Instalando e executando JAVA

Ola a todos,

Sou novo na programaçao com java etc. Acompanhei tutoriais e mais tutoriais sobre o assunto e ainda não consigo o meu famoso ’ olámundo’. Bom, fiz o download do JAVA certinho, na versão certa etc. Instalei e executei da maneira correta e como mandam os tutoriais. Após instalar e executa, fui na váriaveis, editei a PATH adicionando o caminho C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_01\bin e criei a JAVA-HOME e pus o caminho %ProgramFiles%\Java\jdk1.6.0_21, dai depois criei um arquivo de text no notepad com a seguinte fonte:

class Olamundo { public static void main(String[] args) { System.out.println("Olá mundo!"); //Imprime na tela } }

E salvei Olamundo.java, tendo cuidado com as letras maiusculas e minusculas etc. Depois disso tudo, fui ao propomt de comando e digitei javac Olamundo.java e dei enter, só que apareceu a mensagem de erro, dai escrevi a segunda frase né, que é java Olamundo e continuou dando erro.

Acompanhei todo o tópico (http://www.guj.com.br/posts/list/213886.java) e li todo o tutorial (http://pt.wikibooks.org/wiki/Java/Criando_e_executando_o_primeiro_programa) com atenção mais nunca consigo fazer o tal .class. Bom já tentei de tudo e com atenção, não consegui, por isso peço-lhes que me deem suporte!

Dá sempre esse erro (http://i32.servimg.com/u/f32/15/22/83/57/2221_b10.jpg)
obrigado desde ja a todos

:frowning:

Isso aconteceu porque o nome da sua classe esta diferente do nome do seu arquivo.

class OlaMundo.

O nome do arquivo esta HelloWorldConsole, mude-o para como esta logo depois do seu class e funcionara.

Abraços

[quote=blackfalcon]Isso aconteceu porque o nome da sua classe esta diferente do nome do seu arquivo.

class OlaMundo.

O nome do arquivo esta HelloWorldConsole, mude-o para como esta logo depois do seu class e funcionara.

Abraços[/quote]

Perdão, nao percebi bem o que voce disse. Crie o arquivo no notepad, salvei com o nome olamundo.java certinho. so que quando vou ao propomt de comando e digito as coisas, só vem a mensagem de erro. Tu me disse uma coisa, só que nao percebi bem, podes me explicar novamente?

obrigado

[quote=Muslin][quote=blackfalcon]Isso aconteceu porque o nome da sua classe esta diferente do nome do seu arquivo.

class OlaMundo.

O nome do arquivo esta HelloWorldConsole, mude-o para como esta logo depois do seu class e funcionara.

Abraços[/quote]

Perdão, nao percebi bem o que voce disse. Crie o arquivo no notepad, salvei com o nome olamundo.java certinho. so que quando vou ao propomt de comando e digito as coisas, só vem a mensagem de erro. Tu me disse uma coisa, só que nao percebi bem, podes me explicar novamente?

obrigado[/quote]

Veja, se o nome do arquivo é olamundo.java, o nome da Classe deve ser olamundo (tudo em minusculo). O nome do arquivo deve estar definitivamente igual ao nome da classe, se o O do olamundo estiver em maisculo na classe, deve estar em maisculo no arquivo.

At.

bom gente, crie um aquivo no notedpad com o seguinte codigo fonte:

[code]# class olamundo {

public static void main(String[] args) {

System.out.println(“Olá mundo!”); //Imprime na tela

}

} [/code]

dai salvei com nome olamundo.jva. Depois, fui ao prompt de comando e digitei javac olamundo.java e dei enter, dai vejam oq apareceu:

Bom, ja fiz de tudo, já acompanhei tutoriais etc e nada da certo. Poderia alguém postar algo detalhado para mim desde o inicio, para que eu consiga? Algo estou fazendo errado, só nao sei oq é. Algo esta errado, pois todos fazem e conseguem, então estou errando em algo…

até mais!

:frowning:

[quote=Muslin]bom gente, crie um aquivo no notedpad com o seguinte codigo fonte:

[code]# class olamundo {

public static void main(String[] args) {

System.out.println(“Olá mundo!”); //Imprime na tela

}

} [/code]

dai salvei com nome olamundo.jva. Depois, fui ao prompt de comando e digitei javac olamundo.java e dei enter, dai vejam oq apareceu:

Bom, ja fiz de tudo, já acompanhei tutoriais etc e nada da certo. Poderia alguém postar algo detalhado para mim desde o inicio, para que eu consiga? Algo estou fazendo errado, só nao sei oq é. Algo esta errado, pois todos fazem e conseguem, então estou errando em algo…

até mais!

:frowning: [/quote]

Muslin, seguinte, onde está instalado o seu JDK ? Isso porque o Windows não está achando o Javac no Path, é facil arrumar isso. Faça uma pesquisa ou verifique onde está o seu arquivo javac.exe e inclua ele no Path. Depois disso, rode esse comando novamente.

At.

veja isso: http://camilolopes.wordpress.com/2008/03/27/instalando-java-em-ambiente-windows-5-minutes/ em 5min está tudo ok, nem tao complicado é quanto parece.

flw!!

Cara, para não ter erro eu sempre faço o seguinte lá nas variáveis de ambiente:

  1. Nome: JAVA_HOME Valor: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_12\
  2. Nome: Path Valor: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_12\bin

OBS.: No passo 2 basta apenas adicionar tah? Não apague nada que não estiver relacionado ao Java.

Cara, é tiro e queda. Para saber se funcionou. Salve tudo, feche todas as janelas de prompts abertas e abra uma nova e digite apenas javac.

obrigado todos pela ajuda
mais continua dando a mensagem!

fiz o que voce falou, eu adicione os codigos no path e no java home etc, salvei…
abri o prompt e digitei javac para testar e continua a mesma coisa… ( mensagem de erro )

poxa, estou tao ancioso para começar de vez com java, mais nunca consigo criar o ’ ola mundo '.
:frowning:

Coloca aí como está a sua configuração do CLASSPATH, PATH, JAVA_HOME.

E escreve também, por favor, o erro. Continua o mesmo acima?

Cara, tira um Print da Pasta onde esta instalado o teu JDK e depois um Print de onde estao as tuas variaveis configuradas e posta aqui pra vermos…

Bom vamos lá

1º Vou provar que o programa esta instalado no meu pc, veja a imagem abaixo:

2º Vejam uma imagem das váriaveis pedidas, veja abaixo:

Path: %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_12\bin
JAVA_HOME: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_12\

3º Meu bloco de notas onde o codigo fonte esta digitado e na mesma imagem, observem lá encima, o titulo que usei para salvar meu bloco de notas:

Me pediram no topico, pra verificar onde o JKD ta instalado, so que nao lembro onde olhar ( perdao pela noobice)
E ai amigos, alguem tem soluçao para isso?

:frowning:

:frowning:

Por favor, poderiam me ajudar?

amigo ja tentou usar o netbeans? eu sei que pra iniciantes parece meio complicado usar IDE, mas é bem mais simples e pratico para programar
se vc nao gostar do netbeans por algum motivo pode usar qualquer outra IDE, tem varias por ae como o eclipse, so pesquisar

Apenas gostaria que alguém me ajudasse para que eu possa prosseguir, seria possível?

Obrigado a todos.

cara faz isso aki O
:slight_smile:

a qualidade da ss ta meio baixa pq cortei a imagem minha resolucao e grande xD

espero ter ajudado.