Aí, galera…
Sei que não existe um instalador para aplicações java gratuíto que seja satisfatório como os diversos para instalação de .exe…
Bom, pensando nisso, resolvi criar o meu próprio instalador para as minhas aplicações com interface em swing, considerando que tenho diversas configurações a serem feitas na hora da instalação, como por exemplo, a string de conexão com o banco de dados, padrões que vão em arquivos .properties, etc; que sempre tenho que fazer na mão quando vou instalar a aplicação numa máquina diferente…
Para executar a ideia…
- Como empacotar arquivos compactando-os em java para extensões tipo .tar, .rar, . zip, etc?
- Como descompactar arquivos com extensões tipo .tar, .rar, . zip, etc?
- Como copiar arquivos entre diretórios de qualquer sistema operacional?
- Como criar um executável .bin de uma aplicação java ao inves do .jar, tipo o arquivo executável do NetBeans?
Assim eu pegaria todo o diretório de distribuição da aplicação e compactaria num único arquivo e descompactaria tudo para o diretório que o usuário escolher pelo instalador…
Adicionaria todos os arquivos de configuração automaticamente, informado a string de conexão (ip, nome do banco, usuário, senha) pela interface gui…
Pretendo criar um criador de instaladores simples e ir implementando funcionalidades nele…
Disponibilizarei para todos que queiram criar seus instaladores ou mesmo ajudar a melhorar o criador para termos uma coisa livre e decente, rssrsrsrs…
Alguém pode me ajudar?
Um abraço!
abraço