estou com um probleminha: nao consigo encontrar um instalador de software para minha aplicacao java desktop. Tenho que registrar uma DLL, mover outra para a pasta system32 e colocar meus Jars em um local adequado para depois setar o classpath da aplicacao…
alguem sabe como eu faço isso?
principalmente com a questao das DLL’S?
Cara, existe alguns que eu não tenho certeza se fazem tudo isso que você quer, porém os mais ou menos que já vi são pagos… Estou planejando criar um para a comunidade… Porque você não faz o seu proprio instalador? Não é tão complicado assim… Tudo o que tem que fazer é implementar o pacote java.io, com InputStream, Reader, OutputStream, copyFile, Writer, mkdir, etc… Em todo caso, tem o IzPack, que eu acho que é pago também, não tenho certeza, mas talvez não faça tudo o que quer fazer…
Um abraço!
Fera, é como eu falei… Use o pacote java.io, daí você pode executar uma série de comandos para iteração entre sua aplicação Java e o SO, podendo, inclusive, implementar um instalador multiplataforma… Não é legal? Não mexa com .exe, trabalhe sempre com o .jar mesmo, você pode compactar tudo num só pacote.jar que vai extrair e colar nos devidos lugares (que pode ser passado pelo usuario)… Não é tão dificil de fazer…
Dá uma estudada no java.io… É melhor aprender do que remediar! Não concorda?
cara, aconselho aprender o izpack. ele faz tudo! e é free. eu consegui tudo isso, inclusive colocar dados no registro do windows.
confesso que deu um pouco de trabalho, mas vale a pena. infelizmente depois que terminei o instalador, o cara aqui achou os paineis feios. aí também tou atrás de outro. mas até mesmo os painéis podem ser costumizados.
ele te dá muita liberdade. sem contar que é http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=187
mas na documentação tem muito mais. é só baixar o izpack que a documentação vem junto.
[quote=Linkel]Fera, é como eu falei… Use o pacote java.io, daí você pode executar uma série de comandos para iteração entre sua aplicação Java e o SO, podendo, inclusive, implementar um instalador multiplataforma… Não é legal? Não mexa com .exe, trabalhe sempre com o .jar mesmo, você pode compactar tudo num só pacote.jar que vai extrair e colar nos devidos lugares (que pode ser passado pelo usuario)… Não é tão dificil de fazer…
Dá uma estudada no java.io… É melhor aprender do que remediar! Não concorda?[/quote]
concordo sim
porem, como a aplicação tem dll’s que sao imprescindiveis para o funcionamento do sistema.
minha aplicação eh como se fosse um plugin para um sistema de informacoes da IBM (PComm) trabalhando no ambiente windows…
um instalador cairia bem, mas vou seguir seu conselho… pelo que ja vi, é soh eu desenvolver um .so para linux por exemplo e fazer um pequeno patch pro meu sistema…
vlw man
mas por agora, um instalador quebraria o galho…
por um acaso vcs tem algum projeto opensource em mente que faça esse tipo de coisa?
cara, o izpack é opensourse e faz tudo o que você quer. o único problema é que vai ter que ler a documentação, porque fazer as coisas com ele não é tão fácil(pelo menos eu nao achei). mas eu gostei dele.
Eu uso o Inno Setup e o ISTool. Eles são bem fácis de mecher e faz tudo o que você quer. Em um você define o que colocar no pacote instalador e o outro gera esse pacote.
ISTool Download
Programa que auxilia na criação de scripts para o Inno Setup Compiler…
baixaki.ig.com.br/download/ISTool.htm
Inno Setup Download
Crie pacotes de instalação para seus programas…
baixaki.ig.com.br/download/Inno-Setup.
Eu uso o Inno Setup e o ISTool. Eles são bem fácis de mecher e faz tudo o que você quer. Em um você define o que colocar no pacote instalador e o outro gera esse pacote.
ISTool Download
Programa que auxilia na criação de scripts para o Inno Setup Compiler…
baixaki.ig.com.br/download/ISTool.htm
Inno Setup Download
Crie pacotes de instalação para seus programas…
baixaki.ig.com.br/download/Inno-Setup.
[/quote]
tava aprendendo esse
vc sabe como fazer pra ele pegar uma DLL ,registra-la e move-la para o system32?
cara, eu fiz aqui, mas sinceramente não sei dizer se é uma gambiarra, ou se é a forma certa de se fazer.
você sabe pra que serve a tag pack? eu coloquei a dll tentro desta tag e o caminho pra system32. talvez tenha uma variável de ambiente pra isso, aí fica melhor, mas não sei.
bom, ganbiarra ou não, assim funcionou.
<packs>
<pack name="DLLs" required="yes">
<description>as DLLs que serão adicionadas no system32</description>
<file src="teste.dll" targetdir="C:\WINDOWS\system32"/>
</pack>
</packs>
cara, sinceramente não sei. pois só aprendi o necessário pra eu fazer o meu instalador. e não sou muito bom não.
mas na documentação ele fala em que as variáveis de ambiente devem ser antecedidas por $SYSTEM_
ex: ‘$SYSTEM_java_version’. então imagino que dê certo você colocar $SYSTEM_BB_WINSYSDIR. bom aí não tenho certeza se dá certo.