Instalação do Tomcat

Estou usando winXP e Tomcat 5.5.9. Já configurei as variáveis de ambiente %JAVA_HOME% e %CATALINA_HOME%, mas quando entro no firefox e digito http://localhost:8080/ a página inicial não é exibida. Já reinstalei várias vezes. O que devo fazer? Estou utilizando uma versão incompatível? Agradeço a ajuda.

Amigo procure nos diretórios do tomcat a pasta logs e veja o erro que está ocorrendo e manda pra gente dar uma olhada, inté.

Só por curiosidade… vc iniciou o serviço ?

No fim do log tem algo como:

17/05/2005 09:09:26 org.apache.coyote.http11.Http11Protocol start
INFO: Starting Coyote HTTP/1.1 on http-8080
17/05/2005 09:09:27 org.apache.catalina.startup.Catalina start

?

Se tiver deveria estar funcionando.

Uma ferramenta que sempre recomendo usar é a procexp (Process Explorer) que você pode baixar de www.sysinternals.com.

Com ela você pode ver se o java.exe está no ar (é como aparece o Tomcat se você iniciou com startup.bat) ou se o tomcat5.exe está no ar (é como aparece o Tomcat se ele foi iniciado como serviço), e se ele está atendendo na porta 8080.

[color=red]Tomcat 5.5 requires JRE 5.0 by default. Read the RELEASE-NOTES and the RUNNING.txt file in the distribution for more details. [/color]

http://apache.usp.br/jakarta/tomcat-5/v5.5.9/README.html

Galera, já está careca de instalar, todos falaram os possíveis erros diferenciados.
Se não funcionar, senta e chora!

Obs: Eu peguei as versões mais antigas e não vi tanta a facilidade como agora do tomcat 5, instala tudo sozinho, faz tudo automático, não precisava colocar as variáveis de ambiente, bastava vc só iniciar o serviço e colocar o bendito localhost:8080 e voialá. Simples.

Qq coisa avisa que a galera aqui está bem afiada.
Valeu pessoal.
Abraços

Valeu aí pela força, realmente o problema está na versão que eu estou usando do J2SE. O Tomcat 5.5.9 só é compatível com J2SE 5.
Sou novo tanto em Java quanto no GUJ, mas já percebi que a galera tá afiadíssima mesmo!