Intercambio ou pos

ae pessoal to com uma duvida e queria "ouvir"as sugestoes da galera mais experiente, o que seria mais valido:

  1. fazer um intercambio de 1 mes para o Canada/toronto e durante esse tempo o estudante ficará estudando o idioma em uma universidade durante as 4 semanas
  2. ou fazer um pos aqui no brasil

mim formei em dez/2008 e to com essa duvida o que vai pesar mais para mim, a experiencia de ficar fora do pais e ainda por cima estudando para melhorar o ingles ou fazer uma pos por aqui mesmo.

o que vcs acham que devo optar?

Os dois, por que não?
O tempo de estadia la é curto, da pra voltar com tempo de começar uma pós.
Lógico, se o processo de seleção da universidade permitir(não for durante a viagem).

Vivência no exterior é algo muito considerado, além da língua estrangeira.

Depende também do seu foco, o que vc quer? carreira acadêmica ou mercado? Quital uma pós no exterior? Há vários programas de bolsas, mas depende da universidade a qual vc esta atrelado senão prepare o bolso…

Abraços.

edit: acerto numa conjugação verbal.

opa Tchello no momento estou com foco no mercado, uma pos no exterior acredito que nao seria o momento pois $$$ seria altissimo, entao por isso que ia fazer um intercambio para sentir o idioma durante esses 30 dias, e alem disso estudar durante esse tempo ja que de seg a sexta terei aula de manha e de tarde e final de semana alguns passeios turiscos ja programados.

Assim eu sei que dar para fazer os dois, porem queria saber qual deve receber o primeiro start. E assim tb em saber se uma valorizacao no mercado nacional com a vivencia fora, mesmo sendo curta, porem acredito que 30 dias vivendo em um pais de lingua estrageira, onde tarei fazendo e todo tempo pensando no segundo idioma isso eh pode ser bastante relevante etc…

Se você puder extender essa estadia por pelo menos 2 meses seria mais interessante.
Te daria mais tempo de aprender bem a língua e principalmente a cultura.

Se seu foco é mercado, realmente, esse start seria bem mais rápido, mas ainda assim não discarte a pós.

Abraços!

[quote=Tchello] Se você puder extender essa estadia por pelo menos 2 meses seria mais interessante.
Te daria mais tempo de aprender bem a língua e principalmente a cultura.

Se seu foco é mercado, realmente, esse start seria bem mais rápido, mas ainda assim não discarte a pós.

Abraços![/quote]

assim eu nao vou discartar a pos, apenas to confuso da ordem de execucao… mas pretendo a curto prazo fazer a pos no brasil mesmo… estudar fora por longo tempo, agora eh algo que está longe dos meus planos $$ hehe, quem sabe daqui a 2 ou 3 anos… mais por agora so um pequeno intercambio mesmo…

entao o start com o intercambio para o mercado seria mais produtivo que dar o da pos certo? Pq eu penso em pegar um intercambio se eu tiver com sorte em periodo de ferias tipo jan/fevereiro ou jun/julho que sao os meses que as faculdades entram em recesso ai faria o intercambio e quando retornasse iniciava a pos. Mas tb pensei o contrario em iniciar pos e nas ferias fazer o intercambio, mas acho que isso nao pode dar certo, posso ficar com muitas tarefas da pos e acabar nao fazendo… :S…

o que me diz?

Se fosse eu, faria intercâmbio, mas só ano que vem. Vai economizando. Até lá, quem sabe você pode bacar não 1, mas sim 2 meses. Além do mais, você pode até arranjar um emprego por lá, podendo ficar mais que 2 meses. Isso sim vai ser valorizado no mercado (isso se você voltar pra cá). Se Deus quiser, a crise vai estar amenizada, podendo até surgir algumas vagas de emprego. Vai praticando o inglês até lá que você pode trabalhar e até mesmo fazer um pé de meia por lá.

opa Andre,

É isso que quero, mas é para ano que vem, porem a decisao tenho que tomar agora pq vou juntando a grana com um foco hehe. Eu ja venho fazendo curso de ingles a 1 ano na modalidade particular q eh bem carinho, mas ta valendo apena e muito… senao nao taria na ibm hj… eu pretendo inicialmente de ir estudar por 1 mes pq vou pegar minhas ferias do trabalho para fazer isso. 2 meses ai teria que sair do trabalho aqui no brazil ai nao sei se faria isso a curto prazo.

Concerteza essa crise vai passar logo logo, e as coisas vao estabilizar, por lado a crise está gerando muitos empregos aqui no brasil, porem eu vejo eles como temporario acredito que qdo estabilizar a coisa eles retornam a contratacao la fora, ate pq as multinacionais nao vao querer deixar muito capital de mao-obra na mao de outros paises…isso eh fato… enfim crise nao eh bom para ninguem…

:smiley: obrigado pela dica.

LPJava,

[i]Estou indo para Toronto no ano que vem!!!

É algo maravilhoso mesmo, tanto pelo aprendizado da lingua como a experiência de vida.
Eu no seu lugar não pensaria duas vezes e iria pra fora, além do que uma pós você pode fazer
em qualquer faculdade por ai em 6 meses se for necessário ou se você realmente quiser
no futuro.

Quem sabe não nos encontramos por lá
:smiley:

Good luck[/i]

opa! hehe quem sabe ne? eh to agora mais que decido em ir e fazer esse intercambio, vc vai para morar ou fazer intercambio tb?

eu to querendo fazendo pela http://www.bil.com.br

Oi Camilo, eu embarco daqui a duas semanas para Toronto, vou passar um mês lá fazendo intercâmbio. Caso queira algumas dicas, me manda um MP!

[]'s

Adriano

Porque não ambos? Poderia fazer uma Pós no exterior, e aproveitar para se aprimorar seu inglês, conhecer a cultura local, etc.
Seria juntar o útil ao agradável. :wink:

Se vc nao possui um ingles ja avançado, em 1 mes nao da pra sair fluente.

++

Um amigo meu foi um mes pros USA pra estudar a primeira vez eles nao aproveitou nada. Voltou pro Brasil entrou num curso de ingles e depois foi de novo.

Talvez seja melhor investir numa pos e um curso de ingles. Talvez seja suficiente.

//Daniel

Eu vou pro Canadá agora em julho, pretendo ficar 2 meses lá

Ps.: Eu sequer tenho curso superior, eu desisti em 2006 rsrs então, tu já deve saber qual é a minha opinião entre as duas opções ;p

Camilo a IBM tem filiais nos EUA até onde eu sei…rsrs, e você trabalha em Home Office, fala com eles desde agora, monta um esquema para quem sabe fazer uma pós lá e assim você já vai até com o emprego garantido! Se não der ano que vem, quem sabe no próximo! Pelo meno verifica se existe essa possibilidade.

[quote=LPJava]opa! hehe quem sabe ne? eh to agora mais que decido em ir e fazer esse intercambio, vc vai para morar ou fazer intercambio tb?

eu to querendo fazendo pela http://www.bil.com.br/[/quote]

[i]
Estou indo para estudar durante 1 ou 2 meses no máximo!!!

Não vou fazer pacote com agências porque já tenho onde ficar lá.
[/i]

opa galera, ja vi que o intercambio tera mais valor de imediato que uma pos de 18 meses hehe…
opa Veronnica boa ideia, bora ver o que dar, ainda to 3 meses de casa aqui e mim adaptando, como vc sabe a compania é muito grande e leva tempo para digerir e se situar e fazer os contatos certos… se ate ano q vem eu nao conseguir pela ibm a pos faco o intercambio e quem sabe consiga algo em 2011. Mas eu queria ir primeiro para eu senti o idioma e a cultura e nao estar preso ao trabalho, ja que estaria de ferias, ia aproveitar o dia para estudar e o final de semana as visitas turisticas. E no me retorno poderia ja me planejar para no ano seguinte conseguir a pos com a ibm etc ai o intercambio poderia ajudar ja q fiquei X tempo estudando etc. vamos deixar rolar… e vc qdo volta ao team?

Realmente ir para la sem um ingles upper-intermediate pode ter prejuizo pq ficar 30 dias e nao aproveitar o idioma, antes ficasse no brasil fazendo um curso de ingles para aprimorar… bem eu ja venho estudando 1 ano o idioma como falei na modalidade particular e ainda tenho mais esse ano para aprimorar ate o intercambio e o melhor que trabalho em projeto internacionais aqui na ibm, toda semana tenho reuniao com os americanos fora as conversas via chat etc… quase nao uso o portugues… entao creio que estarei mais preparado para fciar 1 mes ou mais la…

[quote=el_loko][quote=LPJava]opa! hehe quem sabe ne? eh to agora mais que decido em ir e fazer esse intercambio, vc vai para morar ou fazer intercambio tb?

eu to querendo fazendo pela http://www.bil.com.br/[/quote]

[i]
Estou indo para estudar durante 1 ou 2 meses no máximo!!!

Não vou fazer pacote com agências porque já tenho onde ficar lá.
[/i][/quote]

e saiu mais barato?

[quote=LPJava][quote=el_loko][quote=LPJava]opa! hehe quem sabe ne? eh to agora mais que decido em ir e fazer esse intercambio, vc vai para morar ou fazer intercambio tb?

eu to querendo fazendo pela http://www.bil.com.br/[/quote]

[i]
Estou indo para estudar durante 1 ou 2 meses no máximo!!!

Não vou fazer pacote com agências porque já tenho onde ficar lá.
[/i][/quote]

e saiu mais barato? [/quote]

[i]
Vai sair mais barato sim, uma vez que só terei gastos com a passagem…

Mesmo assim é sempre bom levar um dinheiro pra trazer alguma coisa de lá,
os notebooks, por exemplo, estão num preço muito bom!!!

www.bestbuy.ca
[/i]

[quote=LPJava]opa Veronnica boa ideia, bora ver o que dar, ainda to 3 meses de casa aqui e mim adaptando, como vc sabe a compania é muito grande e leva tempo para digerir e se situar e fazer os contatos certos… se ate ano q vem eu nao conseguir pela ibm a pos faco o intercambio e quem sabe consiga algo em 2011. Mas eu queria ir primeiro para eu senti o idioma e a cultura e nao estar preso ao trabalho, ja que estaria de ferias, ia aproveitar o dia para estudar e o final de semana as visitas turisticas. E no me retorno poderia ja me planejar para no ano seguinte conseguir a pos com a ibm etc ai o intercambio poderia ajudar ja q fiquei X tempo estudando etc. vamos deixar rolar… e vc qdo volta ao team?
[/quote]

Eu ainda não posso voltar às atividades e mesmo que eu pudesse eu não voltaria pra IBM nem por todo ouro do mundo!