Instalacao jdk 1.3.1 no Win Professional

14 respostas
A

Ola ! Posso instalar o jdk 1.3.1 no win 2000 professional? se posso , me ajude a configurar o path com os comandos certos passo a passo ! Por favor , acontece que já tentei configurar e nao consigo ! Lembrando que possuo 2 Sistemas, o Win 98 e o Win 2000 no dual boot , é possível?

Pois quando fui configurar o path no win 98 , no autoexec, ele nao edita!

No meu drive C , o autoexec, está com a extensão AUTOEXE._AV,em vez de AUTOEXEC.BAT, está certo o primeiro?Enfim , me ajudem logo a programar l em JAVA!!

Agradeço muito essa ajuda rara !! que nem no Google vc acha!

[ Esta mensagem foi editada por: AllanChris em 22-06-2003 12:49 ]

14 Respostas

R

path no win 2000

clique com o botão direito em My Computer -> Advanced -> Environment Variables -> Path… então edite o PATH…

coloque um ; no final para dizer que vc vai acresentar mais um caminho e então coloque: c:\jdk1.3.1\bin

pronto, abra uma tela do DOS e digite "java" se tudo der certo vai aparecer umas mensagens ai…

falow

A

Ricardo , me fale melhor sob o path pois o meu sistema não tem esse diretório cara ! quebra esse galho !Meu computador , propriedades , avançados ,variavéis de ambiente , variaveis do sistema e depois tem que clicar em nova , ai tenho, nome da variavél e valor da variavél, o bicho pega aí , brother me ajuda aí!!!

D

Fala…

Seguinte, faz assim oh… Meu computador , propriedades , avançados ,variavéis de ambiente , variaveis do sistema e depois tem que clicar em nova… por padrão, a gente usa "JAVA_HOME" como nome da variavel e depois no valor a gente poe o diretorio aonde vc instalou o JSDK, no window costuma ser "c:/jsdk.3.1"… soh isso…

Assim o sistema operacional sabe que existe os comandos java, javac e etc…

Para testar pra ver se está correto, abre uma janela do DOS e digita "java", se aparecer um monte de coisa explicando como se usa esse comando, é por que funcionou.

Beleza?! :-]

R

e aí conseguiu ?

A

O Prompt diz que houve um erro mais ou menos assim:

que houve um erro com o jre !

Será que é pq eu tinha instalado o jre tb?

POis eu reiniciei a maquina e dos ainda me diz que houve um erro com o registro do jre no win !

E agora Ricardo???me ajuda! :-[

T

Se o jre está dando erro, tenta deinstalá-lo… você não precisa necessariamente dele para programar java, o sdk já é suficiente…

A

Beleza , digito java no prompt , ele funciona! Só que quando digito C:>exemplos >javac Teste.java, ai ele me diz que a pasta exemplos não é reconhecida como comando interno ou externo . um programa operavel ou arquivo em lotes.

Só que a minha pasta exemplos ta na pasta c:\jsdk.

Eu acho que esta certo !As letras tb estao em maiusculas e minusculas conforme o programa!

R

desculpe a minha pergunta mas não entendi direito sua dúvida…

"exemplos >javac Teste.java" ?

esse "exemplos >" vc digitou também ? ou vc estava na pasta exemplos e digitou javac ?

entre na pasta onde esta o fonte e digite: javac Teste.java…

ah, não deve ter problemas pelo fato de vc ter instalado um JRE também.

------------------------------------------------------------------------------------

há… faça um teste…

digite no dos:

C:>set path=C:\jdk\bin

C:>java

C:>javac

se der certo é realmente problema de path…

bem, setamos o path no DOS, então ao fechar a janela este path irá ser apagado… para isso faça daquele jeito que falei…

va em meu computador -> variaveis de ambiente…

procure por PATH… se nao tiver crie uma nova…

ai no nome vc coloca PATH

e no valor coloca o caminho de onde instalou o java + a pasta bin

C:\jdk\bin

me diga se conseguir?

espero que comece logo a programar Java… :stuck_out_tongue:

falow

A

Acontece que quando digito no dos os comandos " java" e "javac" ele não reconhece , diz que não é um comando interno ou externo!

:-[

T

Isso acontece porque a PATH ou CLASSPATH não está configurada.

Tem certeza de você as configurou corretamente?

R

olha se vc entrar em c:\jdk1.3\bin

e digitar java ou javac funciona, vc sabe porque ?

ele encontra os comandos porque vc está na mesma pasta onde estão os comandos java e javac…

agora se vc ir para um outro diretório como por ex: C:\tmp e

digitar java e javac ele logicamente não vai reconhecer, pois estes programas não estão neste diretório!

para isso server a variável path! todos os programas que vc quer CHAMAR DE QUALQUER LUGAR DEVEM ESTAR NO "PATH", para isso ele serve.

se vc setar o path assim: digite isto no DOS:

path=C:\jdk\bin (verifique o caminho corretor de seu jsdk)

bem, o que acabou de fazer foi colocar aquele diretório onde estão os programas no path, assim eles vão ser visualisados de qualquer lugar onde vc esteja.

provavelmente seu problema é o path!

------------------------------------------------------------

faça o seguinte:

me passe o diretóri onde vc instalou o jdk, por exemplo, c:\jdk1.3

depois abra o dos e digite:

C:>set path

então serão listados todos os diretórios que estão no path.

veja que o diretório c:\jdk1.3\bin precisa estar nesta lista

mande esta lista para agente dar uma olhada e o local onde instalou o jdk,

beleza?

até mais

A

me ajuda passo a passo a rodar o primeiro programa em JAVA no TEXTPAD

R
o nome da classe sempre é o mesmo do arquivo, então crie um arquivo

HelloWorld.java

para compilar -> javac HelloWorld.java

rodar -> java HelloWorld

public class HelloWorld