Pessoal alguém poderia me ajudar, é que eu quero instalar o Conectiva 9, mas eu ja tenho o sistema windows xp instalado, e eu não consigo particionar o HD, existe algum jeito de fazer isso sem formatar ?
Mais uma vez agradeço a atenção!
Tem sim. De uma olhada no GNU Parted, Partition Magic e similares
Partition Magic na veia! hehe
Só não se esqueça de desfragmentar seu disco antes de particionar com ele, senão as consequências podem ser desastrosas hehe
Mas sem esses programas no way neh ?
Pra particionar sem formatar, você tem que ter um desses ou fazer isso na instalação do linux mesmo. Depende da distro, claro, mas as distros mais amigáveis redimensionam a partição do windows e criam uma pro linux. CLaro que aí vc poderia mudar tamanhos e etc. Mas isso eu só recomendaria se vc já tiver alguma familiaridade com a ferramenta, pra não haver confusão. Caso contrário, o Partition Magic eh a melhor opcao.
Se você quer instalar o Linux, ou o Solaris 10, ou algum outro sistema operacional “só para brincar” e tem uma máquina razoável (512 MB de memória ou mais), pode tentar baixar uma versão de avaliação do VMWare para instalar o seu sistema operacional dentro da máquina virtual do VMWare. Depois quando tiver cansado do brinquedo pode simplesmente apagar o arquivo do VMWare. (Existe também um cara chamado Virtual PC da Microsoft que tem versão de avaliação, mas não consegui instalar o Solaris 10 - talvez tenha sido erro de pilotagem, já que dá para instalar o Linux nesse produto.)
eu já fiz isso que tu ta querendo!! baixei o kurumim e nele tem o QTParted, que faz isso perfeitamente!!
virtual macinhe é o que há… ((;
Vou dar meu palpilte:
Para falar verdade, se quiser algo mais digno faça um backup da sua maquina e particiona com um particionador, existe bastante, de preferência utilizar o que a distribuição linux oferece
Já fiz alguns particionamento, o que me deu mais dor de cabeça foi particionar uma partição NTFS. :evil:
Tenho conhecimento de linux desde 1998 somente agora em 2005 tive a oportunidade de transpor ele como meu desktop. Mas ainda divido ele com um Windows XP :twisted: (por causa dos outros moradores da casa :roll: )
Utilizo hoje em dia o Slackware 10 e me mostra muito a vontade para trabalhar, minha imaginação quando peguei para usar seria doloroso e dificil de manter, e foi uma supersa, mesmo fazendo ao avesso(escolhi da pior forma a instalação) foi indolor e me trouxe quase tudo configurado, deixando a desejar um xorgcfg e um alsaconf
As distribuição que já passei foram
:arrow: Conectiva Marumbi
:arrow: Conectiva 4
:arrow: Conectiva 6 - mesmo com criticas severas
:arrow: Mandrake 9
:arrow: Conectiva 9
:arrow: Kurumin 4.2 beta :roll:
:arrow: Slackware 10 :lol: 8)
Se quiser reparticionar os passos devem ser com muito cuidado, o erro é fatal :evil:
[quote=moonlight]Partition Magic na veia! hehe
Só não se esqueça de desfragmentar seu disco antes de particionar com ele, senão as consequências podem ser desastrosas hehe[/quote]
Isso! DESFRAGMENTA o disco e faz backup. Eu já fui newba de não fazer isso e dancei.
Opa… estou colocando umas vídeo-aulas em meu site: http://heliogiovani.dyndns.org que vão te ajudar nisso.
vc pode baixar uma imagem de uma suite chamada hiren boot utils pelo emule, nela vc tem o partition magic que vai te permitir reparticionar o HD sem perder o conteúdo do mesmo, ou vc pode usar o programa qparted que vem no live cd do kurumin. Essa vídeo-aula específica vai ser colocada no site nesse domingo (27 de julho) e acho que vc deveria assistí-la antes de mais nada. Outra coisa… Usa o DEBIAN! baixa a iso dele em www.debian.com não sei pq nego fica usando outras distros ao invés de ir logo na melhor. rsrsrss
Espero tê-lo ajudado. IMPORTANTE! se vc for fazer sem assistir o vídeo, saiba que seu disco deve ser desfragmentado e verficado (scandisk ou outra ferramenta qq) antes de realizar o procedimento ok? O partition Magic tem uma opção que testa a mídia, execute isso antes de mexer no esquema de particionamento atual de seu disco.