Eai galera… meu to com um super problema… tenho q fazer um esquema de um “instant messenger” em java para a empresa aqui… o pior q naum sei nem como começar… tem q ser ambiente web… sei la servlet applet…
sera q alguem tem um exemplo onde possa estar brincando um pouko ???
Existia uma versão do ICQ, da própria Mirabilis, feito em Java.
Acho que era uma das piores versões do ICQ existentes, mas é um exemplo… Dá pra você olhar como é o básico da implementação.
O detalhe é que é só a parte cliente.
Já fiz algo bem parecido com isso… hehehe
Fiz com Java Application mesmo, usando as classes Socket e ServerSocket, consulte a API que você vai se dar bem…
Meu único problema é que essas classes fazem conexão por IP, e em um Instant Mensseger acredito que o ideal é conexão por NOME… mas aí você pensa em alguma coisa…
Boa sorte!
(A classe BufferedInputStream também é muito útil)
RFC é uma organização que documenta todos os protocolos??
Você quis dizer que Instant Messenge tem seu próprio protocolo??
Isso tem alguma ligação com Java?? Posso desenvolver protocolos em Java!?!??!?!
RFC são documentações técnicas de protocolos de rede e notas iniciados em 1969. Estes docs discute os aspectos de rede, protocolos, conceitos opniões e um pouco de humor. Isso tem 30 anos como diz o site…
Ano passado, quando desenvolvi um cliente de IRC em Java utilizei as RFCs (como vou conhecer o protocolo sem ler a RFC?) A Mesma coisa se aplica caso você tenha que desenvolver uma API para o desenvolvimento de clientes ou servidores de FTP, a rfc documenta tudo isso além de especificar novas versões.
Você pode criar seu protocolo, nada te impede disso…
O único cuidado é que um protocolo de comunicação de rede tem que ser implementado em qualquer tipo de linguagem de programação.
Bom galera e meu off mais eu ja fiz esse tipo de aplicação,so que em C++ em JAVA deve ser mais facil, eu criei uma metodologia, como era para rede interna e era poucos micros eu fazia o seguinte ao inves de precisar do ip da pessoal eu fazia pelo nome,como ? quando vc entrava no meu sistema eu mandava um BROADCAST para toda rede, todos programa antendiam esse broadcast que vinha com ip e nome de quem conectou. era ± assim … tenho os fontes !!!