Opa galera sou novo aqui e em programação em Java, esse alias sou novissimo, então gostaria de começar a dar os primeiros passos pesquisando na net descobri o Eclipse como uma IDE legal para aprender, assim como o Netbeans instalei o netbeans em um pc mas na faculdade a galera usa o Eclipse então tava querendo utilizar o eclipse no note, ja me disseram que ele é mais leve que o netbeans. Pois bem baixei e fui tentar instalar depois da descompactação e apareceu uma msg dizendo extamente isso.
A Java RUntime Enviroment or Java JDK must be avaliable in order to run Eclipse. No Java Virtual Machine was found after search the following locations
C:programs file/Eclipse/eclipse/jre/bin/javaw.exe
javaw.exe in your current path.
Bem naum saquei muito o que ta escrito, mas ele por acaso diz que naum foi encontrada a maquina virtual dentro da pasta especificada eu baixei e mandei instalar teria que ter feito algo antes de mandar instalar, antes de fazer isso li um tutorial que mandava criar as variaveis ambiente no windows e naum sei se fiz certo mas poderia ser isso que esta causando o erro?
Valeu Galera pela ajuda e desculpe se tiver postado no local errado.
Entre no site da Sun htt´://java.sun.com e baixe a JDK mais atual que estiver disponível. Quando baixar mande executar a instalação automaticamente e vai seguindo os passos.
Depois disso meu filho vc vai ter que configurar as variáveis de ambiente, que inclusive ontem expliquei como faz aqui mesmo no fórum para uma colega.
Procure o tópico - Configurando minha máquina -Ajuda que lá estou explicando com detalhes como faz a configuração do ambiente.
Um abraço e caso seu problema esteja resolvido poste aqui que vc resolveu ok.
Fala grande Marcelo, a sua resposta me gerou mais umas duvidas pois estou afim de aprender a fundo essa linguagem.
Então aqui vai as mais novas duvidas que surgiram e vou seguir seus conselhos e assim que eu conseguir posto aqui que foi resolvido, nessa parte eu já tenho uma pequena experiencia pois faço parte de outros foruns…em todo caso valeu pela ajuda naum só a sua mas a de quem se dispor.
[quote=Silveira.Marcelo]Fala FIR3FL4M3.
Entre no site da Sun htt´://java.sun.com e baixe a JDK mais atual que estiver disponível. Quando baixar mande executar a instalação automaticamente e vai seguindo os passos.[/quote]
Ja tenho instalado o netbeans com a jdk instalada em um pc e nesse instalei o Eclipse ou pelo menos penso que consegui instalar normal, quando vou em file e new project e escolho nome do projeto e talz ele sempre diz que esta carregando o programa no workspace escolhido e depois fica parado sem fazer nada naum aparece o ambiente de programar. :?:
No note que eu falei no post, fiz uma configuração de variavel ambiente e acho que fiz errado, posso ir la e apagar o que eu fiz e começar tudo de novo de acordo com o passo a passo que vc deixou pra garota que tava com duvida? :?:
Procure o tópico - Configurando minha máquina -Ajuda que lá estou explicando com detalhes como faz a configuração do ambiente.
Um abraço e caso seu problema esteja resolvido poste aqui que vc resolveu ok.
Crie uma pasta dentro da raiz e salve o download dentro dessa pasta. Quando o mesmo terminar descompacte dentro da mesma pasta (ex: C:\Eclipse) e crie também um diretorio chamado workspace dentro dele. Depois que vc descompactou o Eclipse já está instalado, clique duas vezes na pasta e no icone e faça o que vc já estava fazendo antes.
Pode ser que essa versão do eclipse que vc tenha na maquina pode estar corrompida sem o arquivo configurations ou outro arquivo de configuração da IDE.
[quote=Silveira.Marcelo]Então Amigão.
Vc pode sim excluir as variáveis de ambiente da jdk que vc instalou junto com o netbeans e configurálas novamente.[/quote]
Esse link que vc me passou me mandou pra uma pagina sem nada, mais voltei pra sessão de downloads e la encontrei a versão q vc me falou, baixei e instalei fui rodar ele dava a mesma msg então baixei o jdk v21 instalei e nada ai fui refaser as variaveis de ambiente. :!:
criei a JAVA_HOME, a CLASSPATH e na hora de renomear a Path descobri que ela naum aparecia entre minhas variaveis ambiente nesse tutorial q estou ele vem com fotos ilustrativas de cada etapa então ele comenta qual o valor para cada variavel criada, vi qual era o da Path e criei a variavel e copiei extamente como estava descrito na imagem do tutorial então apos essa tentativa, deu certo e o programa passou a funcionar.
Pode ser que essa versão do eclipse que vc tenha na maquina pode estar corrompida sem o arquivo configurations ou outro arquivo de configuração da IDE.
Brigadão pela sua ajuda, pelo apoio e atenção em responder esse topico.
AbraçO Marcelo
Aos administraodres, pode fechar o topico, problema resolvido.