Instalador Java

5 respostas
Linkel

Aí, galera…
Sei que não existe um instalador para aplicações java gratuíto que seja satisfatório como os diversos para instalação de .exe…
Bom, pensando nisso, resolvi criar o meu próprio instalador para as minhas aplicações com interface em swing, considerando que tenho diversas configurações a serem feitas na hora da instalação, como por exemplo, a string de conexão com o banco de dados, padrões que vão em arquivos .properties, etc; que sempre tenho que fazer na mão quando vou instalar a aplicação numa máquina diferente…
Para executar a ideia…

• Como empacotar arquivos compactando-os em java para extensões tipo .tar, .rar, . zip, etc?
  • Como descompactar arquivos com extensões tipo .tar, .rar, . zip, etc?
  • Como copiar arquivos entre diretórios de qualquer sistema operacional?
  • Como criar um executável .bin de uma aplicação java ao inves do .jar, tipo o arquivo executável do NetBeans?
    Assim eu pegaria todo o diretório de distribuição da aplicação e compactaria num único arquivo e descompactaria tudo para o diretório que o usuário escolher pelo instalador…
    Adicionaria todos os arquivos de configuração automaticamente, informado a string de conexão (ip, nome do banco, usuário, senha) pela interface gui…

Pretendo criar um criador de instaladores simples e ir implementando funcionalidades nele…
Disponibilizarei para todos que queiram criar seus instaladores ou mesmo ajudar a melhorar o criador para termos uma coisa livre e decente, rssrsrsrs…
Alguém pode me ajudar?
Um abraço!

5 Respostas

FilhoDoRei

Amigo primeiro boa sorte na sua empreitada,
segundo quando vc conseguir fazer isso por favor compartilhe comigo falowss

Linkel

Hehehe…
Pode deixar, brother!
Mas para isso preciso da ajuda da gelera!!!
T+

P

Linkel:
Aí, galera…
Sei que não existe um instalador para aplicações java gratuíto que seja satisfatório como os diversos para instalação de .exe…
Bom, pensando nisso, resolvi criar o meu próprio instalador para as minhas aplicações com interface em swing, considerando que tenho diversas configurações a serem feitas na hora da instalação, como por exemplo, a string de conexão com o banco de dados, padrões que vão em arquivos .properties, etc; que sempre tenho que fazer na mão quando vou instalar a aplicação numa máquina diferente…

Em vez de começar do zero, que tal dar uma olhada antes no IzPack:

http://www.izforge.com/izpack/

Concordo que não é lá o mais bonitinho que já vi, mas, no mínimo, acho que vale mais a pena melhorá-lo, já que ele é distribuído sob a licença do Apache.

guigouz

A configuração também não precisa ser feita na instalação, pode ter um configurador no próprio programa.
Mesmo porque, instalar um programa Java geralmente só requer que você copie o .jar (eu gero .exe pra windows com o launch4j).

N

Boas… já passou algum tempo, mas eu uso o “Inno Setup Compiler”… http://www.jrsoftware.org/isinfo.php
É descomplicado :slight_smile: abraço

Criado 29 de março de 2008
Ultima resposta 22 de abr. de 2008
Respostas 5
Participantes 5