Instalar jre... acrescentar variaveis de ambiente... cade a portabilidade do java?
13 respostas
M
m-bax
Olá ao pessoal do forúm!
Estou começando a estudar java, comprei o livro dos Deital, 8ª edição…
e estava pensando um dia desses como tornar um programa java executavel, li em vários forúm que não existe um .exe java, o que existe é um .jar, mas para você poder rodar esse .jar em outra máquina, é necessario ter instalado nessa outra máquina o JRE??, acrescentar e configurar variaveis de ambiente??, não ter instalado o winrar porque abre ele .jar?? ué, se tudo isso for verdade cade a portabilidade do java??
Cara esse lance de portabilidade vc acaba comprando uma briga com os caras do forum, pois tem um tópico recente falando disso e não deu muito certo!
M
m-bax
que topico é esse cara?
mario.fts
A portabilidade se refere ao programa q vc escreveu. vc não terá que reescreve-lo ou recompila-lo pra rodar em mac ou em linux (ou não… :roll: ).
Agora a maquina que irá rodar o programa precisa necessariamente estar com uma jre cnofigurada, , seja ela linux, windows ou o que for.
orlandocn
esse forum ja não eh mais o mesmo…
ainda assim eh melhor ler isso que ser cego
M
m-bax
sim… o JVM eu sei que é essencial, e precisa estar instalado em todas as máquinas, agora o que eu não engoli é essa configuração do CLASSPATH e a criação do JAVA_HOME, é necessário ter essas configurações em todas as máquinas que desejem executar um programa em java??
E
entanglement
“Portabilidade” != “facilidade de uso”
Portabilidade, em linguagens de programação, quer dizer: quanto esforço é necessário para, pegando um determinado fonte que gera um programa em um determinado sistema operacional, você transformá-lo em um fonte (na mesma linguagem, se possível) que faça alguma coisa equivalente em outro sistema operacional.
Nesse ponto, Java é campeão, porque esse esforço normalmente é bastante reduzido.
Experimente fazer isso com VB6, por exemplo.