Intalacao: sdk, jre, eclipse

3 respostas
R

aee moçada o negocio é o seguinte: programo em ms visual studio ha 5 anos, e estou vendo um futuro grandioso para o java. bem, mas o problema eh o seguinte. Instalei o JRE o run-time. Esse é o basico para o funcionamento do java, certo ?

Entaum eu instalei o eclipse, que segundo um colega meu é o melhor kit de desenvolvimento java. até ai tudo bem. porem quando eu mando executar o eclipse ele retorna uma msg de erro assim :

eh meio n00b a pergunta, mas esse forum é de iniciantes mesmo.

e aí… alguem sabe? alguem pode me ajudar ?

muito obrigado antecipadamente.

rogerio

3 Respostas

leonardom

Para desenvolver em Java você vai precisar do JSDK, pois o JRE não vem com compilador.

Marcelao

Rogerio, dá uma olhada neste tutorial do GUJ, que te mostra como instalar a JDK no Windows. Sem o JDK, vc não programa em Java. A JRE é “apenas” o ambiente de execução.
Vc tem experiência com o Visual Studio, então não se assuste com o fato do Eclipse ser uma IDE “espartana” a primeira vista. Vc só vai dominar o Java se o encarar sem a ajuda de IDEs e RADs que fazem o trabalho para vc. Para quem já está acostumado com ambientes de programação “visuais”, parece complicado no início, mas depois vc saberá tomar decisões com mais segurança porque conhecerá a linguagem e não uma ferramenta que faz uso dela. :wink:
No mais, bem-vindo!

L

:slight_smile: Olá, rogerio.

:D O JRE, NÃO serve para o desenvolvimento em Java. Ele é apenas um kit para que as aplicações funcionem. Instale o JDK(Java Development Kit), em sua versão mais nova, e  sim, você estará pronto para programar. O JDK,  vem com o JRE incluso, por isso ter os dois separados é besteira. Simplesmente remova o JRE depois que instalar o JDK. 
Para programar, no início, sugiro qualquer editor de texto sem formatação, para ir se familiarizando com o código em Java, pois você vai encontrar pela frente algo bem diferente do Visual Studio. O Bloco de Notas do Windows serve.  :wink:

OBS: Uma dica > Quando for salvar um arquivo .java num editor de texto sem formatação, como o Bloco de Notas, coloque todo o nome do arquivo, inclusive a extensão, entre aspas duplas ( " ). Isso impedirá que o arquivo seja considerado um simples documento…

Até mais! :stuck_out_tongue:

Criado 14 de novembro de 2003
Ultima resposta 14 de nov. de 2003
Respostas 3
Participantes 4