Instituições FINANCEIRAS: que tecnologias estão utilizando?

Olá colegas, estou desenvolvendo um trabalho de benchmarking para meu TCC, que é voltado para arquitetura de software em aplicações financeiras. Por isso, peço aos amigos que trabalham em alguma instituição financeira OU se desenvolvem software para o setor financeiro (seja funcionario, terceiro, tanto faz), me ajudem respondendo a seguinte questão:

1. quais tecnologias usam para o frontend
  2. quais tecnologias usam para o backend
  3. pode dizer o nome da empresa? (agradeceria se fosse possível)

obs.: Sou pragmatico e sei que não há a bala de prata, mas agradeço se colocarem as mais usadas apenas =)

Obrigado a todos!

Cara, trabalho na ArchITettura e aqui a maioria dos sistemas é voltado para o mercado financeiro, principalmente os produtos da CRK, que é a empresa co-irmã da nossa.

Aqui, nossos sistemas estão todos em .NET, os mais antigos na versão 1.1 e os que estão sendo desenvolvidos agora em 3.5.
Tem alguns produtos da CRK que são em Progress, inclusive o principal produto deles(Renda Fixa).

Resumidamente é isso.

Trabalhei em uma empresa que prestava serviços para a Caixa e o BB.

Todos os sistemas eram na plataforma Java.

[quote=rubensdemelo]Trabalhei em uma empresa que prestava serviços para a Caixa e o BB.

Todos os sistemas eram na plataforma Java.[/quote]

Pessoal, obrigado pelas contribuições, mas eu gostaria de, além de dizer a plataforma, fosse dito os frameworks/ferramentas também…

abraços!

[quote=MrDataFlex][quote=rubensdemelo]Trabalhei em uma empresa que prestava serviços para a Caixa e o BB.

Todos os sistemas eram na plataforma Java.[/quote]

Pessoal, obrigado pelas contribuições, mas eu gostaria de, além de dizer a plataforma, fosse dito os frameworks/ferramentas também…

abraços![/quote]

Struts 1 e Hibernate 3.

Oracle, MySQL, SqlServer, JAVA, Eclipse, Hibernate, Struts, JSF, EJB, Spring, TomCat, JBoss …

Já trabalhei em 2 instituições financeiras, e o Java impera nesses casos.

Onde trabalho a maioria absoluta dos sistemas roda no mainframe, são feitos em Cobol e/ou IBM VisualAge.

Na baixa plataforma, existe o seguinte:

1. Servidor/framework web proprietário.
  2. Websphere com JSF e EJB 2 (pouquissimas aplicações, quase todas estão no caso 1)

Mesmo nesses sistemas as regras de negócio e a persistência costumam ficar em programas mainframe acessados através de um protocolo também proprietário.

Eu já trabalhei na Bovespa… e o backend era C/C++ e nem banco de dados tinha… o resto era ASPX mesmo.

Trabalhei dois anos em uma consultoria que prestava serviços pro Itau… lá tinha de tudo: Java, C#, VB, Asp, Cobol, Visual Age

no geral a regra de negócio do banco mesmo ficava em cobol
alguns projetos em java outros em dotnet
alguns projetos eram em java ou dotnet e faziam integração com cobol

estas eram as principais tecnologias

quais tecnologias (frameworks) usaram ?

Aqui existem muita caisa em VB6 :(, sistemas legados, mas as coisas novas estão sendo feitas na grande maioria em Java e parte em C#.

quais tecnologias (frameworks) usaram ?[/quote]

primeiro caso foi um internet banking, ai foi usado Sql server, struts, websphere e transações mainframe.
e no segundo caso que é o atual ( que não posso dar muitos detalhes ) o cenário tem swing + struts + spring + hibernate + postgre + firebird + jboss.

quais tecnologias (frameworks) usaram ?[/quote]

primeiro caso foi um internet banking, ai foi usado Sql server, struts, websphere e transações mainframe.
e no segundo caso que é o atual ( que não posso dar muitos detalhes ) o cenário tem swing + struts + spring + hibernate + postgre + firebird + jboss.[/quote]

Oi, obrigado.

Struts 1 ou 2 ?

struts 1, o pessoal da área financeira é meio pé atrás pra coisas muito novas. Eu sei que já tem instituições financeiras usando JSF, só que de um jeito um pouco diferente ( mais como MVC, e esquecendo os componentes do JSF… )