , como estou achando o professor meio fraco , e a matéria bem complexa e que exige muita atenção e vontade de aprender ,, estou buscando tudo que possa saber sobre a linguagem na net livros e tudo mais .. principalmente aqui pelo fórum , que pelo que vejo irá me ajudar muito !!!, pois pelo que já li aqui aprendi muitas coisa , e pude perceber que todos aqui gostam de ajudar , !!!

Minha duvida e básica para quem já sabe …

estou usando NetBeans 5.5.1 PT na Faculdade , e estou instalando ele em casa também, mas tem programas que peguei aqui mesmo e livro que estou lendo no exemplos não consigo fazer rodar , gostaria de saber o que devo ter instalado em meu PC para rodar 100 % o programas em java.

Fico muito grato de quem posso me ajudar …

Abaixo vai um programa , lógico que tentei compilar .

import javax.swing.*;
public class teste1
{

static double x ; 
  static double y;

public static void main(String args[])
{

String x = JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o valor de X . !");
    String y = JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o valor de Y . !");
     x = Double.parseDouble(x);
     Y = Double.parseDouble(y);

if (x == y) 
    {
            String st = "São iguais !";
JOptionPane.showMessageDialog( null , st , " Resultado da comparação " , 1 );
     }
    if ( x != y) 
    {
            String st = " São diferentes ";
JOptionPane.showMessageDialog( null , st , " Resultado da comparação ", 1 );
    }
  System.exit(0);

}

}

grato por quem posso auxiliar mais um iniciante . heheh

obrigado

Opa! Bem vindo ao Portal Java!

Seu problema e simples de resolver, mas antes de mais nada lembre-se de usar BBCode nos seus códigos, fica bem mais fácil de entender!

Vamos para o seu código…

static double x ;
static double y; 
...
x = Double.parseDouble(x);

Neste código você tem duas variáveis estáticas que você chama de x e y, e dentro do método main você cria duas variáveis chamadas x e y, novamente…

Na verdade isso não é um problema, já que uma das variáveis é chamada de classe (as variáveis estáticas pertencem a classe) e a outra é de bloco (só vive dentro do bloco de código main).

sua variável Y não foi declada, e sua variávei x é do tipo String e esta tentando receber um double no código acima. Vou colar aqui as maneiras que você pode corrigir esse código.

Opção 1:

//aqui você usa letras maiúsculas
static double X;
static double Y; 
...
//Aqui letras minúsculas, lembrando que Java e Case Sensitive são variáveis diferente para Java
X = Double.parseDouble(x);

Opção 2:

static double x ;
static double y; 
...
teste1.x = Double.parseDouble(x);
teste1.y = Double.parseDouble(y); 

Na opção acima usamos algo parecido com o this, que você já deve conhecer, mas como a variávei e estática, ou seja, não precisa de uma instância para ser acessada, o acesso a ela e feito através do nome da classe, e não pelo this.

Espero te ajudado, Abs

Bruno

vlw mesmo ai … so questão do case mesmo… e de colocar o teste1.x e teste1.y depois do input …

E que engatinhando ainda em java , to bem dizer saindo agora do pascal na faculdade e começando com OO com java então e diferente né …

Mas blz … vlw pela ajuda … Obrigado.