Instalar Ubuntu

Galera sei q aqui naum é forum de linux, rs

mas preciso de uma ajuda…

baxei o ubuntu (586 mb)

dei uma pesquisado na net e tem um tal de kubuntu. O q seria isso, preciso deste kubuntu para funcionar tudo ok?
O Ubuntu tem interface gráfica?

Desde já agradeço

Ubuntu tem Gnome.
KUbunnto, adivinha?! KDE, isso mesmo! :wink:

Vou instalar ele no meu note. Ele foi muito bem recomendado por um amigo que fez um projeto na faculdade onde trabalha. Mais informações sobre o projeto pode dar uma olhada aqui:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?p=297137

Abraços!

[quote=“jujo”]Ubuntu tem Gnome.
Ele foi muito bem recomendado por um amigo que fez um projeto na faculdade onde trabalha.
[/quote]

Eu assino embaixo!

Ubunto massa eu recomendo =D

a instalação dele tambem é tranquilia =D
ainda mais para quem não gosta de ficar lendo
as instruções/ passos de configurações em ingles hehe

ps.: o Ubunto é massa tanto usando KDE quanto GNOME

dica para depois brincar e incrementar seu desk são os sites:

:wink:

[]'s

Olá,

(meu teclado ta desconfigurado)
Quero aqui me retratar, sobre a opiniao postada acima. Nao gostei do ubuntu! Pra cada coisa que fui fazer, (ou tentar) tive que fazer uma gambi’a “fela da peta”. Vou relatar algumas coisas:

obtive problemas ao utilizar o ubuntu. A única maneira de conseguir logar para fazer acessar outras partições foi logando como root, e para isso tive que habilitar o seu acesso e trocar sua senha. O usuario root nao 'e acessivel normalmente. Porém tive problemas ao tentar configurar o Java em minha máquina. Os procedimentos que fiz foram:

• Instalar o Java - OK
  • Setar variáveis de ambiente (/etc/profile) (pq o ubuntu não tem um /etc/profile.d ?)
  • Rodar o Java - Ok (mode shell texto)

O problema está quando tento logar no gnome, como root, pois ele não carrega essa variáveis de ambiente. A única maneira que achei de funcionar foi:

• setar a vari’avel etc/profile
  • colocar dentro de /root/.bashrc a seguinte linha:
  • export XMODIFIERS=@im=chinput
  • startar a máquina em modo texto
  • logar como root
  • e executar o comando startx

Não há uma maneira mais simples de fazer isso? Para que eu possa logar diretamente no gnome, sem precisar logar em modo texto e levantar o X?
Alguem ai que conhece, usa, ou sabe como. Pq minha decepcao foi grande. O sistema 'e rapido, bonitinho, porem deixa a desejar em muitas coisas.

Agradeço a ajuda!

[quote=“jujo”]
obtive problemas ao utilizar o ubuntu. A única maneira de conseguir logar para fazer acessar outras partições foi logando como root, e para isso tive que habilitar o seu acesso e trocar sua senha. O usuario root nao 'e acessivel normalmente. Porém tive problemas ao tentar configurar o Java em minha máquina. Os procedimentos que fiz foram:

• Instalar o Java - OK
  • Setar variáveis de ambiente (/etc/profile) (pq o ubuntu não tem um /etc/profile.d ?)
  • Rodar o Java - Ok (mode shell texto)

O problema está quando tento logar no gnome, como root, pois ele não carrega essa variáveis de ambiente. A única maneira que achei de funcionar foi:

• setar a vari’avel etc/profile
  • colocar dentro de /root/.bashrc a seguinte linha:
  • export XMODIFIERS=@im=chinput
  • startar a máquina em modo texto
  • logar como root
  • e executar o comando startx

Não há uma maneira mais simples de fazer isso? Para que eu possa logar diretamente no gnome, sem precisar logar em modo texto e levantar o X?
Alguem ai que conhece, usa, ou sabe como. Pq minha decepcao foi grande. O sistema 'e rapido, bonitinho, porem deixa a desejar em muitas coisas.

Agradeço a ajuda![/quote]
Olá Juju, vou tentar…

bem, em relaçao ao Java, eu também nao gostei nem um pouco, pois como vc citou, nao tem profile.d. No fedora, eu colocava um .sh lá e bingo.
Bem, para configurar e tornar isso visivel para o sistema, tive que fazer isso:

cd $HOME
vi ~/.bashrc

colocar no final do arquivo:
##Configuracao do java
JAVA_HOME=/usr/local/java/jdk1.5.0_04
export JAVA_HOME

PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
export PATH

CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib
export CLASSPATH

Com essa configuração, ele só funcionava via terminal, caso tentase clicar no icone ele nao abria.

Ai criei os seguintes links no usr/bin

ln -s /usr/local/java/jdk1.5.0_04/bin/javac /usr/bin/
ln -s /usr/local/java/jdk1.5.0_04/bin/java /usr/bin/
ln -s /usr/local/java/jdk1.5.0_04/ /usr/bin/

Assim ele funciona, até clicando em cima do Eclipse.

Porém, no site do Ubuntu, tem essas dicas:
http://www.ubuntu-br.org/Wiki/DuvidasFrequentes

Sobre as partições, tem algo estranho ai.
Pois eu logo como usuario normal, e na hora que vou dar o mount, passo a senha de root e pronto, alguma coisa tá errado ai…

Bem, ve se isso ai resolve pra ti.

Abraço

Jujo, da uma olhada no fstab, dai la vc pode configurar para q os usuarios normais tenham acesso a todas as particoes.

E outra, nao precisa logar como root nao, basta logar normal e no console digitar su -s -H, digitar a senha do seu usuario e vc ta como root agora :okok:

E para setar as variaveis de ambiente, configure no bash.bashrc, acho q eh esse o arquivo, agora nao lembro se fica em /etc/ ou no diretorio do usuario

E entra naquele site q eu indiquei acima, la te muuuuita configuração / customização do ubuntu… ai sim vc vai ver q ele eh muito bom

e ai napa…rsrs

vou tbem tentar usar o ubuntu, qualquer coisa falaremos na facul…
fui