fala ae,
eu fiz meu sistema e ele utiliza banco mysql…e creio q eu precise de um instalador para instalar o mysql para o meu banco…
então, existe algum instalador que funcione multiplataforma ou eu terei que criar um instalador para cada s.o.?
vlw
fala ae,
eu fiz meu sistema e ele utiliza banco mysql…e creio q eu precise de um instalador para instalar o mysql para o meu banco…
então, existe algum instalador que funcione multiplataforma ou eu terei que criar um instalador para cada s.o.?
vlw
Você está falando do instalador do seu sistema ou do banco de dados? Se seu sistema foi feito em Java podemos dizer a grosso modo que apenas com codigo empacotado certinho, apenas o .jar será suficiente para rodar no windows ou linux. Quanto ao Mysql, existem versões específicas tanto para Win32 quanto Unix.
eu estou falando daqueles instaladores que instalam jah o banco de dados…eu soh queria um instalador que funcionasse multiplataforma para quue ele instalace o banco de dados…
existe como um instalador verificar qual s.o. que é e instalar o mysql adequado aquele s.o.?
A resposta simples é “não”. Uma vez que o MySQL é código nativo (C++), você precisa instalar a versão para a sua plataforma. Por exemplo:
Windows-32 bits
Windows-64 bits
SUSE Linux-32 bits
SUSE Linux-64 bits
Red Hat Linux-32 bits
Red Hat Linux-64 bits
Sun Solaris - x86 (32 bits)
Sun Solaris - x64 (64 bits)
Sun Solaris - Sparc (32/64 bits)
MacOSX - 64 bits
MacOSX - 32 bits
HP-UX - Itanium
IBM AIX - PowerPC
FreeBSD - 32 bits
FreeBSD - 64 bits
Como cada versão ocupa 70 MB mais ou menos, você precisaria de um CD inteiro só para os binários do MySQL.
A resposta simples é “não”. Uma vez que o MySQL é código nativo (C++), você precisa instalar a versão para a sua plataforma. Por exemplo:Windows-32 bits
Windows-64 bits
SUSE Linux-32 bits
SUSE Linux-64 bits
Red Hat Linux-32 bits
Red Hat Linux-64 bits
Sun Solaris - x86 (32 bits)
Sun Solaris - x64 (64 bits)
Sun Solaris - Sparc (32/64 bits)
MacOSX - 64 bits
MacOSX - 32 bits
HP-UX - Itanium
IBM AIX - PowerPC
FreeBSD - 32 bits
FreeBSD - 64 bitsComo cada versão ocupa 70 MB mais ou menos, você precisaria de um CD inteiro só para os binários do MySQL.
Um ideia que vc pode seguir é criar um instalador em Java que verifique qual o SO do usuário e baixe e instale o MySQL correto através de uma conexão da internet.
boa ideia kra… talvez eu faça isso ae…
vlw pessoal!
Porém baixar diretamente do site tem algumas implicações. Por exemplo, várias distribuições Linux tem um repositório de pacotes próprio. Pode ser que o MySQL já tenha sido instalado pelo repositório (e se não foi é preferível fazê-lo assim a baixar do site até porque lá não tem versões para todas as distribuições).