instalação jasperreports e ireport

16 respostas
W

Alguém pode me explicar como instalar o jasperreports e o ireport. Já peguei os arquivos de instalação nos respectivos sites, mas não estou tendo sucesso na hora de instalar.

16 Respostas

B

Cara se tem que fazer
o seguinte
pegue o arquivo tools.jar que esta no diretorio lib do java e copie-o
para a pasta do lib do ireport e para pasta lib do jasperreports

apos feito isso
vai na pasta bin do ireport e execute o arquivo startup.bat
apos executar irar abrir o ireport vai em
tools depois options
abre a aba external programas e la voce coloca o arquivo de execução do
bloco de notas
html
execel
pdf
apos isso vai em datasource e crie uma conecção

e se voce for usar uma classe , fazer no braço voce tem que setar no classapath no autoexec.bat
segue abaixo
set CLASSPATH=c:JasperReportsclasses;.;c:JasperReportsclasses;.;c:ireport;.;c:ireportlibcommons-collections.jar;c:ireportlibcommons-digester.jar;c:ireportlibarbecue-1.1.jar;c:ireportlibsh-1.3.0.jar;c:ireportlibcommons-beanutils.jar;c:ireportlibcommons-collections.jar;c:ireportlibcommons-logging.jar;c:ireportlibcommons-logging-api.jar;c:ireportlibiReport.jar;c:ireportlibitext-1.02b.jar;c:ireportlibjasperreports-0.5.3.jar;c:ireportlibjcmdline-1.0.2.jar;c:ireportlibjcommon-0.9.3.jar;c:ireportlibjfreechart-0.9.18.jar;c:ireportliblog4j-1.2.8.jar;c:ireportlibmysql-connector-java-3.0.8-stable-bin.jar;c:ireportlibpoi-2.0-final-20040126.jar;c:ireportlib inylaf.jar;c:ireportlib ools.jar;c:ireportlibxercesImpl.jar;c:ireportlibxmlParserAPIs.jar

W

Tentei fazer o que vc disse , mas não deu certo ao clicar no arquivo, ao invés de abrir o programa, recebo uma mensagem, escrito apenas “OFF”.

Obrigado pelas dicas.

B

voce copio o arquivo tools.jar do diretorio lib do java
para o diretorio lib do jasper e do ireport

W

Coloquei os arquivos que vc citou, mas não dá certo. Acho que estou fazendo alguma coisa errada da hora de descompartar os arquivos de instalação.
Abaixei os seguintes arquivos Ireport-0.3.2.tar; Ireport-0.3.2.zip; Ireport-0.3.2.scr e o jasperreports-0.6.1-project.

B

Fassa o seguinte
Pegue o arquivo .zip e
zipa ele para a unidade c:

ai voce set o CLASSPATH no autoexec.bat
como eu citei
ai voce roda o autoexec.bat
ai depois que rodar o autoexec.bat
voce pegue e digite set no D.O.S.
e verifique se aparece o classpath
e seta o path tb no autoexec.bat
path do java
ai depois que colar o arquivo tools.jar nos diretorio lib
e depois é so rodar o startup

W

Fiz exatamente como vc mandou, e nada , continuo recebendo somente “OFF”.

M

Cara, não sei se já conseguiu, mas em todo caso vai umas dicas…

Vá na pasta iReport-0.3.2 e edite o arquivo iReport.bat. Tire o comando @echo off (com isso vc vê o bat rodar no prompt).

Agora vá na pasta iReport-0.3.2in e edite o arquivo startup.bat. Tire o @echo off também e onde está escrito “C …”, escreva “C…” (ou seja, sem o espaço entre o “C” e o “…”).

Agora é só entrar no prompt e executar o arquivo iReport.bat.

Se você configurou as variáveis de ambiente corretamente, deve funcionar.

Abraço

M

Pessoal gostaria de saber se alguém pode me mandar um exemplo, para eu usar o Jaspaer em minha classe.

E como eu utilizo o Ireport para modelar o meu relatório.

Sou iniciante am Java…

Agradeço a atenção.

T

gente, eu to seguindo os passos ai do pessoal, eu ate consegui instalar o ireport… rodo o startp.bat e funciona, mas eu acho que deve estar faltando algo, porque os menus ficam todos em forma de quadrados… alguem pode me ajudar…

Por Favor!!!, Muito obrigado…

M

Thomas,

Tive o mesmo problema com a versão 0.3.2. Tente baixar a 0.3.1 que roda legal :smiley:

Pessoal, baixem este tutorial: http://www.guj.com.br/content/articles/reports/JasperReportsIReport.pdf
Tenho algumas dúvidas ainda sobre o iReport, mas esse tutorial me ajudou muito.

Abraço

T

Então Marin, muito obrigado pela ajuda, eu instalei a outra versão e sobre esse pdf eu tambem ja o tinha em mãos… estou pegando tudo que posso para estudar e fazer estes relatórios… depois que fiz o que pediu e que inclusive acontecia na versao, 3.2 acontece esse problema dentro do soft la em baixo…

Error loading Configuration file: C:Documents and Settingsedgard.ireportfavoriteFiles.xml iReport home ( ireport.home system property): . User home ( user.home system property): C:Documents and Settingsedgard.ireport iReport default compile directory: . iReport user home directory (iReport compiles here if there are no settings or the user hasn’t selected to compile to the report directory):

Sera que tem como vc me ajudar novamente…?
Muito Obrigado !!!

T

então carinha, eu consegui meia boca… eu fiz o seguinte baixei o ireport versao 0.3.1 e o jasperreports-0.6.1

assim que descompactei joguei tudo nesse caminho C:jakarta-tomcat-4.1.29

e coloquei o ant tambem… eu to achando que esse é o problema, pois nao instalei ant nenhum, eu copiei de um arquivo que eu ja tinha… bom

depois disso, como uso win2000 eu clico com o botao direito no meu computador, propriedades, advanced, environment variables

e fiz o seguinte, la ja tinha o ANT_HOME eu setei para c:javakarta-tomcat-4.1.29antin

no meu CLASSPATH eu setei para C:j2sdk1.4.2_02lib ools.jar;.;C:jakarta-tomcat-4.1.29commonlibservlet.jar;C:jakarta-tomcat-4.1.29commonlibjasper.jar;C:jakarta-tomcat-4.1.29antlib

o meu JAVA_HOME setei para c:javakarta-tomcat-4.1.29

copiei o tools.jar para C:jakarta-tomcat-4.1.29iReport-0.3.1lib
copiei o tools.jar para C:jakarta-tomcat-4.1.29jasperreports-0.6.1lib
copiei o ojdbc14_g.jar C:jakarta-tomcat-4.1.29iReport-0.3.1lib

ai eu startei o ireport e funcionou meia boca pois existe um erro logo abaixo na linha do codigo de erros do soft ireport

Error loading Configuration file: C:Documents and Settingsedgard.ireportfavoriteFiles.xml iReport home ( ireport.home system property): . User home ( user.home system property): C:Documents and Settingsedgard.ireport iReport default compile directory: . iReport user home directory (iReport compiles here if there are no settings or the user hasn’t selected to compile to the report directory):

SE ALGUEM POR FAVOR puder me ajudar agradeço de mais…

C

Pessoal,

Preciso com urgência implementar a parte de impressão no sistema que desenvolvi. Não tenho a mínima idéia de como fazer isto . Baixei as ferramentas IReporter e JasperReporter, entretanto não consigo nem mesmo abrir tais ferramentas.

Li a parte em que dizia que precisaria copiar o arquio tool.jar do
diretorio j2sdk para os subdiretorios lib do Ireport e jasperreport. Foi feito desta forma. Informaram-me também, que precisaria instalar o ANT em meu equipamento. Baixei e coloquei no J2sdkant.
Aí me disseram que bastava executar o Startup do diretorio ireport;
Quando fazia isto aparecia apenas a mensagem OFF
tirei o @Echo off dos arquivos de lote (BAT) para ver a mensagem… Agora quando executo o Startup.bat do diretorio j2sdkireport… ele exibe uma série de comandos e aparece a seguinte mensagem:
SEm espaço de ambiente.

O que mais devo fazer… ? Meu S.O. é o rWindows98.

Qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado!!!
Sds,

M

Thomas, infelizmente não sei o que está acontecendo. Desta vez não poderei ajudar :frowning: .

Carvalho, tive um problema semelhante. Tente inserir a linha SHELL=C:COMMAND.COM /E:8192 /P no config.sys.

Abraço

C

Obrigado Marin,

Isto de fato resolveu o problema da falta de memória de ambiente, mas embora não aprensente mais esta mensagem ele não acessa o ireport. Quando termina de executar os comando do arquivo startup.bat , ele não acessa lugar nenhum… O que pode estar ocorrendo?

Obrigado,
Sds,

M

Carvalho,

Qual é a última mensagem que aparece na tela do prompt?

Você esperou um tempo pra ver se o iReport era executado? Dependendo da máquina ele demora um pouco mesmo (no meu trampo uso um Pentium 233 e demora cerca de um minuto para abrir).

Abraço

Criado 31 de agosto de 2004
Ultima resposta 4 de out. de 2004
Respostas 16
Participantes 6