Integração OpenOffice com Java

Boa tarde pessoal,
estou com um problema que não sei mais como resolver. A minha aplicação precisa de um editor de textos para a criação de documentos. A princípio criamos um editor html mesmo, porém o usuário não gostou da solução e exigiu que fosse alguma coisa parecida com o Word.
Então comecei a pesquisar sobre como integrar com o OpenOffice e consegui integrar com o BrOffice.
Certo, agora a minha aplicação tem uma integração com um editor de textos que me devolve uma stream contendo as informações do documento (que salvo em RTF).

O meu problema mesmo ocorre porque preciso manipular esses documentos. Por exemplo, o usuário cria um documento contendo a tag #nome#, então eu devo pegar essa tag e substituir por um nome real (funcionando como uma mala direta). Para manipular esse documento RTF eu utilizo uma bilioteca do iText, o RtfWriter2.
Após fazer tudo isso eu utilizo um serviço do OpenOffice para converter esse documento em PDF.

Como eu disse, o problema é na manipulação dos documentos, porque essa biblioteca RtfWriter usa um padrão do Word para definir o RTF e o conversor em PDF usa o BrOffice, ou seja, algumas configurações que faço (configurar margens, definir cabeçalho e rodapé) são perdidas na conversão.

Não sei se consegui ser claro no meu problema, mas caso alguém tenha me entendido e puder ajudar eu ficarei grato, e os que não entenderam podem responder colocando o que não entendeu que eu tento esclarecer melhor.

Um grande abraço a todos.