Instalador multiplataforma

6 respostas
sarkozy

fala ae,

eu fiz meu sistema e ele utiliza banco mysql…e creio q eu precise de um instalador para instalar o mysql para o meu banco…

então, existe algum instalador que funcione multiplataforma ou eu terei que criar um instalador para cada s.o.?

vlw

6 Respostas

L

Você está falando do instalador do seu sistema ou do banco de dados? Se seu sistema foi feito em Java podemos dizer a grosso modo que apenas com codigo empacotado certinho, apenas o .jar será suficiente para rodar no windows ou linux. Quanto ao Mysql, existem versões específicas tanto para Win32 quanto Unix.

sarkozy

eu estou falando daqueles instaladores que instalam jah o banco de dados…eu soh queria um instalador que funcionasse multiplataforma para quue ele instalace o banco de dados…

existe como um instalador verificar qual s.o. que é e instalar o mysql adequado aquele s.o.?

T

A resposta simples é “não”. Uma vez que o MySQL é código nativo (C++), você precisa instalar a versão para a sua plataforma. Por exemplo:

Windows-32 bits
Windows-64 bits
SUSE Linux-32 bits
SUSE Linux-64 bits
Red Hat Linux-32 bits
Red Hat Linux-64 bits
Sun Solaris - x86 (32 bits)
Sun Solaris - x64 (64 bits)
Sun Solaris - Sparc (32/64 bits)
MacOSX - 64 bits
MacOSX - 32 bits
HP-UX - Itanium
IBM AIX - PowerPC
FreeBSD - 32 bits
FreeBSD - 64 bits

Como cada versão ocupa 70 MB mais ou menos, você precisaria de um CD inteiro só para os binários do MySQL.

renamed

thingol:
A resposta simples é “não”. Uma vez que o MySQL é código nativo (C++), você precisa instalar a versão para a sua plataforma. Por exemplo:

Windows-32 bits
Windows-64 bits
SUSE Linux-32 bits
SUSE Linux-64 bits
Red Hat Linux-32 bits
Red Hat Linux-64 bits
Sun Solaris - x86 (32 bits)
Sun Solaris - x64 (64 bits)
Sun Solaris - Sparc (32/64 bits)
MacOSX - 64 bits
MacOSX - 32 bits
HP-UX - Itanium
IBM AIX - PowerPC
FreeBSD - 32 bits
FreeBSD - 64 bits

Como cada versão ocupa 70 MB mais ou menos, você precisaria de um CD inteiro só para os binários do MySQL.

Um ideia que vc pode seguir é criar um instalador em Java que verifique qual o SO do usuário e baixe e instale o MySQL correto através de uma conexão da internet.

sarkozy

boa ideia kra… talvez eu faça isso ae…

vlw pessoal!

M

Porém baixar diretamente do site tem algumas implicações. Por exemplo, várias distribuições Linux tem um repositório de pacotes próprio. Pode ser que o MySQL já tenha sido instalado pelo repositório (e se não foi é preferível fazê-lo assim a baixar do site até porque lá não tem versões para todas as distribuições).

Criado 17 de janeiro de 2010
Ultima resposta 18 de jan. de 2010
Respostas 6
Participantes 5