Olá galera!
Então eu me interesso muito pela programação em JAVA, então queria começar a programar, eu sei que é necessario saber a lógica
até então eu possuia conhecimento somente em programação orientada a eventos, como OO é uma coisa nova pra min
Peguei o livro "Lógica da programação e estruturas de dados com aplicações em Java, de Gerson Rissetti,
Estou quase terminando o livro, mais eu queria instruções de como começar que livros ler, se possivel , videos aulas que me indicarem…
Ou cursos, tudo oque voces puderem me indicar , Eu me intereço muito por java e QUERO ME DEDICAR muito!
Estou no terceiro ano do ensino medio e faço curso junto com TI, tenho 16 anos…
Na biblioteca da minha escola alem de varios livros de informatica, tem o Livro : Java: Como programar, de deitel
e o livro Java! Use a cabeça, da Kathy sierra, Qual é o melhor para começar lendo?
Desculpe se não fui claro…
Obrigado.
Olá Maicon, tudo bom?
Já passei por isso em idade semelhante a tua… Olha sem sombra de dúvidas o melhor livro para você começar é o Use a cabeça! Java.
O livro é muito interativo. O livro da Deitel também não deve ficar fora da sua biblioteca. Os dois livros vão te ajudar muito na sua formação.
Antes porém de estudar o Use a cabeça, recomendo seriamente a você ler as apostilas abertas da T2TI. www.t2ti.com. São 10 apostilas e possuem o básico do básico.
Vai ficar mais claro para você começar a estudar o Use a cabeça. Ao menos para mim foi melhor começar assim.
Não posso deixar de citar, as sensacionais apostilas abertas da Caelum: http://www.caelum.com.br/download/caelum-java-objetos-fj11.pdf
Na minha visão você deveria seguir a segunte ordem.
1. Apostilas da T2TI (uma semaninha)
2. Apostila da Caelum
3. Use a cabeça! Java
4. Deitel (como referência - não precisa estudar tudo de cabo a rabo)
Felizmente material para java não falta.
Abraços e seja bem vindo.
Sucesso!
Concordo com tudo que o Thiago disse… Eu fiz o curso da Caelum fj-11 e foi uma luz, e mesmo sem o curso… o material é MUITO didático…
Use a cabeça! Java também é ótimo
Deitel segue uma ordem diferente das coisas, é muito bom, mas se você tentar estudar com o Use a Cabeça e Deitel ao mesmo tempo dá nó na cabeça ( experiência própria rs).
No que tenho a acrescentar, o livro Effective Java ( se você souber inglês, melhor… a tradução não foi uma das mais felizes… ) do Joshua Bloch … É ótimo para quem se interessa pelas boas práticas de programação e por quem quer “pensar” orientado a objetos… Te dá dicas a não cair em más práticas que podem te atrapalhar muito depois.
Boa sorte!!!
-> Use a Cabeça Java
-> Apostila Fj-11 da Caelum
e o guj.com.br tbm … !!
Bom dia Maicon Henrrique como postei no Topico anterior vc esta no caminho certo, realmente as apostilas da Caelum principalmente a FJ11 pra quem ta começando são otimas, referente as video aulas, posso te falar bem sobre as video aulas do Prof. Neri Aldoir Neitzke pois tenho todas as video aulas de JAVA dele, tenho tambem algumas de PHP e de C# e Banco de Dados, pois ja trabelhei com essas linguagens, como atualmente trabalho com JAVA estudei muito as video aulas de JAVA, e não me arrependi, pois ele tem uma excelente didatica, não é atoa pois ele e professor de faculdade, assista algumas no Youtube garanto que não vai se arrepender.
Hohoho, te garanto que ser professor de faculdade não é sinônimo de boa didática (Não estou criticando o professor, apenas a analogia feita
)
Maicon Henrrique, só pelo título do livro: “Lógica da programação e estruturas de dados com aplicações em Java” eu arriscaria dizer que você verá muito pouca orientação a objetos nela. Não conheço o livro.
Mas as dicas estão aí. Veja as apostilas e os livros. “Java como Programar” do Deittel (tem gente que não gosta), mas o “Use a Cabeça” também é muito bom, mas escolha um para ser seu “tutor”.