Instalando banco de dados com o programa

Olá amigos.

Sou novo aqui no forum, e já venho com uma dúvida meio que estranha:
Depois que eu termino de fazer o programa, e construo o projeto, consigo criar e instalar o programa usando o advanced installer, porém não sei como faço para instalar o banco de dados. Um programa de computador não instala um mysql na máquina do usuário mas para rodar o programa que eu fizer em java eu tenho que instalar também o mysql na máquina da pessoa que via executar o programa? E assim poder inserir e remover dados do banco de dados?

Se você estiver fazendo uma aplicação web, não.

Se você estiver fazendo uma aplicação desktop que seja dividida entre cliente e servidor, não.

Quando é dividia cliente/servidor ou web, o cliente vai acessar a telinha dele, digitar e fazer suas ações.

Essas ações serão executadas no servidor.

Obrigado pela resposta amigo.

Mas o sistema não é web. E usando cliente/servidor eu faria vários computadores compartilharem o mesmo banco de dados correto? Mas ainda fica minha dúvida sobre como colocar o banco de dados no computador do cliente…

Eu falei.

Uma vez que é desktop, você cria uma aplicação servidor e uma outra cliente.

Vc manda o JAR para o cliente que se comunicará com o servidor.

O DB só precisa ficar no servidor. O cliente vai se comunicar e passar os dados necessários.

Muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas, nem imagina o quanto me ajudou!

Sabe de algum lugar que tenha um bom tutorial sobre o assunto?

Sei não.

Vai ter que ir para o google mesmo. [=

Procure por “Tutorial RMI”. RMI é uma tecnologia utilizada para fazer a comunicação cliente servidor.

Opa muito obrigado! Darei uma pesquisada aqui e estudarei sobre o assunto.

Vlw mesmo pela grande ajuda.

::: Edit :::

Sem querer abusar, mas uma última dúvida, se eu for instalar o sistema somente em uma máquina sempre terei de instalar o banco nesta máquina?