Alguém pode me explicar como instalar o jasperreports e o ireport. Já peguei os arquivos de instalação nos respectivos sites, mas não estou tendo sucesso na hora de instalar.
instalação jasperreports e ireport
16 Respostas
Cara se tem que fazer
o seguinte
pegue o arquivo tools.jar que esta no diretorio lib do java e copie-o
para a pasta do lib do ireport e para pasta lib do jasperreports
apos feito isso
vai na pasta bin do ireport e execute o arquivo startup.bat
apos executar irar abrir o ireport vai em
tools depois options
abre a aba external programas e la voce coloca o arquivo de execução do
bloco de notas
html
execel
pdf
apos isso vai em datasource e crie uma conecção
e se voce for usar uma classe , fazer no braço voce tem que setar no classapath no autoexec.bat
segue abaixo
set CLASSPATH=c:JasperReportsclasses;.;c:JasperReportsclasses;.;c:ireport;.;c:ireportlibcommons-collections.jar;c:ireportlibcommons-digester.jar;c:ireportlibarbecue-1.1.jar;c:ireportlibsh-1.3.0.jar;c:ireportlibcommons-beanutils.jar;c:ireportlibcommons-collections.jar;c:ireportlibcommons-logging.jar;c:ireportlibcommons-logging-api.jar;c:ireportlibiReport.jar;c:ireportlibitext-1.02b.jar;c:ireportlibjasperreports-0.5.3.jar;c:ireportlibjcmdline-1.0.2.jar;c:ireportlibjcommon-0.9.3.jar;c:ireportlibjfreechart-0.9.18.jar;c:ireportliblog4j-1.2.8.jar;c:ireportlibmysql-connector-java-3.0.8-stable-bin.jar;c:ireportlibpoi-2.0-final-20040126.jar;c:ireportlib inylaf.jar;c:ireportlib ools.jar;c:ireportlibxercesImpl.jar;c:ireportlibxmlParserAPIs.jar
Tentei fazer o que vc disse , mas não deu certo ao clicar no arquivo, ao invés de abrir o programa, recebo uma mensagem, escrito apenas “OFF”.
Obrigado pelas dicas.
voce copio o arquivo tools.jar do diretorio lib do java
para o diretorio lib do jasper e do ireport
Coloquei os arquivos que vc citou, mas não dá certo. Acho que estou fazendo alguma coisa errada da hora de descompartar os arquivos de instalação.
Abaixei os seguintes arquivos Ireport-0.3.2.tar; Ireport-0.3.2.zip; Ireport-0.3.2.scr e o jasperreports-0.6.1-project.
Fassa o seguinte
Pegue o arquivo .zip e
zipa ele para a unidade c:
ai voce set o CLASSPATH no autoexec.bat
como eu citei
ai voce roda o autoexec.bat
ai depois que rodar o autoexec.bat
voce pegue e digite set no D.O.S.
e verifique se aparece o classpath
e seta o path tb no autoexec.bat
path do java
ai depois que colar o arquivo tools.jar nos diretorio lib
e depois é so rodar o startup
Fiz exatamente como vc mandou, e nada , continuo recebendo somente “OFF”.
Cara, não sei se já conseguiu, mas em todo caso vai umas dicas…
Vá na pasta iReport-0.3.2 e edite o arquivo iReport.bat. Tire o comando @echo off (com isso vc vê o bat rodar no prompt).
Agora vá na pasta iReport-0.3.2in e edite o arquivo startup.bat. Tire o @echo off também e onde está escrito “C …”, escreva “C…” (ou seja, sem o espaço entre o “C” e o “…”).
Agora é só entrar no prompt e executar o arquivo iReport.bat.
Se você configurou as variáveis de ambiente corretamente, deve funcionar.
Abraço
Pessoal gostaria de saber se alguém pode me mandar um exemplo, para eu usar o Jaspaer em minha classe.
E como eu utilizo o Ireport para modelar o meu relatório.
Sou iniciante am Java…
Agradeço a atenção.
gente, eu to seguindo os passos ai do pessoal, eu ate consegui instalar o ireport… rodo o startp.bat e funciona, mas eu acho que deve estar faltando algo, porque os menus ficam todos em forma de quadrados… alguem pode me ajudar…
Por Favor!!!, Muito obrigado…
Thomas,
Tive o mesmo problema com a versão 0.3.2. Tente baixar a 0.3.1 que roda legal 
Pessoal, baixem este tutorial: http://www.guj.com.br/content/articles/reports/JasperReportsIReport.pdf
Tenho algumas dúvidas ainda sobre o iReport, mas esse tutorial me ajudou muito.
Abraço
Então Marin, muito obrigado pela ajuda, eu instalei a outra versão e sobre esse pdf eu tambem ja o tinha em mãos… estou pegando tudo que posso para estudar e fazer estes relatórios… depois que fiz o que pediu e que inclusive acontecia na versao, 3.2 acontece esse problema dentro do soft la em baixo…
Error loading Configuration file: C:Documents and Settingsedgard.ireportfavoriteFiles.xml iReport home ( ireport.home system property): . User home ( user.home system property): C:Documents and Settingsedgard.ireport iReport default compile directory: . iReport user home directory (iReport compiles here if there are no settings or the user hasn’t selected to compile to the report directory):
Sera que tem como vc me ajudar novamente…?
Muito Obrigado !!!
então carinha, eu consegui meia boca… eu fiz o seguinte baixei o ireport versao 0.3.1 e o jasperreports-0.6.1
assim que descompactei joguei tudo nesse caminho C:jakarta-tomcat-4.1.29
e coloquei o ant tambem… eu to achando que esse é o problema, pois nao instalei ant nenhum, eu copiei de um arquivo que eu ja tinha… bom
depois disso, como uso win2000 eu clico com o botao direito no meu computador, propriedades, advanced, environment variables
e fiz o seguinte, la ja tinha o ANT_HOME eu setei para c:javakarta-tomcat-4.1.29antin
no meu CLASSPATH eu setei para C:j2sdk1.4.2_02lib ools.jar;.;C:jakarta-tomcat-4.1.29commonlibservlet.jar;C:jakarta-tomcat-4.1.29commonlibjasper.jar;C:jakarta-tomcat-4.1.29antlib
o meu JAVA_HOME setei para c:javakarta-tomcat-4.1.29
copiei o tools.jar para C:jakarta-tomcat-4.1.29iReport-0.3.1lib
copiei o tools.jar para C:jakarta-tomcat-4.1.29jasperreports-0.6.1lib
copiei o ojdbc14_g.jar C:jakarta-tomcat-4.1.29iReport-0.3.1lib
ai eu startei o ireport e funcionou meia boca pois existe um erro logo abaixo na linha do codigo de erros do soft ireport
Error loading Configuration file: C:Documents and Settingsedgard.ireportfavoriteFiles.xml iReport home ( ireport.home system property): . User home ( user.home system property): C:Documents and Settingsedgard.ireport iReport default compile directory: . iReport user home directory (iReport compiles here if there are no settings or the user hasn’t selected to compile to the report directory):
SE ALGUEM POR FAVOR puder me ajudar agradeço de mais…
Pessoal,
Preciso com urgência implementar a parte de impressão no sistema que desenvolvi. Não tenho a mínima idéia de como fazer isto . Baixei as ferramentas IReporter e JasperReporter, entretanto não consigo nem mesmo abrir tais ferramentas.
Li a parte em que dizia que precisaria copiar o arquio tool.jar do
diretorio j2sdk para os subdiretorios lib do Ireport e jasperreport. Foi feito desta forma. Informaram-me também, que precisaria instalar o ANT em meu equipamento. Baixei e coloquei no J2sdkant.
Aí me disseram que bastava executar o Startup do diretorio ireport;
Quando fazia isto aparecia apenas a mensagem OFF
tirei o @Echo off dos arquivos de lote (BAT) para ver a mensagem… Agora quando executo o Startup.bat do diretorio j2sdkireport… ele exibe uma série de comandos e aparece a seguinte mensagem:
SEm espaço de ambiente.
O que mais devo fazer… ? Meu S.O. é o rWindows98.
Qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado!!!
Sds,
Thomas, infelizmente não sei o que está acontecendo. Desta vez não poderei ajudar
.
Carvalho, tive um problema semelhante. Tente inserir a linha SHELL=C:COMMAND.COM /E:8192 /P no config.sys.
Abraço
Obrigado Marin,
Isto de fato resolveu o problema da falta de memória de ambiente, mas embora não aprensente mais esta mensagem ele não acessa o ireport. Quando termina de executar os comando do arquivo startup.bat , ele não acessa lugar nenhum… O que pode estar ocorrendo?
Obrigado,
Sds,
Carvalho,
Qual é a última mensagem que aparece na tela do prompt?
Você esperou um tempo pra ver se o iReport era executado? Dependendo da máquina ele demora um pouco mesmo (no meu trampo uso um Pentium 233 e demora cerca de um minuto para abrir).
Abraço