Instalar JDK 5 no linux

Galera segui o tutorial do guj para instalar o jdk5 no linux o problema é que depois de tudo feito como no tutorial quando dou o comando java -version aparece a versão 1.4.2, e não a 5, gostaria de saber se tenho que desinstalar a versão antiga antes de instalar esta nova? se tenho qeu desinstalar como proceder com a desinstalação? quando o linux foi isntalado este java 1.4.2 já veio instalado automaticamente no pacote, estou aprendendo agora a mexer no linux, se alguem puder me ajudar e se possivel me explicar passo a passo do que deve ser feito para que o java 5 seja isntalado com sucesso.

obrigado!

Qual sabor do linux? Ubuntu?

Após a instalação, fizeste a parte do profile citada no tutorial?

[quote=Shakall]Galera segui o tutorial do guj para instalar o jdk5 no linux o problema é que depois de tudo feito como no tutorial quando dou o comando java -version aparece a versão 1.4.2, e não a 5, gostaria de saber se tenho que desinstalar a versão antiga antes de instalar esta nova? se tenho qeu desinstalar como proceder com a desinstalação? quando o linux foi isntalado este java 1.4.2 já veio instalado automaticamente no pacote, estou aprendendo agora a mexer no linux, se alguem puder me ajudar e se possivel me explicar passo a passo do que deve ser feito para que o java 5 seja isntalado com sucesso.

obrigado![/quote]

Desinstale a versão do GIJ: #apt-get autoremove gij

Depois baixe a versão do JDK no site da SUN: http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

Descompacte ele na pasta da sua preferência e depois dentro dessa pasta execute esse comando: #./jdk-6u3-linux-i586.bin

Pronto. O instalador vai instalar o JDK. Depois voce cria um link simbólico: #ln -s jdk1.6.0_03 jdk

Agora abra o arquivo bash.bashrc assim: #nano /etc/bash.bashrc

Lá no final do arquivo voce insere essas linhas abaixo:


#Definição das variáveis do JAVA JDK
export JAVA_HOME=/sua pasta preferida/jdk