Instalar o banco de dados em um servidor

3 respostas
D

Bom dia pessoal, estou com uma situação meio difícil. Desenvolvi um software para controlar as demandas da agencia do banco onde trabalho e agora preciso implantá-lo da seguinte maneira.
Instalar o Jar na máquina dos clientes( os atendentes e demais funcionários da agencia, são uns 50)
Depois colocar o banco de dados PostgreSQL no servidor.

Os problemas são os seguintes.
Primeiro: Não tenho acesso para instalar aplicativos do tipo db no servidor, logo não posso instalar o postgre nele, tem alguma maneira eu usar o banco no servidor sem instalar o postgre, talvez com algum arquivo que baste eu descompactar no servidor?

Segundo: Se tem como fazer o passo 1, como posso lincar o aplicativo na máquina do cliente e ligá-lo ao banco no servidor.

Desde já agradeço pois sempre encontrei as respostas que procuro neste forum.

Estou usando o Netbeans 7.1.2 e o pgAdmin III

Davi

3 Respostas

Lucas_Abbatepaolo

Neste link http://www.postgresql.org.br/downloads eles falam a respeito de um live cd que pelo que entendi pode ser rodado em uma maquina virtual.
Não sei se serve para vc, pois se vc não pode instalar um DB provavelmente não vai poder instalar uma VM.

Sobre a sua segunda pergunta, não sei o que esta usando para persistência de dados, mais independente disso é da mesma forma que vc faz a conexão durante o desenvolvimento, sendo que vc ira simplesmente mudar parâmetros da conexão como usuário, senha, url do banco, etc…

Vc mencionou que são cerca de 50 maquinas. E comentou em instalar o jar em cada uma delas. Cara não sei se vc ja pensou nisto, mais dependendo da forma que vc desenvolveu a manutenção vai te dar um trabalho, ja que qualquer alteração vc vai ter que instalar em 50 maquinas novamente.

flw

utluiz

Este link apresenta uma alternativa de uso do postgre, copiando os executáveis de uma instalação existente:
http://www.postgresonline.com/journal/archives/172-Starting-PostgreSQL-in-windows-without-install.html

Não posso afirmar que funcione.

E eu sei que não é algo bom de se ouvir nessa altura, mas como o Lucas já disse, ao que parece um web application teria sido uma melhor escolha para facilitar a manutenção.

Sobre o banco no servidor, provavelmente é só trocar os “apontamentos”. Deve ter um “localhost” em algum lugar. Troca isso pelo IP ou nome de rede do servidor.

D

Amigos, após ler as suas sugestões resolvi usar o H2DB, troquei parte do meu código e configurei, porem na hora que instalo no outro computador o software me da a seguinte mensagem.

jDriver não localizado: java.lang.ClassNotFoundException: org.h2.driver.

Vocês podem me ajudar com isso.

OBS. Coloquei os arquivos extraidos do h2 dentro da pasta que uso para raiz do meu projeto e estou levando o arquivo Jar.

Já extrai o h2db no outro computador e nada.

Obrigado novamente.

DAvi

Criado 26 de setembro de 2012
Ultima resposta 29 de set. de 2012
Respostas 3
Participantes 3