Instalar jre... acrescentar variaveis de ambiente... cade a portabilidade do java?
13 respostas
M
m-bax
Olá ao pessoal do forúm!
Estou começando a estudar java, comprei o livro dos Deital, 8ª edição…
e estava pensando um dia desses como tornar um programa java executavel, li em vários forúm que não existe um .exe java, o que existe é um .jar, mas para você poder rodar esse .jar em outra máquina, é necessario ter instalado nessa outra máquina o JRE??, acrescentar e configurar variaveis de ambiente??, não ter instalado o winrar porque abre ele .jar?? ué, se tudo isso for verdade cade a portabilidade do java??
Cara esse lance de portabilidade vc acaba comprando uma briga com os caras do forum, pois tem um tópico recente falando disso e não deu muito certo!
M
m-bax
que topico é esse cara?
mario.fts
A portabilidade se refere ao programa q vc escreveu. vc não terá que reescreve-lo ou recompila-lo pra rodar em mac ou em linux (ou não… :roll: ).
Agora a maquina que irá rodar o programa precisa necessariamente estar com uma jre cnofigurada, , seja ela linux, windows ou o que for.
orlandocn
esse forum ja não eh mais o mesmo…
ainda assim eh melhor ler isso que ser cego
M
m-bax
sim… o JVM eu sei que é essencial, e precisa estar instalado em todas as máquinas, agora o que eu não engoli é essa configuração do CLASSPATH e a criação do JAVA_HOME, é necessário ter essas configurações em todas as máquinas que desejem executar um programa em java??
E
entanglement
“Portabilidade” != “facilidade de uso”
Portabilidade, em linguagens de programação, quer dizer: quanto esforço é necessário para, pegando um determinado fonte que gera um programa em um determinado sistema operacional, você transformá-lo em um fonte (na mesma linguagem, se possível) que faça alguma coisa equivalente em outro sistema operacional.
Nesse ponto, Java é campeão, porque esse esforço normalmente é bastante reduzido.
Experimente fazer isso com VB6, por exemplo.
Mesmo a linguagem C, que se caracterizou por ser bastante portável, ainda requer um bom esforço e muito cuidado ao efetuar a programação, porque você pode fazer um programa que só rode em Windows 7 (por exemplo) e seja completamente inútil em qualquer outro sistema operacional, mesmo torcendo e retorcendo o programa.
Facilidade de uso é outra coisa muito, muito diferente. Você está confundindo “portável” com “fácil”.
Hellmanss
Conceito de [url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Portabilidade_%28inform%C3%A1tica%29]portabilidade/url:
No contexto da informática, a portabilidade de um programa de computador é a sua capacidade de ser compilado ou executado em diferentes arquiteturas (seja de hardware ou de software). O termo pode ser usado também para se referir a re-escrita de um código fonte para uma outra linguagem de computador.
Java, por exemplo, é uma linguagem de programação portável já que basta compilar a aplicação uma vez apenas para que essa possa ser executada em qualquer plataforma que possua a respectiva máquina virtual Java (também conhecida por JVM). Não existe a necessidade de produzir uma versão compilada para cada sistema computacional em que se deseje executar a aplicação.
Felagund
Somente se a aplicação faz uso dessas variaveis é obrigatorio cria-las, muitas vezes eu não criei, e as aplicações funcionam sem problemas, eu normalmente crio a JAVA_HOME por convenção, acho melhor.
userguj
Cara com relação a cfg’s das variaveis de ambiente não a problema algum…
é algo mto simples de fazer, sem contar que vc pode criar um .bat, e pronto :!:
“sEja SimpLesS… :idea:”
dyorgio
vc ainda pode empacotar a sua app para Windows(exe), linux(sh), e mac(app)
sem precisar mudar nada no seu fonte…existem umas 10 ferramentas pra isso.
tem algumas que ja empacotam a jre dentro da app tb,
no mundo corporativo é comum a aplicação vir com a JRE dentro dela…
para evitar problemas com ambientes…
mais como o pessoal falou, Java é portavel.
mais assim como um exe precisa do windows
o jar precisa da JRE instalada. simples assim.
Marky.Vasconcelos
As variaveis de ambiente é apenas para a JDK para voce poder compilar. E acredito que as versões mais recentes fazem isso automaticamente.
Mas o JRE realmente é necessario para rodar. E caso seu sistema não use recursos nativos do SO ele vai rodar em qualquer sistema que tenha uma JRE instalada.
E
entanglement
Quando você chama uma instalação do Firefox (por exemplo) de “portável”, como o “Portable Firefox”, você está dizendo que você pode rodá-la a partir de um pendrive, sem precisar de instalar nada.
O conceito de portabilidade (nesse caso) não é o conceito de portabilidade que se aplica a linguagens de programação. São coisas completamente diferentes.
M
m-bax
Bom, muito obrigado a todos que contribuiram positivamente para a resolução da minha duvida, agora eu entendi melhor como se pode fazer um executavel java.
Mas para as pessoas com algum conheçimento a mais da linguagem que ficam zuando novatos só me resta lamentar, e pedir para que eles revejam seus conceitos, pois todos começam do zero e vão adquirindo conheçimento aos poucos, por isso mesmo que eu postei minha duvida na parte de “JAVA BÁSICO”…