Olá Boa tarde,
Quando se trata de desenvolvimento de softwares pra web, utilizando jsp, qual os recursos que são disponibilizados pra o desenvolvedor no que diz respeito as interface do sistema, layout? É somente o html puro? estou iniciando no desenvolvimento pra web!
bem-vindo ao Portal Java. Bem, sim… é tudo html (ou xhtml), ou Applet… ou, flash… mas acredito q 98% dos sistemas Web em Java seja só html…
P
pmcnPJ
Obrigado Mateus… Finalmente achei alguem pra sanar algumas duvidas e minhas…rs!!! Então sendo assim o que são e pra que servem as taglibs? De forma bem suscinta!!! Já procurei saber mas nao vi nada de concreto nao!
M
matheusPJ
bem, um ótimo livro para vc é o Head First - Servlets & Jsp. Nessa parte de taglibs ele é ótimo… Mas achei algo no google q pode ser útil pra vc:
onde a tag inserirCadastro é responsável por apresentar um cadastro no html ou algum processamento adicional… Isso é legal pois vc pode reutilizar essas tags em diversas telas, e separar código java do html (porém não foi o caso do ex )…
P
pmcnPJ
Mateus… sendo assim como é feito então digamos o equivalente a listview do vb/vb.net? Digo se existe algo a ser feito nesse sentido é tudo tabela!!! É possivel fazer algo desse tipo?
M
matheusPJ
bem, devido a meus conhecimentos limitados eu não faço idéia dos componentes q existem em VB pois nunca usei e nunca li uma linha de código da linguagem… hehehe… ahm, mas TagLibs não servem só para apresentação de componentes na tela, muito pelo contrário, elas processam conteúdo, executam código Java puro, pois há casos onde só Expression Language não resolve… como fazer um laço… as tags estão ai para te ajudar a remover o código Java (o scriptless) do html. E desenvolvedores usualmente querem algo mais pderoso q as actions padrão de Jsp, querem fazer suas proprias tags… não querem simplesmente chamar <jsp:setProperty> em um bean, querem coisas do tipo <my:doCustomThing/> …
na JSTL há biliotecas de tags para se tratar condições, if, else… laços, imprimir valores, tratar exceções… tags de formatação de dados pra apresentação, tags pra se executar sql, pra se trabalhar com XML… sem contar q vc pode fazer as suas próprias…
P
pmcnPJ
Valeu Mateus… por ter me esclarecido tantas coisas hoje… acredito que aprendi muito hoje com suas postagens… vou estudar mais sobre as tags!!!