[quote=“jujo”]
obtive problemas ao utilizar o ubuntu. A única maneira de conseguir logar para fazer acessar outras partições foi logando como root, e para isso tive que habilitar o seu acesso e trocar sua senha. O usuario root nao 'e acessivel normalmente. Porém tive problemas ao tentar configurar o Java em minha máquina. Os procedimentos que fiz foram:
- Instalar o Java - OK
- Setar variáveis de ambiente (/etc/profile) (pq o ubuntu não tem um /etc/profile.d ?)
- Rodar o Java - Ok (mode shell texto)
O problema está quando tento logar no gnome, como root, pois ele não carrega essa variáveis de ambiente. A única maneira que achei de funcionar foi:
- setar a vari’avel etc/profile
- colocar dentro de /root/.bashrc a seguinte linha:
- export XMODIFIERS=@im=chinput
- startar a máquina em modo texto
- logar como root
- e executar o comando startx
Não há uma maneira mais simples de fazer isso? Para que eu possa logar diretamente no gnome, sem precisar logar em modo texto e levantar o X?
Alguem ai que conhece, usa, ou sabe como. Pq minha decepcao foi grande. O sistema 'e rapido, bonitinho, porem deixa a desejar em muitas coisas.
Agradeço a ajuda![/quote]
Olá Juju, vou tentar…
bem, em relaçao ao Java, eu também nao gostei nem um pouco, pois como vc citou, nao tem profile.d. No fedora, eu colocava um .sh lá e bingo.
Bem, para configurar e tornar isso visivel para o sistema, tive que fazer isso:
cd $HOME
vi ~/.bashrc
colocar no final do arquivo:
##Configuracao do java
JAVA_HOME=/usr/local/java/jdk1.5.0_04
export JAVA_HOME
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
export PATH
CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib
export CLASSPATH
Com essa configuração, ele só funcionava via terminal, caso tentase clicar no icone ele nao abria.
Ai criei os seguintes links no usr/bin
ln -s /usr/local/java/jdk1.5.0_04/bin/javac /usr/bin/
ln -s /usr/local/java/jdk1.5.0_04/bin/java /usr/bin/
ln -s /usr/local/java/jdk1.5.0_04/ /usr/bin/
Assim ele funciona, até clicando em cima do Eclipse.
Porém, no site do Ubuntu, tem essas dicas:
http://www.ubuntu-br.org/Wiki/DuvidasFrequentes
Sobre as partições, tem algo estranho ai.
Pois eu logo como usuario normal, e na hora que vou dar o mount, passo a senha de root e pronto, alguma coisa tá errado ai…
Bem, ve se isso ai resolve pra ti.
Abraço