Olá amigos. Tudo bem??
Gostaria da opinião de ajuda de vocês para um assunto que está me fritando a mente…
Estou a procura de informações para automatizar um processo manual de fiscais de linhas de Transmissão da empresa onde trabalho. Hoje, as vistorias são feitas utilizando um formulário impresso, mas isso dá muita margem a algumas falcatruas, como por exemplo, relato breve de um caso ocorrido, um fiscal ao invés de estar fisicamente no local e conforme a inspeção anotar as informações, o esperto fez isso sabe se lá onde, no hotel, e relatando que as fundações estavam tudo de acordo com o projeto. Mas a lei de murphy é implacável e uma torre da inspeção caiu, e quando foram analisar, viram que a fundição estava toda errada e quando verificaram o relatório viram que o manganam deu tudo OK para o projeto.
Então para evitar isso e também retrabalho, pois esse formulário depois é usado como base para entrar essas informações no sistema para alimentar a base de dados, queremos fazer um sistema que rodará em algum PDA e as informações serão armazenadas temporariamente ao dispositivo para, na primeira oportunidade de o fiscal ter acesso a internet ele enviar aos informações para a base, ou pelo próprio PDA ou transferir para um outro PC com acesso a NET e que tenho o sistema instalado também.
Analisando vi que a criação de webServices irá nos ajudar demais para isso… Quanto isso OK, mas e quanto ao dispositivo móvel?? Creio que essa solução deveria ser desenvolvia em JAVA devido a portabilidade da aplicação, pois ela poderá estar instalada num PDA, SmartPhone e tbm num notebook ou netbook … OU deveria eu pensar de repente em focar em PDAs com Win Mobile, visto que a empresa só utiliza Windows nos Desktops e notebboks corporativos?? Mas isso me amarra caso amanhã a empresa resolve usar tudo Linux … E quanto ao PDAs, se fala muito hoje em Android e todo seu benefício…
Automatizando, tivemos a idéia de capturar a localização em que o fiscal está preenchendo o formulario (GPS) para ter a certeza de q o mesmo não deu de espertinho também e, se possível transmitir imagens ao vivo, caso o fiscal fique com alguma dúvida e ache melhor questionar um engenheiro responsável sem a necessidade do mesmo se deslocar até o local, visto que nossa empresa atua em todo território nacional
Pois bem, amigos… qual a opinião de vocês e o que pensariam e tomariam como linha de frente para desenvolver uma solução para esse problema?? Visto que essa solução possivelmente não será nós que desenvolveremos, tendo em mente o tempo necessário (que é curto) e pouco pessoal e experiência dos mesmos em desenvolvimento desse porte…
Desde já agradeço a atenção de todos
att.
Junior