Instalação J2EE

8 respostas
J2Alex

Vou começar a estudar J2EE, mas estou com dúvidas sobre a sua instalação.

A última versão é a J2EE 1.4? Ainda não saiu a versão 5.0 (se é assim que vai se chamar…) ?

O que eu devo instalar? Já tenho o J2SE 5.0 instalado.

Por acaso seria o “Sun Java System Application Server Platform Edition 8.1 2005Q1 UR1” ?

Obrigado,
ALEXANDRE

8 Respostas

Rafael_Nunes

Depende o que você quer utilizar.
Se vai estudar JSP e Servlets, o Tomcat já tem as APIs necessárias, não precisa instalar mais nada, só colocar o servlet.jar e o jsp.jar no seu classpath.
Creio que os outros container também já devem vir com os .jars.

cv1

Ou o JBoss, ou se vc quiser comecar so com servlets (extremamente recomendado), um Jetty ou Tomcat ja serve. :slight_smile:

Thiago_Senna

não necessarimente alex!

vc não precisa de um Application server como este ou JBOSS dependendo do que vc quer estudar!!!

O J2EE é compost de n subtecnologias… e você deverá definir um caminho de seu interesse…

Vou expor alguns:

• EJB
  • Web Services
  • Aplicações Web

Para quem está começando, o ideal é mexer com aplicações web… OU seja, vc pode se atentar em aprender

-JSP
-Servlets
-JSTL e Custom TagLibraries!

Para isso você só precisa do Tomcat ou jetty e uma IDE se sua preferência… No caso do Netbens ele já vem com o tomcat embutido!

Caso vc prefira WebServices, Tomcat ou Jetty + Axis (www.apache.org)
Tem um tutorial do Axis aqui no guj inclusive!

Caso vc queira ejb, humm… deixe esse por último! Mas se vocÊ for teimoso, pegue o JBoss!!! Mas tem que ser burro para fazer esta escolha a esta altura do campeonato…

Abraços!
Thiago

J2Alex

Quer dizer que pra usar Servlets e JSP basta eu instalar o Tomcat por exemplo…

Deixa eu ver se eu entendi:

O J2EE é somente uma especificação? A implementação é feita nos servidores de aplicação? Então instalando um deles eu tenho os recursos do J2EE instalados? :roll:

É assim que funciona? Não há nada o que instalar do site da Sun, como é com o J2SE?

Thiago_Senna

sim…

J2EE é apenas uma especificação!

No caso do tomcat, ele é uma referência de implementação de um WebContainer, para manipular JSP e SErvlets!

O Jetty também implementa um WebContainer, assim como o tomcat!

Já o SunApplicationServer, JBoss, Webshere, BEA implementam tanto o webcontainer como também o ejbContainer…

Para para começar, use Jetty ou Tomcat!

Tomcat é fácil e suficiente, no entanto o cv e outros integrantes do guj falam bém do Jetty. Eu particularmente nunca usei, mas acho que vale a pena experimentar!

Abraços!
Thiago

J2Alex

Valeu muito mesmo pelas dicas pessoal!!! :smiley:

rodrigousp

Eu acho o jetty mais fácil que o tomcat. Ele era usado na instalação padrão do JBoss, até que ele mudaram para o tomcat.
Uma lástima…

De qualquer forma, tem alguns maníacos por segurança que acreditam que num servidor de verdade você deveria utilizar o Apache Tomcat, porque ele é mais testado e as versões mais estáveis devem apresentar menos falhas de segurança.

E

Para que serve o J2EE 1.4 SDK Samples 2005Q2 UR2 que está disponivel no site da Sun?
eu preciso dele para rodar o Jboss? De que maneira ele seria usado??

Grato,
Edgar

Criado 15 de abril de 2005
Ultima resposta 20 de jun. de 2005
Respostas 8
Participantes 6