Instalando o Bluej no ubuntu

10 respostas
D

Olá a todos.
Estou tentando instalar o blueJ no ubuntu mas sempre dá um erro.
Eu tentei o seguinte comando

java -jar bluej221.jar

e gerou erros de instalação:

triplox@triplox-desktop:~/downloads$ java -jar bluej-221.jar Exception in thread "main" java.awt.AWTError: Cannot load AWT toolkit: gnu.java.awt.peer.gtk.GtkToolkit at java.awt.Toolkit.getDefaultToolkit(libgcj.so.81) at javax.swing.plaf.basic.BasicLookAndFeel.initialize(libgcj.so.81) at javax.swing.UIManager.setLookAndFeel(libgcj.so.81) at javax.swing.UIManager.<clinit>(libgcj.so.81) at java.lang.Class.initializeClass(libgcj.so.81) at javax.swing.UIManager.getUI(libgcj.so.81) at javax.swing.text.JTextComponent.updateUI(libgcj.so.81) at javax.swing.text.JTextComponent.<init>(libgcj.so.81) at javax.swing.JTextField.<init>(libgcj.so.81) at javax.swing.JTextField.<init>(libgcj.so.81) at Installer.<clinit>(Installer.java:95) at java.lang.Class.initializeClass(libgcj.so.81) Caused by: java.lang.UnsatisfiedLinkError: libgtkpeer: libgtkpeer.so: não é possível abrir objecto partilhado: Arquivo ou diretório inexistente at java.lang.Runtime._load(libgcj.so.81) at java.lang.Runtime.loadLibrary(libgcj.so.81) at java.lang.System.loadLibrary(libgcj.so.81) at gnu.java.awt.peer.gtk.GtkToolkit.<clinit>(libgcj.so.81) at java.lang.Class.initializeClass(libgcj.so.81) at java.lang.Class.forName(libgcj.so.81) at java.awt.Toolkit.getDefaultToolkit(libgcj.so.81) ...11 more

O que será que aconteceu?

Obrigado.

10 Respostas

Andre_Fonseca

oi

acho que talvez você precise instalar o GTK, deve ser preciso para renderizar algum componente visual do Bluej

abs

D

Bem, mas eu abri a JDK no terminal e instalei normalmente. Então acho que ela não está é executando.

Andre_Fonseca

oi

segundo a excessão gnu.java.awt.peer.gtk.GtkToolkit me pareceu algo relacionado a instalação do GTK que é a biblioteca que no linux rendereiza os componentes gráficos

mas aqui tem alguém com o mesmo erro que você e a sugestão é atualizar o JDK se for a versão 6 sem update

abs

claudneto

JDK 6 Update 5 se não me engano pra rodar o BlueJ…

MAS…eu aconselharia vc a usar o Dr Java…é bem mais fácil…a única vantagem de utilizar o BlueJ é pq vc vê a relação entre as classes e objetos…além disso…nenhuma!

D

O BlueJ pra linux tem apenas 3MB. Por isso que estou a utilizar ele.

P

cara ja instalou o build-essentials?

pelo menos com o bluej precisei instalar ele junto e pelo que sei, instalando ele ja instala o GTK…

victorwss

Cara, na boa. Por que você não instala uma IDE decente ao invés do BlueJ?
Ou programa no bloco de notas mesmo que já é bem melhor que o BlueJ.

D

Ah cara, é super fácil mexer no BlueJ, já tenho ele gravado em CD. Pra quê vou mudar logo agora?

victorwss

Já tentou configurar classpath no BlueJ? Ou então importar o JAR de alguma biblioteca/framework nele?

D

Mas onde eu baixei, dizia para apenas ececutar o comando:

java -jar bluej-221.jar

e abriria a tela pedindo pra extrair, e logo depois ele instalaria.

Mas deu uma excessão quando fiz isso, então acho que o problema não é nele, pois tentei instalar esse bluej para linux no windows e esta normal.

Criado 21 de setembro de 2008
Ultima resposta 23 de set. de 2008
Respostas 10
Participantes 5