Olá pessoal! Sou nova aqui no fórum e principalmente nesse mundo Java. Como tenho interesse em fazer um mestrado na área de Bioinformática, resolvi entrar no curso de Programação Java.
Normalmente eu faço os exercícios que meu prof. passa em casa (lá o Eclipse já esta instalado), só que ultimamente não tenho tido tempo, daí resolvi instalar no computador aqui no trabalho para poder fazer os exercícios.
Acontece que já instalei, desistalei o Java e o Eclipse aqui no computador várias vezes e mesmo assim o Eclipse não abre e aparece o seguinte erro:
“A JAVA RUNTIME ENVIROMENT (JRE) OR JAVA DEVELOPMENT KIT (JDK) MUST BE AVAILABLE IN ORDER TO RUN ECLIPSE. NO JAVA VIRTUAL MACHINE WAS FOUND AFTER SEARCHING THE FOLLOWING LOCATIONS:
c:\eclipse\jre\bin\javaw.exe
javaw.exe in your current PATH”
Ah e eu ja segui todas as dicas da internet para configurar as variáveis de ambiente… Mesmo assim dá o mesmo erro.
Vamos por partes, 1° olhar se o java esta instalado e configurado de maneira correta , abra o promt edigite java -version, ( se quiser cole o resultado para gente verificar)
Configurei exatamente como está no tutorial, mas deu o mesmo erro…
shoko
certeza que voce instalou o jdk?
vanderlanio
Qual erro copie e cole !
Rafaelacan
Esse erro:
“A JAVA RUNTIME ENVIROMENT (JRE) OR JAVA DEVELOPMENT KIT (JDK) MUST BE AVAILABLE IN ORDER TO RUN ECLIPSE. NO JAVA VIRTUAL MACHINE WAS FOUND AFTER SEARCHING THE FOLLOWING LOCATIONS:
vanderlanio
Rafaelacan:
Esse erro:
acrertido que e o mesmo problema inicial, instale corretamente a java, para saber se esta instalada corretamento faça o comando (java -version) e ira aparecer :
java version "1.6.0_06"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_06-b02)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 10.0-b22, mixed mode, sharing)
Rafaelacan
Pessoal, obrigada pela ajuda, mas eu realmente não consegui e também não sei mais o que fazer.
Rafaela.
LPJava
rafaela,veja esse tutorial para instalacao do java depois que seguir passo a passo instale o eclipse… nao dura 5 minutos.
flw!
Rafaelacan
Olá, fiz tudo exatamente como esta escrito neste tutorial, mas quando vou no prompt de comando e digito java -version, aparece o seguinte:
‘java’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
O que eu fiz errado?
LPJava
Rafaelacan:
Olá, fiz tudo exatamente como esta escrito neste tutorial, mas quando vou no prompt de comando e digito java -version, aparece o seguinte:
‘java’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
O que eu fiz errado?
bom! esse problemas de instalacao eh normal na primeira eu recomendo vc fazer o seguinte… remover tudo que instalou e configurou… reiniciar a maquina e começa do zero do tutorial… se seguir o tutorial… nao tem como nada dar errado, agora somente o detalhe… o tutorial é para versao 1.5 ou superior… na versao 1.4 ou anterior nao sei como ele se comportaria…
Naruto
vc configuro corretamente as variaveis de ambiente???
Rafaelacan
Ok!! Vou fazer isso!!
Obrigada
Naruto
primeiro crie esta variavel JAVA_HOME
COM O VALOR
C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0;
DEPOIS depois no Patch acrescente no final isso %JAVA_HOME%\bin;
e no CLASSPATH isso
.;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;
espero ter ajudado
Rafaelacan
Pessoal, deu super certo agora!!!
Agradeço a atenção e a ajuda de todos!!
Rafaela!!
LPJava
Rafaelacan:
Pessoal, deu super certo agora!!!
Agradeço a atenção e a ajuda de todos!!
Rafaela!!
qual foi o problema?
Rafaelacan
Não não… agora não tem mais problema… Vocês já me ajudaram!!!
O tutorial foi ótimo!!!
Naruto
sim mais qual era o problema que esta impedindo de vc usar o eclipse???
Rafaelacan
Agora não tem mais nenhum, já que o problema inicial, que era o que estava impedindo, ja foi resolvido…
Já comecei a fazer meus exercícios inclusive…
Mesmo assim obrigada
wilsontads
O chato é que estou com o mesmo problema e não consegui encontrar a solução…
instalei o JDK e configurei as variáveis de ambiente normalmente, só que quando executo o Eclipse, da esse probleminha… ‘0’
delki8
Também estou enfrentando o mesmo problema no meu Ubuntu.
Estava usando normalmente a OpenJDK e resolvi por recomendações de um professor mudar para a JDK normal da sun, instalei e acho que configurei corretamente. Quando entro no terminal e digito java -version tenho o seguinte resultado:
delki8@Jaco:~$ java -version
java version “1.6.0_27”
Java™ SE Runtime Environment (build 1.6.0_27-b07)
Java HotSpot™ Server VM (build 20.2-b06, mixed mode)
mas ao tentar abrir o meu eclipse a seguinte mensagem é apresentada: A Java Runtime Environment (JRE) or Java Development Kit (JDK)
must be available in order to run Eclipse. No Java virtual machine
was found after searching the following locations:
/home/delki8/desenvolvimento/eclipse/jre/bin/java
java in your current PATH
No final do meu arquivo /etc/bash.bashrc eu coloquei as seguintes linhas: export JAVA_HOME=/home/delki8/desenvolvimento/jdk
export CLASSPATH=.:$JAVA_HOME
export CATALINA_HOME=/home/delki8/desenvolvimento/apache-tomcat-7.0.16
export PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
Algum dos digníssimos poderia me auxiliar?
delki8
Bom pessoal dessa vez quem deu a ajuda foi a galera do canal #eclipse la no irc.freenode.net. Expliquei a situação pra eles e o que eles me explicaram é que as variáveis de ambiente não fazem diferença pro eclipse, ele procura a JDK própria apontada pelo arquivo eclipse.ini e também me ensinaram que para ligar o eclipse usando uma JDK específica é só colocar /caminho/do/eclipse -vm caminho/do/java. Então eu alterei o meu eclipse.ini de acordo com o wiki do eclipse: http://wiki.eclipse.org/Eclipse.ini#Specifying_the_JVM e deu tudo certo.
Valeu pessoal.
P
perequeteca
Bom Rafaela eu estava exatamente com o mesmo problema, e segui os passos do nosso amigo Jair Rillo Junior e funcionou perfeitamente.
Post 24/07/2008 10:26:00 Assunto: Re:Instalando o Eclipse
Você deve instalar o JDK (pacote de desenvolvimento, que hoje é chamado de JSE) antes de instalar o Eclipse.
Muito obrigado Jair Rillo Junior vc acertou na mosca.
um abraço
M
mikeshuster
Comigo aconteceu a mesma coisa! Atualizei a versão do java e funcionou!
T
Tada_Rodrigo
Uma dica eu estava com o mesmo problema entao procurei o “JAVAW.EXE” copiei e colei na pasta do eclipse, este aplicativo esta em C:\Windows\System32" ou em “C:\Arquivos de Programas”