Instalado e configurando o JDK no Windows

62 respostas
A

Assunto: Passo a passo, como pegar o JDK do site da sun, instalar e configurar o ambiente para que ele esteja pronto para compilar seus primeiros programas.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.12.1.guj

Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

62 Respostas

Paulo_Silveira

em rbeve estarei colocando a instalacao do linux tambem

o Rafael que escreveu denovo!

muito bom, a gente tem de acabar com as duvidas dos iniciantes!

Guilherme_Silveira

precisa urgente explicar o que eh CLASS+PATH pq eh MUITO duvida da galera

D

eu estou tentando fazer essa configuração de WIN 2K mas não esta funcionando!

sera que pode me ajudar??

eu criei uma nova variavel de ambiente chamada: JAVA com o primeiro valor que tem noi tutorial.
depois coloquei o segundo valor do tutorial no PATH e entaum o terceiro valor na variavel CLASSPATH!!

obs- nas variaveis jah existentes eu complemento o valor sepando por “;” não eh??

Guilherme_Silveira

Oi “Voce tem”, tudo bom?

Entao, voce pode dizer o erro que esta tendo? Ai tenho como analizar e dizer como voce deve prosseguir

Abracao

Gui

D

quando eu digito “java” ou “javac” no prompt dos ele da o seguinte erro:

‘java’ não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

vc manja de alemão???

Paulo_Silveira

Er ist fur 1 Jahr aus Deutschland gelebt! (ou geleben?)

O seu problema eh o path mesmo!
Estranho eh que quando voce instala a JRE ou o JDK no windows, ele auto configura o seu apth

Qualquer coisa, altera a sua variavel PATH e adicionar o diretorio c:jsdk1.4.0in nele.
Se a sua versão é outra, ou voce instalou em outro lugar, eh claro que voce deve mudar esse diretorio!

Guilherme_Silveira

“Du Hast”:
quando eu digito “java” ou “javac” no prompt dos ele da o seguinte erro:

‘java’ não é reconhecido como um comando interno

vc manja de alemão???

manja, naquelas neh, mas da pra fingi ehheheh :slight_smile:
wenn du willst, wir koennen doch auf deutsch dir erklaeren… :slight_smile:
e tu, falas tambem? claro que meu forte eh portugues com sotaque de portugal… ate parece…

entao, o meu irmao falou certo (e errado: er hat fur ein Jahr in Deutschland gewohnt), voce deve acertar a sua variavel de sistema PATH, se voce nao conseguir denovo eu posso te falar como fazer no win2k alemao pq nao tenho ele em portuga aqui ehehhe :slight_smile:

abraco

gui

F

Bem ontem consegui instalar o j2sdk e setei as variaveis com o tutorial do site manda porem nada funciona quando tento rodar o javac
o seguinte erro aparece
‘javac’ não é reconhecido como um comando interno
o q faço!!!

R

:cry:
PF: :?:
Setei as variáveis como indica o site, porém a máquina virtual java ñ está pronta, ou seja, após o comando: javac (no DOS) aparece uma msg de erro, logo o q devo fazer para solucionar este problema?

Grato!

F

Fui intalar o J2sdk no Win Nt Server mais não consegui …como configuro no NT?

caiofilipini

Qual o problema?

F

Quando compilo diz …PATH INVALIDO!

caiofilipini

Configurou todas as variáveis de ambiente? Ou é isso que você quer saber como fazer? :shock:

F

…E’ essa minha duvida

caiofilipini

Painel de controle/Sistema/Ambiente - acho que é isso, não lembro muito do NT… :roll:

Feito isso, edite a variável PATH, e adicione isso ao final dela:

;c:\<diretorio jdk>\bin

Prontinho… :wink:

[]'s

A

ai galera fmz.

so totalmente noob nessa parti de java e talz to tentando monta um servidor de rpg so desde q eu começei estou tendo esse problema com o java.

a primeira vez q eu montei o servidor funciono numa boa so q depois elle deu erro e deixava um um log na pasta do meu servidor dizendo q tinha encontrado um bug desistalei e ai reinstallar.

veio o seguinte problema

o java não e reconhecido como um comando interno ou esterno um programa operavel ou um arquivo de
lotes.

li tanbem a tutorrial so ao ir em iniciar>painel de controle> sistema>variavel de ambiente.

apareceram duas janelas uma em cima da outra com a opções para adicionar oq faço ?

me ajudem ai

e desculpenme po ser tão demorado na explicação e q addim fika melhor tanto para vcs entenderem quanto para me explicarem…

desde ja agradeço + ajudemmmmmmm pliz

Carina_Valladares

Oii!!

Ja configurei todas as variaeis de ambiente!!!

Porem o erro continua… Javac nao é conhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes.

O que deve fazer? :?

maior_abandonado

uma dica ai pra quem ainda não esta funcionando, para testar as variaveis do ambiente seria digitar la no dos

echo %nome da variavel%

assim desse mesmo jeitocom os % antes e depois.

ai então deve imprimir o conteudo da variavel, que deve ter o endereço da pasta correspondente ao que se quer no caso do java, no path, no java_home, no class_path, pegue esse endereço e vai la em executar e cola esse endereço copiado do dos e ve se abre a pasta certinho

no caso do path ve se tem o arquivo javac.exe na pasta que abrir (vai exibir mais de um endereço la, encontre o endereço correspondente ao java_home\bin)

tb é bom confirma se os separadores estão digitados corretamente (";" no caso do windows e “:” no caso dos unix se nao me engano) mais normalmente o erro é por causa do erro na digitação do endereço mesmo)

Carina_Valladares

Oiiiiii!!

Agradeço por ter respondido a minha msg!!!

Porem fiz tudo isso q vc falou, tava tudo certinho e o erro continua!!

Agora so me resta pular essa parte da aprendizagem e ir direto para o Eclipse!!

Brigaduuuuuu :wink:

Doguinho

Se esta tudo certinho verifica se vc esta na pasta certa para usar o comando javac pois se vc instalou o jdk no arquivo de programas vc tem que ir até ele para usar o comando javac, vou dar um exemplo usando o meu olha onde ele esta instalado

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_10\bin
Lembrando que tudo isso é no promp-dos
ai sim vc coloca javac para verificar se esta tudo ok !!

aajjbb

ate agora não consegui, esta tudo certo, ass variaveis CLASSPATH E JAVA_HOME com os respectivos valores e a PATH como C:\Arquivos de Progamas\Java\jdk1.6.0_19\bin

UMC

Da uma olhada aqui!
http://umcastec.blogspot.com/2010/02/javahome-classpath-e-path-o-que-sao.html

vlw
abs

aajjbb

Opa muito obrigado, mas agora, eu ja fiz merda com a variavel PATH, ja apaguei o que estava escrito antes e só coloquei o caminho ate onde foi instalado a jdk, vou esperimentar por ;%JAVA_HOME%\bin depois do caminho para ver se da resultado, e se nao der, como vou descobrir o que estava escrito antes na variavel?

UMC

Ae fwd30 você tinha que ter feito um backup!
Você pode pegar de outro PC mais se não me engano muda!

vlw

aajjbb

é, infelizmente fiz a maior merda, entao, vou pesquisar, mas alguem com window xp home 32 bits service pack 2 pode me dizer como esta sua varieavel path?

UMC

Sim , assim

Path:

%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;

vlw
abs

aajjbb

isso, ta assim mesmo, e eu fiz igual no outro link, coloquei o ;%JAVA_HOME%\bin depois disso, mas mesmo assim, da como comando invalido

UMC

No PC aqui da empresa funciona normal sem essas confs!
vai no Prompt e digita!

java -version

isso aqui no meu mostra a versão no meu JDK
vlw

aajjbb

nao meu diz que java nao é reconhecido como um comando interno

aajjbb

sim, reinicei, ele reconheceu a versão, jdk1.6.0_19, mas mesmo quando eu vou compilar algo com o javac da que nao é um comando interno

E

Você sabe como funciona a linha de comando? Sabe o que é o PATH?

Basicamente, quando o Windows dá um erro como o seguinte (meu Windows está em inglês, mas a mensagem em português é bem parecida):

C:\Temp>javac
'javac' is not recognized as an internal or external command,
operable program or batch file.

é porque ele não sabe onde está o javac.exe. Você precisa especificar onde ele está, para ele poder achar o javac.

Acho que em algum lugar no começo deste post alguém já deve ter explicado como ajustar o valor do PATH. Não vou repetir tudo.

aajjbb

exatamente isso

UMC

e então resolveu!?

vlw

aajjbb

http://yfrog.com/f1imagemnp

UMC

Ok, pelo que eu vi esta funcionando!

aajjbb

mesmo assim, continua o erro.

UMC

então vai uma solução!

format c:
rsrsrsrs estou brincando!

Acho melhor você reinstalar tudo novamente!

vlw

aajjbb

ja fiz exatamente a mesma coisa aqui, em 3 computadores, acho que o problema esta nesse jdk1.6.0_19, quando eu usava a versao anterior nao tinha problemas

UMC

aajjbb:
ja fiz exatamente a mesma coisa aqui, em 3 computadores, acho que o problema esta nesse jdk1.6.0_19, quando eu usava a versao anterior nao tinha problemas

É então seu problema é o JDK!
Qual Service Pack ?

vlw

aajjbb

service pack 2, aida estou com problemas, vou reistalar o jdk 5.0 que veio no cd do meu deitel, com ele nunca tive nenhum problema, é so com essa 1.6.0_19 que esta ocorrendo isto

UMC

Instala o 1.6.0_16 também uso o service pack 2 e não tenho problemas!

vlw

aajjbb

de jeito nenhum consigo achar a versao 1.6.0_16 pra baixar, mesmo usando a jdk1.5.0 que veio no cd do meu deitel, o erro persiste.

UMC

Cara você só pode esta “rezado” !rsrsrs

Tenta configurar em outra maquina!
Qualquer coisa você instala VMWare e faz a instalação do WinXP e tenta configurar pra onde você deve esta errando ou outra coisa!
Muito estranho!
vlw

aajjbb

nao tive mais paciencia, agora estou usando mesmo o netbeans para compilar, mesmo assim, vlw

UMC

Ok,
mais depois tente novamente!

vlw

aajjbb

http://img521.imageshack.us/img521/9262/patht.png

agora esta correto, mas mesmo assim, ele nao reconhece o javac.

UMC

aajjbb:
http://img521.imageshack.us/img521/9262/patht.png

agora esta correto, mas mesmo assim, ele nao reconhece o javac.

lol só pode ser bug,rsrsrs
complicado!rs

já tentou compilar assim?
C:/…/java SeuApp

vlw

pedroroxd

Já testou o penguin?

Juro que não vai se arrepender! HUAhuaua

UMC

pedroroxd:
Já testou o penguin?

Juro que não vai se arrepender! HUAhuaua

trocar de S.O. por causa de uma configuração!?

pedroroxd

Não, por causa das grandes vantagens que o penguin trás…
Vc já experimentou ele? Se não, experimente.
O Ubuntu aki é bem mais rápido que o windows, e bem legal… o foda é o senso comum no windows… Todo mundo usa, porque não vou usar (acaba caindo nesse senso comum)

Esses dias eu fui formatar o pc do meu pai (windows), e peguei o pendrive de 8gb…
Passe 8gb do windows pro pendrive, demorou quase 4 horas.
Ae eu passei as coisas pro meu pc (ubuntu), e formatei o pendrive…

Dois dias depois, quando finalmente formatei o pc do meu pai, eu fui passar os dados do meu pc pro pendrive dinovo (igual eu fiz com o windows), não demorou nem 1/3 do tempo…

A velocidade do ubuntu é realmente incrível!

PS: não vim aki tumultua o forum, se vc gosta do windows continue nele, e continue tentando instalar o JDK, boa sorte. Só vim compartilhar minha opinião de ex usuário Windows: TESTE o PENGUIN!

aajjbb

sim, eu tambem tenho o ubunto no mesmo pc, mas configurar a jdk nele ta mais complicado que no windows, eu uso so ele mesmo, so o netbeans uso no windows, por que ainda nao tenho pratica em instalar arquivos no ubunto.

aajjbb

ubuntu*

UMC

Olha aqui:
http://www.guj.com.br/posts/list/42649.java
http://wiki.ubuntu-br.org/Java

vlw

Ivan_Ezequiel_de_Oli

Pessoal, boa noite. estava lendo os posts, pois iniciei em java em 31 de maio de 2010, bem recente. esta instalando a versão JSDK6 e me esbarrei neste dilema.
Segui os passos descritos e também não funcionou.
Como tenho um WinXP SP3 resolvi reiniciar a máquina.
Depois disso funcionou lindamente. espero que tenha contribuido.

blackmore

.

T

Administrador:
Assunto: Passo a passo, como pegar o JDK do site da sun, instalar e configurar o ambiente para que ele esteja pronto para compilar seus primeiros programas.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.12.1.guj

Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

[color=darkred][/color][size=18][/size]
instalei o jdk versao 1.6.0.20 e esta dando o erro ou msg abaixo:
gostaria de saber o que devo fazer para solucionar ja k sou iniciante em java.

F:\Curso Técnico\CEEP\LINGUAGEM\JAVA\CURSO>javac teste.java

F:\Curso Técnico\CEEP\LINGUAGEM\JAVA\CURSO>java teste

Exception in thread main java.lang.NoClassDefFoundError: teste

Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: teste

at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)

at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)

Could not find the main class: teste.  Program will exit.

[color=blue][/color] SE POSSIVEL ME ENVIAR RESPOSTAS NO EMAIL : [email removido]
muito obrigado pela ajuda.

E
java -cp . teste
T
F:\Curso Técnico\CEEP\LINGUAGEM\JAVA\CURSO>java -cp . teste

Exception in thread main java.lang.NoClassDefFoundError: teste (wrong name: Te

ste)

at java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method)

at java.lang.ClassLoader.defineClassCond(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.defineClass(Unknown Source)

at java.security.SecureClassLoader.defineClass(Unknown Source)

at java.net.URLClassLoader.defineClass(Unknown Source)

at java.net.URLClassLoader.access$000(Unknown Source)

at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)

at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)

Could not find the main class: teste.  Program will exit.

naum entendi o k vc kiz me explicar?

D

aqui tem um tutorial ensinado java

cris80

Boa tarde, a todos!

Estou estudando Java, porém já trabalhava com PHP e instalei o servidor(Apache), db(MySql),… através do Easy - vou utilizar o Eclipse para Java e PHP(já baixei o plugin pro PHP também(Eclipse PDT). Baixei o Eclipse e achei que, por já ter instalado o Apache, ele automaticamente reconheceria o servidor instalado, mas não aconteceu. Já procurei vários manuais, mas eles explicam sempre como instalar cada aplicativo separadamente e, se for possível, gostaria apenas de configurar o Eclipse pra rodar a partir do Easy, e não do Xamp, que é a opção que aparece.

Espero não ter complicado a explicação.
Se puderem me ajudar.
Obrigada!

T

Pessoal resolvi o meu alterando no caminho da pasta "Program Files " por “Arquivos de Programas

Espero que ajude.

web_designer

alguem sabe se existe esse programa em forma de portatil?

Criado 4 de setembro de 2002
Ultima resposta 21 de fev. de 2013
Respostas 62
Participantes 23