Integrar sistemas existentes com aparelhos móveis

9 respostas
J

Olá amigos. Tudo bem??

Gostaria da opinião de ajuda de vocês para um assunto que está me fritando a mente…

Estou a procura de informações para automatizar um processo manual de fiscais de linhas de Transmissão da empresa onde trabalho. Hoje, as vistorias são feitas utilizando um formulário impresso, mas isso dá muita margem a algumas falcatruas, como por exemplo, relato breve de um caso ocorrido, um fiscal ao invés de estar fisicamente no local e conforme a inspeção anotar as informações, o esperto fez isso sabe se lá onde, no hotel, e relatando que as fundações estavam tudo de acordo com o projeto. Mas a lei de murphy é implacável e uma torre da inspeção caiu, e quando foram analisar, viram que a fundição estava toda errada e quando verificaram o relatório viram que o manganam deu tudo OK para o projeto.

Então para evitar isso e também retrabalho, pois esse formulário depois é usado como base para entrar essas informações no sistema para alimentar a base de dados, queremos fazer um sistema que rodará em algum PDA e as informações serão armazenadas temporariamente ao dispositivo para, na primeira oportunidade de o fiscal ter acesso a internet ele enviar aos informações para a base, ou pelo próprio PDA ou transferir para um outro PC com acesso a NET e que tenho o sistema instalado também.

Analisando vi que a criação de webServices irá nos ajudar demais para isso… Quanto isso OK, mas e quanto ao dispositivo móvel?? Creio que essa solução deveria ser desenvolvia em JAVA devido a portabilidade da aplicação, pois ela poderá estar instalada num PDA, SmartPhone e tbm num notebook ou netbook … OU deveria eu pensar de repente em focar em PDAs com Win Mobile, visto que a empresa só utiliza Windows nos Desktops e notebboks corporativos?? Mas isso me amarra caso amanhã a empresa resolve usar tudo Linux … E quanto ao PDAs, se fala muito hoje em Android e todo seu benefício…

Automatizando, tivemos a idéia de capturar a localização em que o fiscal está preenchendo o formulario (GPS) para ter a certeza de q o mesmo não deu de espertinho também e, se possível transmitir imagens ao vivo, caso o fiscal fique com alguma dúvida e ache melhor questionar um engenheiro responsável sem a necessidade do mesmo se deslocar até o local, visto que nossa empresa atua em todo território nacional

Pois bem, amigos… qual a opinião de vocês e o que pensariam e tomariam como linha de frente para desenvolver uma solução para esse problema?? Visto que essa solução possivelmente não será nós que desenvolveremos, tendo em mente o tempo necessário (que é curto) e pouco pessoal e experiência dos mesmos em desenvolvimento desse porte…

Desde já agradeço a atenção de todos

att.

Junior

9 Respostas

M

Já trabalhei com várias integrações entre Mobiles e “Legados”

você vai enfrentar dois problemas:
1º Diversidade de Aparelhos
2º Conectividade

no Primeiro problema, o ideal seria a empresa definir duas coisas, quem vai comprar o Aparelho? a Empresa ou o Fiscal, se for a empresa fica mais facil, poderá trabalhar especifricamente para uma plataforma, se for o fiscal, o idela é dar uma certa restrição para o aparelho. como você mesmo falou. Tem que ser Windows Mobile ou tem que rodar as seguintes JSR… ou ainda, tem que ser IPhone/Android.

Se você não restringir em quais aparelhos vai trabalhar, vc não vai conseguir sair do começo do projeto.

2º Conectividade, vc deverá definir como será essa conexão e… quem paga, empresa ou fiscal, se for um celular, pode ser on-line com 3g ou GPRS, isso ajudaria muito pois todas as ações poderiam estar no seu servidor e no dispositivo estaria apenas uma casca que chama as informações no servidor, se não for possivel ser on-line (locais onde não existem 3g e gprs, hoje a maioria dos locais tem gprs), tem que salvar a informação no dispositivo e acionar quando estiver em um local com conexão (direto ou conectado em um PC).

Boa Sorte, qqr coisas, estamos ai.

J

Olá Mark … desde já muito grato pela sua atenção

Então amigo, respondendo algumas questões … toda aparelhagem e os serviços de acesso serão comprados e pagos pela empresa … virará ativo nosso…

O problema está nessa escolha da plataforma … Conhecemos-a mas não a utilizamos e nem temos muita idéia para que lado pender… qual vc recomenda?? Android, IPhone, Win Mobile, Black Barry ou uma outra ainda??

vi que uma desvantagem do black barry eh que ele necessidade de um servidor black barry msm… Se isso pode ser considerado uma desvantagem…

Quanto a transmissao de imagem em tempo real de um fiscal em loco com um engenheiro no escritório! que tipo de tecnologia torna isso viavel?

obrigado Mark

abraço

dandrop

Opa, Junior,

Não me lembro aonde estava sendo adotado isso mas me falavam!

Você pode fazer uma aplicação web! onde o fical pode leva um netbook ou um celular! para acessar a aplicação!

E nessa aplicação web poder ter o formulário! e para não ter fraude vocês pode adicionar um campo de upload para o fiscal tirar uma foto do local ou algo do genero!

Pois o custo da aplicação 100% mobile é mais cara acredito eu!

Espero ter ajudad!

Nykolas_Lima

Caso tenha a possibilidade de usar 3g em todos os celulares eu acho que uma aplicação web seria a melhor escolha. Você pode inclusive ter a mesma aplicação para utilizar na empresa e nos celulares, mudando apenas o layout para cada opção.

Trabalhei em um projeto que fez isso, existia o sistema web e foi criado um módulo mobile, no qual teve algumas alterações em layout para deixar mais fácil para ser usado no mobile.

J

Então Dandrop e Frango, o problema é que nem sempre o local tem acesso a rede de celular… havia pensado nisso mas já tive a oportunidade de estar em um ambiente de obras e vc fica sem sinal por um longo trajeto… Eh mata a dentro muitas vezes…

Aplicação Web e totalmente descartado…

mas muito grato pela atenção de vcs dois

abraço

P

Aplicação web nunca foi solução para este tipo de situação.

Eu faria o seguinte:

Compraria um NokiaE71 que tem um teclado QWERTY, GPS embutido, Bluetooth, uma boa câmera.

Desenvolveria uma app J2ME para ele, onde ele imputasse as informações e gravasse.Neste momento da gravacao vc pode coletar as coordenadas lat/long.

A propria app com um timer fica tentando transmitir as infos tao logo consiga.Desta forma vc nao perde informacao e o caboclo nao justifca que nao tinha sinal de rede.Alem disto, este mecanismo permite que mesmo q a rede fica indisponivel o dia inteiro, ele volta para empresa e descarrega as informacoes via cabo de dados.

Como a camera é boa, ele tb pode capturar uma imagem do local e enviar para vc.

Vc nao precisa de linhas com 3g. Apenas um pacote de dados que não sai caro assim e se vc transmitir somente texto da para usar bastante.

Enfim, vejo plenamente possivel de se usar celular, é algo bem bobinho de fazer.

Os porens é vc depois ter que ficar administrando:

• Quebra, perda, roubo de aparelho
  • Desconfiguracao do aparelho pq o “maledeto” inventa de fuçar demais no celular
  • O maledeto nestas fuçadas, tb pode apagar a aplicacao e vc vai ter que reinstala-la remotamente ou localmente
  • Ah, existem vários outros casinhos q nao me lembro agora.

Enfim, tecnologia ajuda, mas vai fazer vc criar procedimentos, sistemas e suporte.

J

Olá Boone… Blz?

Cara, legal e persistente seus coments, visto que nossos fiscais aqui muitos são da época do Eniac ainda, então já viu, né …

Aproveitando a deixa, deixe-me perguntar … não tenho muita experiência com desenvolvimento mobile mas tenho uma curiosidade… Com a plataforma android e eu possuindo um smart que rode android, eu conseguiria mexer no sistema, personalizando ele para minha empresa, desenvolver as aplicações mobile para Android e posteriormente utilizar netbooks com o Chrome OS e rodar a msm aplicação?? Tenho gostado do que leio sobre a plataforma do Google…

Muito obrigado pela atenção

abraço

P

Vc deixa o Android com a cara que quiser. Vai da tua capacidade em fazer sozinho ou auxiliado por tutoriais na Internet…hahaha

Quanto ao Chrome OS é uma aposta arriscada, visto não estar pronto e nem ainda existir prazo para estar aqui no Brasil.

Vai de smartphone mesmo mesmo e se estiver orientado a custo, vá de J2ME que é mais barato. Se custo nao é problema (o que é raro), invista já no Android.

J

Por que o custo do Android é maior que J2ME?

Na verdade não iremos desenvolver na empresa… Não teremos tempo hábil pra isso, levando em conta o baixo conhecimento do pessoal para desenvolvimento Mobile … empresa de engenharia … desenvolvimento eh pouco e quando rola é WEB com ASP puro … eu que comecei agora a desenvolver lá e estou usando ASP.NET … rs

Qto o Chrome OS nem estava pensando para já nele… mas sim já visando tablets futuros utilizando-os…

valeu msm, boone… abraço

Criado 20 de julho de 2010
Ultima resposta 23 de jul. de 2010
Respostas 9
Participantes 5