Eu queria saber quem poderia me ajudar em como fazer um sisteminha basico de previsão, tipo, vou fazer um sistema que ele vai pegar os dados(sintomas) do paciente e vou colocar nesse sistema e ele vai avaliar atraves de alguns resultados, qual a possivel doença(diagnostico) do paciente, porem não consegui nada até agora sou novo nisso de prog em java.
Como se fosse um sti( sistema tutor inteligente).
Você precisa realmente fazer isso em Java?
Em prolog é bem fácil de implementar isso.
Meu amigo, de basico isso não tem nada.
Seu problema não é java. Vc tem que escolher um algoritmo, uma técnica, e codificar.
Sera que vc resolve com logica fuzzy? Árvore de decisão? Vai envolver machine learning? Eu realmente não sei.
Então o algoritmo que eu estava pensando em usar era o da árvore de decisão, mas não tenho muita idéia de como usar o algorítimo em Java, nunca mexi com Java e se ouver outra linguagem que é mais fácil, porque estava querendo fazer também uma GUI, a parte gráfica sabe e Java fica mais bonito visualmente falando, penso eu, se puderem dar uma ajuda ou idéia
O que tem de especial o “em java”?
Um algoritmo define as etapas necessárias, a importação só depende de conhecer a linguagem no sentido mais basico. Toda a linguagem imperativa tem if, else, for, while, etc, se vc souber o que é uma arvore de decisão e souber reconhecer estes passos vai saber implementar em java (ou C ou Lua).
Agora vc alem de um algoritmo vai querer uma interface com usuario. Eu acho que vc tem que dividir o seu problema
1- como implementar a árvore de decisão
2- como organizar o codigo pra usar uma interface grafica (MVC)
3- juntar tudo
Simplifiquei
Senao fica muito difícil
Se o seu foco for o sistema em si, e nem tanto o algoritmo, vai de Python pois as bibliotecas de machine learning já estão mais maduras. E até onde sei, é tranquilo fazer interface gráfica em Python. Agora, a parte difícil desse sistema não é nem implementar o algoritmo de machine learning, mas como gerar um modelo apropriado para essa previsão, começando sobre como você vai obter os conjuntos de dados para treinar o seu modelo, como validar, etc. Se você tentar fazer um sistema que tente prever qualquer tipo de doença … te digo que se fosse possível (atualmente falando) alguém já teria feito e estaria ganhando rios de dinheiro. Mas você pode focar em um problema mais simples. Você pode por exemplo, classificar se um paciente tem ou não tem dengue. Mas ainda, o mais difícil é obter os dados clínicos, que geralmente são confidenciais.