Instalar JDK 5 no linux

Galera segui o tutorial do guj para instalar o jdk5 no linux o problema é que depois de tudo feito como no tutorial quando dou o comando java -version aparece a versão 1.4.2, e não a 5, gostaria de saber se tenho que desinstalar a versão antiga antes de instalar esta nova? se tenho qeu desinstalar como proceder com a desinstalação? quando o linux foi isntalado este java 1.4.2 já veio instalado automaticamente no pacote, estou aprendendo agora a mexer no linux, se alguem puder me ajudar e se possivel me explicar passo a passo do que deve ser feito para que o java 5 seja isntalado com sucesso.

obrigado!

Qual sabor do linux? Ubuntu?

Após a instalação, fizeste a parte do profile citada no tutorial?

[quote=Shakall]Galera segui o tutorial do guj para instalar o jdk5 no linux o problema é que depois de tudo feito como no tutorial quando dou o comando java -version aparece a versão 1.4.2, e não a 5, gostaria de saber se tenho que desinstalar a versão antiga antes de instalar esta nova? se tenho qeu desinstalar como proceder com a desinstalação? quando o linux foi isntalado este java 1.4.2 já veio instalado automaticamente no pacote, estou aprendendo agora a mexer no linux, se alguem puder me ajudar e se possivel me explicar passo a passo do que deve ser feito para que o java 5 seja isntalado com sucesso.

obrigado![/quote]

Desinstale a versão do GIJ: #apt-get autoremove gij

Depois baixe a versão do JDK no site da SUN: http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

Descompacte ele na pasta da sua preferência e depois dentro dessa pasta execute esse comando: #./jdk-6u3-linux-i586.bin

Pronto. O instalador vai instalar o JDK. Depois voce cria um link simbólico: #ln -s jdk1.6.0_03 jdk

Agora abra o arquivo bash.bashrc assim: #nano /etc/bash.bashrc

Lá no final do arquivo voce insere essas linhas abaixo:


#Definição das variáveis do JAVA JDK
export JAVA_HOME=/sua pasta preferida/jdk
export CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib:$JAVA_HOME/jre/lib/ext:$CLASSPATH
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
export MAN_PATH=$JAVA_HOME/man:$MAN_PATH

Depois salve-o, e reinicie seu LINUX.
Lembrando que esses comando foi utilizado para o Ubuntu, outras distros não muda muita coisa.
Qualquer dúvida poste sua configuração aqui. Abração! Espero ter ajudado.

Tem alguma forma de eu ver qual o linux instalado? é pq a maquina que eu estou mexendo é um servidor dedicado, e fizeram uma maquina virtual pra mim mexer, ou seja só consigo acessar ela via ssh, então nada grafico.

Ubuntu não é Linux… rsss

Linux: Slackware

Unix: FreeBSD

e PONTO.

Bom ai já não sei, mas se tu chega em uma maquina e tem que mexer no linux e ele já tah rodando no modo shel como tu faz pra saber qual é?

[quote=javaman00]Ubuntu não é Linux… rsss

Linux: Slackware

Unix: FreeBSD

e PONTO.[/quote]

Rssrsrsrsrsrs… gostei dessa. Agora se formos comparar as distro com idade sexual eu diria que o Slackware seria uma velha chata e rabugenta sedenta por sexo mas não acha nenhum filho de Deus para o acasalamento completo, pois sempre falta alguma coisa. Já o Ubuntu é uma teen, novinha sedenta por sexo onde todo mundo quer e ela faz tudo pelo indivíduo sem deixar faltar nada.

Há sim esqueci do UNIX… isso deixa pra lá pois ele já reencarnou no LINUX e não no Slackware, pois de tão velha que é, que o espírito do UNIX preferiu reencarnar no LINUX.

ta voce tentou ser comico e hilario. Mas tecnicamente e profissionalmente falando. 0. (PONTO)

No mais…

http://www.clubedacomedia.com.br/

Valeu.

[quote=xwillianss][quote=javaman00]Ubuntu não é Linux… rsss

Linux: Slackware

Unix: FreeBSD

e PONTO.[/quote]

Rssrsrsrsrsrs… gostei dessa. Agora se formos comparar as distro com idade sexual eu diria que o Slackware seria uma velha chata e rabugenta sedenta por sexo mas não acha nenhum filho de Deus para o acasalamento completo, pois sempre falta alguma coisa. Já o Ubuntu é uma teen, novinha sedenta por sexo onde todo mundo quer e ela faz tudo pelo indivíduo sem deixar faltar nada.

Há sim esqueci do UNIX… isso deixa pra lá pois ele já reencarnou no LINUX e não no Slackware, pois de tão velha que é, que o espírito do UNIX preferiu reencarnar no LINUX.[/quote]

[quote=xwillianss]
Desinstale a versão do GIJ: #apt-get autoremove gij[/quote]
Não dá certo

[quote]
Pronto. O instalador vai instalar o JDK. Depois voce cria um link simbólico: #ln -s jdk1.6.0_03 jdk
[/quote]o link está quebrado, deve ter sido porque eu não consegui terminar a instalação.

[quote]Agora abra o arquivo bash.bashrc assim: #nano /etc/bash.bashrc

Lá no final do arquivo voce insere essas linhas abaixo:


#Definição das variáveis do JAVA JDK
export JAVA_HOME=/sua pasta preferida/jdk
export CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib:$JAVA_HOME/jre/lib/ext:$CLASSPATH
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
export MAN_PATH=$JAVA_HOME/man:$MAN_PATH

Depois salve-o, e reinicie seu LINUX.
[/quote]Salvar como? Não dá pra salvar isso, não tem opção pra salvar. Lá está dizendo
que para salvar, tem que utilizar as teclas ^0 mas ao invés disso elas aparecem escritas lá.

E depois que reiniciei meu ubuntu, parece que danificou muita coisa lá, pois tem
um único tema agora, e a visão está ruim com letras pequenas. Também acho que danificou a segurança.

Tem como explicar isso?
Obrigado.

Cara, usa o gedit se você tá com probleas:

sugo gedit /etc/bash.bashrc &

Saca só como estão meus PATHS:

JAVA_HOME=/usr/local/java/jdk1.6.0_02
ANDROID_HOME=/home/dede/Android/android-sdk_m5-rc15_linux-x86
PATH=$ANDROID_HOME/tools:$PATH
PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
CLASSPATH=.:$JAVA_HOME/lib/tools.jar
export JAVA_HOME PATH CLASSPATH ANDROID_HOME PATH CLASSPATH

Desses, você tira o Android e pronto.
Pra instalar, vai no sudo apt-get install mesmo: (ps., você quer o 6 ou o 5?)

sudo apt-get install java5-sdk

Dependendo de como tá configurado seu repositório, vem o último release mesmo. Senão, atualiza o repositório (não lembro onde fica :|).