Meu TCC vai ser tipo de um fórum onde os usuário colocam as perguntas e utilizando IA o próprio fórum bola as respostas. Minha dúvida é como eu programo IA em JSP? O que falaram que eu teria que usar um programa especifico para IA (clips, Prologue,etc) e nele eu faço o processamento e usar o JSP só para montar a página e exibir, porque se for usar o jsp para programar a IA vai ser bem complicado . Por isso me indicaram de usar um desses programas. È mesmo muito dificil programar IA em JSP??? Se eu usar por exemplo o Prologue, como eu integro com JSP?? Valeu!!
Integração IA com JSP
7 Respostas
seu fórum vai bolar as respostas?? caraca… :shock: :shock: :shock:
me passa o link dele quando acabar…
Na verdade não é bem fórum. É um How To igual da Unicamp. Vou fazer ele na matéria de Prog para Internet. Aí vou aproveitar que já está pronto e implementar a IA. Vou montar uma base de dados com algumas repostas básicas e o sistema vai fazer busca na Internet alem de aprender com as respostas de usuários que tb podem responder.
Os algoritmos de IA em sua maioria são bem complexos, então coloca-los no JSP vai ficar muito confuso, pra não dizer tosco.
Use uma estrutura jsp/servlets. Dai no servlet você implementa estes algoritmos. Não é uma estutura complexa de se montar e ficará bem melhor!
Quanto a sua pergunta, se é dificil programar IA com Java, depende do algoritmo. Prolog é feito para isso, usa uma semântica mais adequada, mas é possível fazer tranquilamente com Java, na internet você encontra muitos exemplos.
Quanto a integrar Prolog e java, nunca vi anda a respeito!
Boa sorte!
Antes de mais nada valia a pena você estudar mais JSP/Servlets para entender porque não deveria misturar lógica de negócio 9seja AI ou o que for) numa página JSP em hipótese nenhuma para um software sério.
Eu vou usar servlet, esqueci de comentar isso. O projeto do how to vai ser usando sevlet com Framework Struts. Esse projeto vai ser para a matéria de PI-2. Aí vou aproveitar o sistema para o TCC e vou implementar a IA.
Ah…então tah certo cara! Joga os seus algoritmos no Model e só alegria! hehehe
Mas cuidado, os algoritmos de IA parecem se demonstrar facéis de fazer, mas quando você vai ver, são muito complexos. Cuidado pra não deixar seu TCC com um escopo muito grande…experiência própria.
Raciocinio baseado em casos por exemplo, parece algo bobinho de se fazer, mas dependendo de como vc vai implementar e da qualidade da sua implementação, o bicho pega!
Abraços…
Valeu pelas respostas!! Vou dar uma olhada em exemplos de IA usando java!!