Integração Java com outras Linguagens

Olá.

De uns tempos para cá tenho tido a necessidade de inclui em diversos programas de terceiros um componente desenvolvido em Java por mim e gostaria de saber qual seria a melhor solução para este caso. Basicamente este ‘componente’ (na verdade trata-se de uma classe que encapsula um cliente TCPIP que se conecta em um servidor e realiza funções de telefonia, atraves do trafego de mensagens pelo socket).

Já cheguei a desenvolver um ActiveX em Delphi que realiza esta função, sendo utilizada por aplicações escritas em VB, .NET, etc. Porém, dependem de plataforma Windows.

Existe alguma maneira de desenvolver este componene em Java e permitir através de alguma API que aplicações desenvolvidas em outras linguagens tenham acesso aos objetos escritos em java, acessando seus metodos, recebendo seus eventos, etc.

Quando meus clientes utilizam aplicações Web, já forneço um applet que realiza as funcoes através de integração por javascript, porém nao posso usa-lo quando trata-se de aplicações em Delphi, por exemplo…

Obrigado a todos!