Integração Flex com Java

Olá pessoal, estou desenvolvendo uma aplicação em Java, pra ser mais específico estou usando JSF com RichFaces na parte visual. Porém, ao apresentar o sistema para o cliente, o mesmo gostou do layout, gostou do componente do richfaces utilizado no menu, porém não gostou da parte de formulário. Ele disse que queria que a parte dos formulários fosse parecida com uma aplicação desktop. Daí então pensei em usar o Flex, então criei as telinhas de formulários e tal. Só tenho um pequeno problema: toda a minha aplicação foi feita no Netbeans. É possível integrar as telas do Flex com uma aplicação feita no Netbeans? Só encontrei material sobre Integração com o Eclipse.

Tem algum problema em misturar JSF com Flex ?

dá uma olhada espero que ajude.

Frederico,
O Flex irá gerar um .swf, não tendo nenhum problema em usar JSF e nem o NetBeans.
Pelo q me lembre não há plug-in no NetBeans para utilizar Flex, mas tranquilamente vc pode trabalhar Flex com o Flash Builder (standalone ou plug-in do Eclipse) e salvar o swf no seu contexto NetBeans.
As três formas de comunicação do Flex com o server é HTTPService, WebService e RemoteObject, esta última é mais rápida pq trafega objetos serializados em formato binário utilizando o protocolo AMF, mas para isso, vc precisa de um middleware para serializar/desserializar os objetos de Flex > Server ou vice-versa, e esse middleware depende do server, para Java há o GraniteDS e BlazeDS (Adobe).

Espero ter ajudado.

[]s

Ola amigo!

Dê uma olhada neste link : http://flexandjava.wordpress.com/

[]'s

Olá,

Por que vc não usa o java apenas no back-end e usa o flex no front-end?
Acho que ficaria bem melhor. :slight_smile:

É isso que estou fazendo. No back-end eu usei Java, as regras de negócios estão funcionando perfeitamente, persistência funcionando, tudo ok. O meu grande problema é no front-end porque eu vou ter que misturar JSF com Flex, não sei se isso é elegante. Porque eu criei o layout utilizando componentes do Richfaces, utilizei um skin do rich também que o cliente adorou, mas a parte dos formulários que eu criei com Richfaces também, o cliente não gostou, ele quer uma aplicação web parecida com desktop. Tudo que eu fiz com Richfaces, eu creio que seja possível fazer com Flex também (a parte dos menus e tal), mas como eu não tenho tanta experiência com Flex eu prefiro não arriscar a fazer o front-end do 0. E estou com o prazo curto também, preciso reaproveitar o máximo.

E não teria como fazer o JSF ficar parecido com o formulário do Flex? Talvez consiga chegar a um consenso com o cliente. Mas se o cliente está pagando por hora faça o mais demorado, hehehehee, brincadeira.

[]s

@fabiophx: Muito obrigado por sua explicação, concerteza me ajudou bastante.

O estilo que ele quer é bem parecido com desktop mesmo, acho que dá pra fazer com JSF sim, mas vai dar mais trabalho. Achei a opção do Flex mais interessante e mais produtiva, pelo menos nesse caso.

Realmente acho que não é elegante fazer essa mistura, mas enfim, tenta negociar com esse cliente. Acho meio radical ter que fazer isso tudo por causa de apenas a aparência de um formulário.