instalação

2 respostas
faicoxim

oi pessoal tudo bem, sou novo no java e no forum, gostaria de saber oque preciso instalar e qual banco de dados usar com o java, e como eu configuro o java e um banco de dados, sou novato até com banco de dados
obrigado
Julio

2 Respostas

T

Olá Julio,
Primeiro, para o Java, basicamente você vai precisar da sdk do java que você encontra no site da Sun (java.sun.com), e um editor de texto, que pode ser o Notepad++, o Crimson Editor ou até mesmo o notepad do windows, os dois primeiros dá p/ achar facilmente na internet. Recomendo começar com um desses p/ aprender o básico de java. Ou você pode usar uma IDE como o eclipse (www.eclipse.org) ou mesmo o NetBeans (www.netbeans.org), mas eles já fazem muita coisa automática e, mesmo que você fique tentado a usá-los, recomendo que comece a trabalhar “na raça”. No meu blog tem uma explicação legal sobre a configuração do ambiente java.
Quanto ao banco de dados, você pode utilizar qualquer um disponível, para início recomendo o MySQL, que apesar de ser mais tranquilo é extremamente utilizável e free. Para fazer a conexão através do JDBC que já é nativo da SDK, ou algum framework como o Hibernate (www.hibernate.org). Mas recomendo deixar a parte de banco de dados mais p/ frente, pois é uma área um pouco mais avançada. Mas fica a seu critério, lógico.

Espero não ter me extendido demais e ter te ajudado =P

//TheMadJava

LPJava

para instalacao do java veja:

Java

Criado 3 de abril de 2008
Ultima resposta 4 de abr. de 2008
Respostas 2
Participantes 3