Preciso integrar o TEF (máquina leitor de cartão de crédito) ao nosso sistema ECF, feito em Java.
O problema esta em não encontrar nada na internet, e não tenho a menor ideia de como começar a fazer isto. Quais ferramentas, tem emulador, se sim como usa-lo, etc.
Se alguem já trabalhou com isso peço que se possivel pelo menos dar um direcionamento de qual caminho seguir, eu agradeceria MUITO.
Trabalhei pouco tempo com um PDV feito em Java. Pelo que me lembro, aqui no Brasil essas máquinas de cartão têm um sistema chamado SiTEF. Busca na Internet depois pra ver o que aparece.
Onde trabalhei haviam feito um sistema em C para comunicação entre dispositivos e o PDV. As máquinas eram Linux, e esse sistema em C era responsável pela comunicação com o SiTEF, que estava instalado em um servidor com Windows (o SiTEF tem as bibliotecas que você usa, mas tem também um servidor central, se não me engano).
Lá tínhamos algumas máquinas de cartão, alguns cartões de teste (bem como impressora para fazer mais) e um laboratório para o PDV. Então era fácil desenvolver, eu só fiz uma migração do código de um projeto para outro, mas é isso que me recordo.
Mas a maior duvida é no começar a desenvolver. Tu falou que fez a integração em C e preciso faze-lo em Java. Ai que vem o “como fazer”…
A integração era em C, e em Java usávamos JNI. Acho que eles disponibilizam uma forma de integrar com Java, com classes e tudo mais. Porém não lembro se era necessário rodar Windows. A integração em C era utilizada como gateway para o leitor de digitais, gaveteiro, impressoras fiscais e não fiscais, assim como o SiTEF. Tinha coisa que não precisava, mas estava tudo ali.
Talvez seja uma boa idéia entrar em contato com a Software Express. Acredito que seja possível conseguir um kit desenvolvimento deles (não sei se será gratuito, entretanto).
[quote=kinow]Hmmm, softwareexpress.com.br, esse site é familiar, acho que peguei um manual de lá.
Mas a maior duvida é no começar a desenvolver. Tu falou que fez a integração em C e preciso faze-lo em Java. Ai que vem o “como fazer”…
A integração era em C, e em Java usávamos JNI. Acho que eles disponibilizam uma forma de integrar com Java, com classes e tudo mais. Porém não lembro se era necessário rodar Windows. A integração em C era utilizada como gateway para o leitor de digitais, gaveteiro, impressoras fiscais e não fiscais, assim como o SiTEF. Tinha coisa que não precisava, mas estava tudo ali.
Talvez seja uma boa idéia entrar em contato com a Software Express. Acredito que seja possível conseguir um kit desenvolvimento deles (não sei se será gratuito, entretanto).
Abraços[/quote]
Com certeza o primeiro passo é procurar a Software Express. Eles poderão te ajudar a desenvolver algo neste sentido.
É plena e totalmente possível sim.
Havia três homologações, na área (desenvolvedores, geralmente um dos dois mais experientes com o PDV no time validava), interna (a auditoria verificava) e externa que ocorria duas vezes ao ano acho.
Não sei se você estava se referindo a alguma dessas homologações. Isso nunca foi problema nas auditorias, eles sempre se preocupavam mais com md5 do código fonte e com a integridade das impressoras fiscais.
Aqui na empresa que trabalho fizemos a homologação recentemente.
Com Java, eles já tem alguns jars que você precisará usar, exemplo: jclisitef.jar que já tem todas as funções necessárias, mas para saber a ordem de uso e as regras, somente com o manual que você pode encontrar no site da softwareexpress mesmo.
E ai para se comunicar com o PINPAD (Leitor do Cartão) você usa uma DLL.
O programa SITEF faz toda a ponte com as operadores da cartões, basta apenas enviar as informações para ele e aguardar os retornos.
A homologação e um pouco chatinha, antes você precisa fazer inumeros testes e enviar as impressões da impressora fiscal comprovando a execução. Feito isso, eles vão analisar e solicitar o agendamento para testar com eles.
A parte da homologação é bem chata. Precisa solicitar os manuais de cada uma das receitas estaduais para onde pretende comercializar a solução.
Enfim, a Bematech também possui informações legais sobre isto.
Dá uma olhada com eles.