qual o melhor conceito ou qual é melho conceito para implementar em um projeto:
INTERFACE, AGREGAÇÃO ou HERANÇA
to fazendo alguns projetos de escola msm
sempre tenho duvida entre agregação e Interface
Sei q interface Simula a Herança multipla e nela so trabalho com constantes e metodos abstratos!!
Agregaçao é uma classe "livre ou idependete " e msm assim consigo acessa-la ou de certa forma “herdar seu atributos”(sei q esse naum é a melhor forma de expressa-la)
O ideal é criar relações fracas entre as classes. A herança, por exemplo, cria uma relação muito profunda, pois classes compartilham atributos e comportamento. É muito difícil alterar uma classe Pai sem gerar impactos nos filhos.
x111
ViniGodoy:
Em ordem de preferência:
Associação
Interface
Herança
O ideal é criar relações fracas entre as classes. A herança, por exemplo, cria uma relação muito profunda, pois classes compartilham atributos e comportamento. É muito difícil alterar uma classe Pai sem gerar impactos nos filhos.
Como complemento sugiro que leia o livro Use a Cabeça padrões de Projeto.
Na verdade não existe um “Conceito Melhor”, cada caso é um caso e deve ser bem avaliado. A Herança se bem usada pode ser muito util, o padrão Template Method é um exemplo bom exemplo de uso adequado da herança.
O Viny esta completamente certo no que disse, mas isso ocorre principalmente pelo mal uso da herança. De preferência sempre a composição (associção) de objetos a herança.
S
stharley
x@ndy:
ViniGodoy:
Em ordem de preferência:
Associação
Interface
Herança
Como complemento sugiro que leia o livro Use a Cabeça padrões de Projeto.
Na verdade não existe um “Conceito Melhor”, cada caso é um caso e deve ser bem avaliado. A Herança se bem usada pode ser muito util, o padrão Template Method é um exemplo bom exemplo de uso adequado da herança.
O Viny esta completamente certo no que disse, mas isso ocorre principalmente pelo mal uso da herança. De preferência sempre a composição (associção) de objetos a herança.