Olá galera sou novo por aqui e também no ramo da programação em Java, vou ser rápido e procurar explicar bem explicadinho rsss
Vamos lá…
Seguinte comecei agora no Java e já desenvolvi um pequeno programa para gerenciamento de veículos, para uma garagem de vendas, bem simples cadastra, vendas, controles, gera relatório de vendas por vendedor essas coisas e todas essas informações estão cadastradas em uma base de dados javaDB (derby), agora preciso criar um instalador para instalar no PC do cliente pra isso usei o InstallCreator, tudo certinho e instala numa boa, porém já revirei tudo e não sei como fazer o banco de dados, e se possível instalar tbm no ato da instalação do sistema,a até segui uma vídeo aula dizendo que para criar um instalador junto com o banco de dados embutido, bastava anexar as pastas do banco de dados junto com o .jar, mais não rodou, não inicializa o servidor. O máximo que consegui foi entrar manualmente na pasta do java e ativar o startNetworkServer.bat manualmente ai o sistema abre não da mais o erro de java.net.ConnectException… só da o erro de que o banco de dados não foi encontrado
E já não sei mais o que fazer para o sistema ser instalado certinho no PC do cliente, se alguem puder me dar uma Help vlw
Vamos lá
Instalar o teu sistema é uma coisa. Instalar o banco de dados é outra.
Se tu conseguiu usar o JavaDB (Derby) sem instalar na tua máquina de desenvolvimento, então é só fazer a mesma coisa na máquina do cliente. No mais, instale o banco de dados na máquina do cliente e cria novamente a database e tabelas lá.
"Ah, vou ter que fazer tudo do zero?"
Não.
Exporta tuas tabelas em um SQL (sem os dados, obviamente) e executa esse SQL na máquina do cliente. Esse “exportar tabelas” se chama dump. Não sei como faz no Derby, mas deve ter uma maneira. Basta procurar como gerar um Dump em Derby
"Ah, vou ter que instalar o banco de dados na máquina do cliente então?"
Sim.
Imagina só o problema que ia ser se você precisasse colocar isso em rede, pra mais de uma máquina acessar? Vai dar um trabalho mudar hein?
Mas então.
Caso você esteja acessando um ARQUIVO, então é diferente a jogada.
Você precisa informar o caminho do arquivo. Recomendo que use um caminho padrão. C:/ … etc
Do contrário, basta apontar para sua própria pasta
URL = “/nomeDoBanco.extensao”;
É isso.
No mais, migre para MySQL ou SQL Server (express, que é grátis)
é isso aí acabei optando pelo Mysql, vou estudar mais para conseguir integrar o sistema para instalar o DB no momento da da instalação, mas por hora me resolveu, instalei e configurei o Mysql no cliente e ta tudo rodando