Instalar jre... acrescentar variaveis de ambiente... cade a portabilidade do java?

13 respostas
M

Olá ao pessoal do forúm!

Estou começando a estudar java, comprei o livro dos Deital, 8ª edição…
e estava pensando um dia desses como tornar um programa java executavel, li em vários forúm que não existe um .exe java, o que existe é um .jar, mas para você poder rodar esse .jar em outra máquina, é necessario ter instalado nessa outra máquina o JRE??, acrescentar e configurar variaveis de ambiente??, não ter instalado o winrar porque abre ele .jar?? ué, se tudo isso for verdade cade a portabilidade do java??

13 Respostas

ManoJava

Cara esse lance de portabilidade vc acaba comprando uma briga com os caras do forum, pois tem um tópico recente falando disso e não deu muito certo!

M

que topico é esse cara?

mario.fts

A portabilidade se refere ao programa q vc escreveu. vc não terá que reescreve-lo ou recompila-lo pra rodar em mac ou em linux (ou não… :roll: ).

Agora a maquina que irá rodar o programa precisa necessariamente estar com uma jre cnofigurada, , seja ela linux, windows ou o que for.

orlandocn

esse forum ja não eh mais o mesmo…

ainda assim eh melhor ler isso que ser cego

M

sim… o JVM eu sei que é essencial, e precisa estar instalado em todas as máquinas, agora o que eu não engoli é essa configuração do CLASSPATH e a criação do JAVA_HOME, é necessário ter essas configurações em todas as máquinas que desejem executar um programa em java??

E

“Portabilidade” != “facilidade de uso”

Portabilidade, em linguagens de programação, quer dizer: quanto esforço é necessário para, pegando um determinado fonte que gera um programa em um determinado sistema operacional, você transformá-lo em um fonte (na mesma linguagem, se possível) que faça alguma coisa equivalente em outro sistema operacional.
Nesse ponto, Java é campeão, porque esse esforço normalmente é bastante reduzido.
Experimente fazer isso com VB6, por exemplo.
Mesmo a linguagem C, que se caracterizou por ser bastante portável, ainda requer um bom esforço e muito cuidado ao efetuar a programação, porque você pode fazer um programa que só rode em Windows 7 (por exemplo) e seja completamente inútil em qualquer outro sistema operacional, mesmo torcendo e retorcendo o programa.

Facilidade de uso é outra coisa muito, muito diferente. Você está confundindo “portável” com “fácil”.

Hellmanss

Conceito de [url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Portabilidade_%28inform%C3%A1tica%29]portabilidade/url:

No contexto da informática, a portabilidade de um programa de computador é a sua capacidade de ser compilado ou executado em diferentes arquiteturas (seja de hardware ou de software). O termo pode ser usado também para se referir a re-escrita de um código fonte para uma outra linguagem de computador.

Java, por exemplo, é uma linguagem de programação portável já que basta compilar a aplicação uma vez apenas para que essa possa ser executada em qualquer plataforma que possua a respectiva máquina virtual Java (também conhecida por JVM). Não existe a necessidade de produzir uma versão compilada para cada sistema computacional em que se deseje executar a aplicação.

Felagund

Somente se a aplicação faz uso dessas variaveis é obrigatorio cria-las, muitas vezes eu não criei, e as aplicações funcionam sem problemas, eu normalmente crio a JAVA_HOME por convenção, acho melhor.

userguj

Cara com relação a cfg’s das variaveis de ambiente não a problema algum…
é algo mto simples de fazer, sem contar que vc pode criar um .bat, e pronto :!:

“sEja SimpLesS… :idea:”

:smiley:

dyorgio

vc ainda pode empacotar a sua app para Windows(exe), linux(sh), e mac(app)
sem precisar mudar nada no seu fonte…existem umas 10 ferramentas pra isso.

tem algumas que ja empacotam a jre dentro da app tb,
no mundo corporativo é comum a aplicação vir com a JRE dentro dela…
para evitar problemas com ambientes…

mais como o pessoal falou, Java é portavel.

mais assim como um exe precisa do windows

o jar precisa da JRE instalada. simples assim.

Marky.Vasconcelos

As variaveis de ambiente é apenas para a JDK para voce poder compilar. E acredito que as versões mais recentes fazem isso automaticamente.

Mas o JRE realmente é necessario para rodar. E caso seu sistema não use recursos nativos do SO ele vai rodar em qualquer sistema que tenha uma JRE instalada.

E

Quando você chama uma instalação do Firefox (por exemplo) de “portável”, como o “Portable Firefox”, você está dizendo que você pode rodá-la a partir de um pendrive, sem precisar de instalar nada.

O conceito de portabilidade (nesse caso) não é o conceito de portabilidade que se aplica a linguagens de programação. São coisas completamente diferentes.

M

Bom, muito obrigado a todos que contribuiram positivamente para a resolução da minha duvida, agora eu entendi melhor como se pode fazer um executavel java.
Mas para as pessoas com algum conheçimento a mais da linguagem que ficam zuando novatos só me resta lamentar, e pedir para que eles revejam seus conceitos, pois todos começam do zero e vão adquirindo conheçimento aos poucos, por isso mesmo que eu postei minha duvida na parte de “JAVA BÁSICO”…

Criado 10 de março de 2010
Ultima resposta 10 de mar. de 2010
Respostas 13
Participantes 10