Olá!
Estou precisando implementar uma funcionalidade onde preciso pegar os dados em runtime da fila de atendimento de um CTI Avaya e disponibilizá-los no meu sistema. Vi q existe a API JTapi para fazer tal tipo de integração, mas nunca cheguei a utilizá-la.
Alguém já fez algo parecido? Sabe se com tal API eu realmente consigo obter os dados da fila do Avaya (inclusive utilizando certos tipos de filtros)?
Existe algum emulador/simulador de ambiente p/ eu testar minhas implementações?
Grato…
Já usei foi a TSAPI, para C. De fato, escrevi um gateway que fazia a conversão de alguns protocolos de CTI proprietários para uma mesma base comum, acessível via UDP.
Até onde me lembro, vc. não “pega” os dados da fila, mas recebe eventos e, a partir daí, fica por sua conta fazer a contabilidade. Talvez com alguma extensão proprietária permita obter o tamanho inicial da fila, mas aí é só consultar a documentação.
De modo geral, a utilização de TSAPI/TAPI, etc, consiste em uma aplicação do Observer Pattern. Vc. registra os dispositivos (ramais, filas, grupos de atendimento ou o que mais for suportado pelo DAC) em que está interessado junto ao servidor e passa a receber eventos usando um mecanismo de callback.
OK. Valeu mesmo pela explicação.
Estava lendo a documentação do JTapi 1.4 aqui e, pelo que vi, é possível recuperar todos os Observers de um Provider e monitorar cada evento desse Provider através dos Observers.
O problema agora é saber como recuperar determinados providers, pois terei que separar tal visualização por grupos de especialidade.
Já trabalhei com esse CTI Avaya e JTAPI, sim existe um simulador que vem junto com o cd CTI nele você consegue simular algumas operações básicas, infelizmente a documentação do CTI é um parto, no site da Avaya existe um pdf sobre a implementação, boa sorte!
Quem tem um CTI desse porte deve possuir algum tipo de suporte da Avaya, verifique essa informação.