Gostaria de fazer uma interface (aparencia), por exemplo, com a cara do Kazaa. Uma barra de botoes na parte superior, e em baixo a janela de aplicacoes, quem muda conforme eu clico nos botoes da barra superior. Isso só é possível com JInternalFrame? Não gostaria de usar JInternalFrame pq fica aparecendo a barra de título da nova janela…
talvez o CardLayout possa resolver o seu problema, ele sobrepõe vários painéis como cartas de um baralho visto de cima, onde só o primeiro é visivel, e ele oferece métodos para navegar pelos paineis.
Só usei esse recurso com poucos paineis, e funcionou muito bem.
Não sei se é um recurso recomendado ou se existe um método melhor, mas com alguma atenção não vejo problema algum em usa-lo.
Eu tb acho que o jeito é aprender sobre o CardLayout e tentar usar esse.
O java.awt.CardLayout é o cara que sobrepõe componentes numa área fixa (ou seja, todos os componentes acabam tento os mesmos Bounds, isso é uma coisa que vc tem que ter em mente).
A cada componente do “baralho” é dado um “nome” (não lembro se precisa ser String), e vc pode trazer essa carta para a frente chamando um método showCard(nome) ou algo assim.
O tutorial da Sun Using Layout Managers e o javadoc (nunca canso de citá-lo) são suficientes pra vc fazer qq coisa.
Pra variar, eu que nunca dou uma resposta e pronto, vou te perguntar uma coisa: vc tem certeza que essa abordagem é boa? Será que um JTabbedPane não resolveria melhor o seu problema?
Acabei de descobrir que o Interface Hall of Fame (www.iarchitect.com) ou caiu ou morreu, eu ia te passar o link…