Interceptors

3 respostas Resolvido
d.troiani

Boa noite pessoal !
Estou aprendendo Java para Web e queria saber uma coisa…
Alguém poderia me explicar de forma bem resumida, se possível, sobre Interceptors.
Desde já, agradeço!

3 Respostas

peczenyj
Solucao aceita

vc diz isso?

http://docs.oracle.com/javaee/6/tutorial/doc/gkeci.html

pelo que eu entendi, esse exemplo parece ser o equivalente ao around do Moose ( Perl ).
isso é parte de programação orientada a aspectos, e isso traz coisas bem interessantes.

por exemplo, as vezes vc tem regras de negocio complexas que dariam classes gigantes e que vc pode espalhar por diversos objetos diferentes ( validação, log, metricas, coerção, tratamento de erros, etc ). ainda assim o seu codigo precisa ser inserido em algo que vai fazer essa coisa toda.

em frameworks web vc tem padrãoes como filters, hooks e outras coisas pq o framework em si esconde como é feito ( ex: vc nao precisa verificar se o usuario esta logado na servlet pq provavelmente um filter ja fez isso, vc sabe a logica do filter mas nao precisa saber como ele é aplicado - ou pelo menos nao em detalhes ). porem ainda assim pode ser que vc queria fazer algo a mais do que o framework suporta.

@Interceptors(HelloInterceptor.class)
public void setName(String name) {
    this.name = name;
}
/* The HelloInterceptor class defines an @AroundInvoke interceptor method, modifyGreeting, that converts the string passed to HelloBean.setName to lowercase. */

@AroundInvoke
public Object modifyGreeting(InvocationContext ctx) throws Exception {
    Object[] parameters = ctx.getParameters();
    String param = (String) parameters[0];
    param = param.toLowerCase();
    parameters[0] = param;
    ctx.setParameters(parameters);
    try {
        return ctx.proceed();
    } catch (Exception e) {
        logger.warning("Error calling ctx.proceed in modifyGreeting()");
        return null;
    }
}