Instalador

6 respostas
schkr4b

Pessoal…
Estou com o seguinte problema…
Preciso gerar um instalador de uma aplicação que irá rodar localmente… e que utiliza o mysql.
Alguém tem alguma idéia de como crio um instalador que ele instale a aplicação, e o mysql??

6 Respostas

leonardom

Já que vai rodar localmente você não poderia usar Derby, HSQL ou algum outro DB embarcado?

mchiareli

para o ruindows use o innosetup…

T

Crie um instalador que faça as seguintes coisas:

• Chame o instalador do MySQL com os devidos parâmetros
  • Inicie a base com os dados necessários (tabelas etc.)
  • Instale sua aplicação.

Dá um pouco de trabalho. Quanto a instaladores, você pode usar vários tipos, como o NSIS, IZPACK etc.

schkr4b

Vou mudar pro hsqldb…
de fato parece que no meu caso eh mais interessante usar ele do q o mysql… assim eu n vou precisar instalar nada alem da minha aplicação no cliente…
no entanto to levando uma surra aqui no hsqldb… ja li o tutorial q tem em alguns posts ai…
mas n consegui rodar n…
Alguem teria algum outro material?!

T

Não é por nada não, mas eu aconselharia a manter o MySQL, já que:

• É de graça (mesmo para uso comercial; você só precisa pagar a Sun, que agora é dona do MySQL, se quiser comprar um contrato de manutenção);

• É bem mais robusto e performático que o hsqldb (que é um bocado frágil e lento, confrontando com o MySQL).

Lembre-se que um banco de dados precisa de procedimentos de backup/restore, recuperação etc. que estão disponíveis no MySQL mas você precisa implementá-los todos no HSQLDB. Eu que o diga - tive de fazer isso eu mesmo, para um sistema que está rodando por aí, e foi bastante traumático.

schkr4b

Mas eh que o sistema eh simples…
Eu fiz com tomcat pra rodar local… Nao tenho nenhuma intencao de colocar na web
Soh pra aprender struts e talz…
Ai pra fechar o projeto completo eu to querendo fazer o instalador… o problema do mysql eh q ele tem qts MB?!
Pra ter q instalar o mysql no cliente…
Alem da aplicacao q tem 4,5MB…

Criado 18 de junho de 2008
Ultima resposta 21 de jun. de 2008
Respostas 6
Participantes 4