Bom, to com 1 duvida aki na empresa agente ta montando um sistema, e estamos decidindo o que vamos usar pra camada de visão…
Bom eu como ja fiz curso de JSF, dei essa sugestão mas to com 1 duvida, tipo tem 1 designer aki que faz o layout das paginas, como fica essa integração…
Por exemplo eu vou ter q substituir todos os componente que ele coloka pelo os do JSF???
Ex.
<input type="text" name="id" />
por
<h:inputText value="#{ManagedBean.blabla}" />
O Facelets não substitui o JSF, pelo contrário, eles trabalham juntos.
Aconselho dar uma estudada sobre ele e ai sim você irá entender melhor o seu funcionamento.
E sobre o JSF ser lento, não tem muito haver com quantidade de actions. Ele sim é um pouco mais lento que os outros frameworks pelo seu sistema de componentes, principalmente os nested components e o ciclo de vida dos mesmo. Cuidado em acreditar em tudo que você fala por ai.
Foi mais o menos o q disseram por causa dos componentes…
Por q Struts eh baseado em Actions e JSF em componentes, a pergunta foi pra saber c com facelets ajuda e fica mais rapido, eu li 1 pkinho ja, mas sei la n m pareceu mto facil nao, tipo akeles negocios de <ui: include>…
Mas em relação aos componentes basicos a adaptação pro facelets parece bem tranquila…
Colored, calma, facelets é bem simples.
Quando você realmente entender seu funcionamento perceberá que é besteira começar qualquer projeto, por menor, minúsculo, ridiculamente simples, sem ele.
Você define com o facelets como quer o template da sua aplicação com um arquio de template.
Dai em diante você indica pra todas as paginas qual o arquivo de template e qual área deverá ser substituida nesse template, sem que haja a necessidade de reescrever, reincluir, etc e tal qualquer outra coisa, tipo header, footer, menus, etc pois já foram especificado no template.
Recomendo mais leitura sobre o funcionamento de facelets e não “tutoriais” (dica: fuja daqueles “tutoriais” de moleques que colam codigo num blog, não dão nenhum embasamento teorico e tem a cara de pau de chamar de tutorial, pra mim isso é copiar e colar, nao envolve nenhum raciocínio).
Abraços.
A empresa que trabalho usou por muito tempo jsp com jsf. Pra vc ter uma idéia, uma pagina que levei dois dias para fazer com jsp devido a sua complexidade, com facelets gastei aproximadamente 4 horas.
Como você pode ver no texto acima facelets foi adotado como a view do padrão mvc pela especificação jsf.