Instalador para aplicativo java+mysql

4 respostas
P

Pessoal, eu tenho uma aplicação pronta (no linux) com o .jar funcionando.
Eu quero agora distribuir essa aplicação, mas para isso é necessário distribuir o banco.sql junto.
Bom, aí está o problema, eu gostaria de uma ferramenta, de preferência open source ou free que fizesse o seguinte:

1 - Criasse um executável que gerasse um .exe, que na verdade seria um script no WINDOWS para executar a linha de comando java -jar “nome.jar” para abrir o aplicativo java. Pergunta: Porque não faz um .bat? Porque qualquer um pode editar. Então preciso de um exe só para chamar o programa. Ah, nesse exe quero que exiba uma splash screen com o logo do aplicativo, durante o carregamento do banco de dados, que é meio lento, isso se for possível.

2 - Instalasse o banco de dados no computador do cliente. Digo, vai ter um arquivo banco.sql junto com o aplicativo.jar, eu quero que esse banco.sql seja importado para o mysql da máquina no momento da instalação.

3 - A estrutura de pastas seja criada: C:/Arquivos de Programa/Aplicativo

4 -Seja criado um atalho para o item 1 na área de trabalho

Basicamente seria isso. Se alguem conhece alguma ferramenta que faça isso, free, opensource, e se possivel algum tutorial, agradeço muito!

Obrigado!

4 Respostas

Marky.Vasconcelos

Toda a questão 1 pode ser resolvido via Java… cria uma SplashScreen no seu programa que chama a janela principal após carregar.

Crie um arquivo jar e configure a main-class assim não é necessario usar o ‘java -jar’, um duplo clique já abriria.

O resto eu sei que tem ferramentas que fazem mas não lembro quais.

P

Amigão, sou leigo nessa parte de configuração da main-class, como ffaço isso? me dê um exemplo, por favor. O meu jar eh criado pelo netbeans 6.5

carloslouvato

Este post é antigo… mais vou tentar te dar uma ajuda… se é que nao resolveu!!!
usa o programa inno setup compiler, vc pode gerar sua distribuiçao por ele… tem um outro prgrama que completa ele innotools. Ja vem junto com ele. Quando instalar o programa , já pede automatico para instalar o mysql.

se precisar de mais alguma informação. é só vc falar… tenho um video muito bom… tem 25 minutos de aula sobre este assunto… so nao sei como vou te mandar… abraço.
carlos louvato

carloslouvato

Esqueci de falar que no linux , nao sei se vai funcionar. mais se ele nao funcionar pode tentar o installjammer. este eu tenho certeza que funciona para linux . windows, mac… agora o msql , não testei.
valeu
carlos louvato

Criado 28 de março de 2009
Ultima resposta 6 de abr. de 2009
Respostas 4
Participantes 3