Sou novo na programaçao com java etc. Acompanhei tutoriais e mais tutoriais sobre o assunto e ainda não consigo o meu famoso ’ olámundo’. Bom, fiz o download do JAVA certinho, na versão certa etc. Instalei e executei da maneira correta e como mandam os tutoriais. Após instalar e executa, fui na váriaveis, editei a PATH adicionando o caminho C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_01\bin e criei a JAVA-HOME e pus o caminho %ProgramFiles%\Java\jdk1.6.0_21, dai depois criei um arquivo de text no notepad com a seguinte fonte:
class Olamundo {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Olá mundo!"); //Imprime na tela
}
}
E salvei Olamundo.java, tendo cuidado com as letras maiusculas e minusculas etc. Depois disso tudo, fui ao propomt de comando e digitei javac Olamundo.java e dei enter, só que apareceu a mensagem de erro, dai escrevi a segunda frase né, que é java Olamundo e continuou dando erro.
[quote=blackfalcon]Isso aconteceu porque o nome da sua classe esta diferente do nome do seu arquivo.
class OlaMundo.
O nome do arquivo esta HelloWorldConsole, mude-o para como esta logo depois do seu class e funcionara.
Abraços[/quote]
Perdão, nao percebi bem o que voce disse. Crie o arquivo no notepad, salvei com o nome olamundo.java certinho. so que quando vou ao propomt de comando e digito as coisas, só vem a mensagem de erro. Tu me disse uma coisa, só que nao percebi bem, podes me explicar novamente?
[quote=Muslin][quote=blackfalcon]Isso aconteceu porque o nome da sua classe esta diferente do nome do seu arquivo.
class OlaMundo.
O nome do arquivo esta HelloWorldConsole, mude-o para como esta logo depois do seu class e funcionara.
Abraços[/quote]
Perdão, nao percebi bem o que voce disse. Crie o arquivo no notepad, salvei com o nome olamundo.java certinho. so que quando vou ao propomt de comando e digito as coisas, só vem a mensagem de erro. Tu me disse uma coisa, só que nao percebi bem, podes me explicar novamente?
obrigado[/quote]
Veja, se o nome do arquivo é olamundo.java, o nome da Classe deve ser olamundo (tudo em minusculo). O nome do arquivo deve estar definitivamente igual ao nome da classe, se o O do olamundo estiver em maisculo na classe, deve estar em maisculo no arquivo.
bom gente, crie um aquivo no notedpad com o seguinte codigo fonte:
[code]# class olamundo {
System.out.println(“Olá mundo!”); //Imprime na tela
}
} [/code]
dai salvei com nome olamundo.jva. Depois, fui ao prompt de comando e digitei javac olamundo.java e dei enter, dai vejam oq apareceu:
Bom, ja fiz de tudo, já acompanhei tutoriais etc e nada da certo. Poderia alguém postar algo detalhado para mim desde o inicio, para que eu consiga? Algo estou fazendo errado, só nao sei oq é. Algo esta errado, pois todos fazem e conseguem, então estou errando em algo…
[quote=Muslin]bom gente, crie um aquivo no notedpad com o seguinte codigo fonte:
[code]# class olamundo {
System.out.println(“Olá mundo!”); //Imprime na tela
}
} [/code]
dai salvei com nome olamundo.jva. Depois, fui ao prompt de comando e digitei javac olamundo.java e dei enter, dai vejam oq apareceu:
Bom, ja fiz de tudo, já acompanhei tutoriais etc e nada da certo. Poderia alguém postar algo detalhado para mim desde o inicio, para que eu consiga? Algo estou fazendo errado, só nao sei oq é. Algo esta errado, pois todos fazem e conseguem, então estou errando em algo…
até mais!
[/quote]
Muslin, seguinte, onde está instalado o seu JDK ? Isso porque o Windows não está achando o Javac no Path, é facil arrumar isso. Faça uma pesquisa ou verifique onde está o seu arquivo javac.exe e inclua ele no Path. Depois disso, rode esse comando novamente.
obrigado todos pela ajuda
mais continua dando a mensagem!
fiz o que voce falou, eu adicione os codigos no path e no java home etc, salvei…
abri o prompt e digitei javac para testar e continua a mesma coisa… ( mensagem de erro )
poxa, estou tao ancioso para começar de vez com java, mais nunca consigo criar o ’ ola mundo '.
1º Vou provar que o programa esta instalado no meu pc, veja a imagem abaixo:
2º Vejam uma imagem das váriaveis pedidas, veja abaixo:
Path: %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_12\bin JAVA_HOME: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_12\
3º Meu bloco de notas onde o codigo fonte esta digitado e na mesma imagem, observem lá encima, o titulo que usei para salvar meu bloco de notas:
Me pediram no topico, pra verificar onde o JKD ta instalado, so que nao lembro onde olhar ( perdao pela noobice)
E ai amigos, alguem tem soluçao para isso?
amigo ja tentou usar o netbeans? eu sei que pra iniciantes parece meio complicado usar IDE, mas é bem mais simples e pratico para programar
se vc nao gostar do netbeans por algum motivo pode usar qualquer outra IDE, tem varias por ae como o eclipse, so pesquisar