Comece baixando os binários do eclipse e do VE, após isso vc vai descompactar o eclipse (binário pronto para utilização) e dentro da pasta do eclipse vc vai descompactar o VE (binários prontos para utilização tb).
Em seguida vc abre o DOS e vai até a pasta onde está o executável do eclipse e ai vc entra com o comando:
Pronto o eclipse com isso vai verificar os plugins instalados e vai abrir dando suporte ao VE (pelo menos é pra ser).
Quanto a utilização, vc deve criar uma aplicação e em seguida um pacote, feito isso vc clica com o botão direito do mouse sobre o pacote -> new -> Visual Class.
Isso vai abrir uma caixa para vc atribuir o nome da sua classe, se vc quer que ela já tenha o método main (para um teste inicial, é interessante deixar essa opção marcada) e ao lado esquerdo dessa caixa vc terá a opção Style.
Na opção Style vc define qual é o tipo dessa classe, pra isso vc pode utilizar o Frame que está dentro de swing.
Após esses passos vc entrará no modo de edição da classe que já deve abrir com meia tela pra edição gráfica e meia tela texto (oriente isso com as flechinhas da tela em cima e/ou em baixo).
Caso vc tente abrir uma classe visual e essas flechinhas não apareçam, clique com o botão direito sobre a classe vá em open with -> Visual Editor.
Todas vezes que tente utilizar o VE no eclipse e que tive que fazer do zero, esses passos deram certo, caso não funcione, vamos ter que tentar recorrer a alguma pessoa com mais experiência aqui do GUJ.
Estava tendo o mesmo problema. Usei o “Callisto Discovery Site” para instalar o VE e funcionou. Nos Releases mais recentes do eclipse ele já vem como opção no Update Manager. Caso não seja o caso siga as intruções em : http://www.eclipse.org/projects/callisto.php