Interface Gráfica com Java(GUI)

Fala galera, beleza?

Estou aprendendo Java a partir de um livro e recentemente entrei no capítulo sobre GUI usando Swing!

Surgiu então as questões: Será que ainda é muito importante saber GUI usando Swing ou JavaFx visto que a maior parte das Interfaces na web usa-se HTML & CSS?

Será que o mercado de emprego ainda obriga a gente saber usar essas ferramentas/API’s nativas da linguagem?

Aguardo as suas respostas!
Obrigado!

Se você atuar em sistemas desktop, sim.

Sim, mas AWT,Swing, JavaFX, SWT, JFaces, são frameworks para desenvolvimento de aplicações desktop, não Web.

1 curtida

Muito obrigado pela ajuda! :+1:t3:

Eu desejo me focar em Web futuramente, mas decidi aprender Java com o objetivo de aprender de forma consolidada Lógica e POO.

Espero estar no caminho certo!

Fazia muitos anos que não via uma vaga em Swing. Esse ano vi uma. Nunca vi em JavaFX.

Eu não focaria muito nisso, provavelmente vc tem mais frutos estudando Kotlin (mobile) ou SpringBoot (backend)

3 curtidas

Olha eu recomendo estudar com spring boot “back-end” que é o que tá bem em alta no mercado pra java. Cada vez mais vemos sistemas desktops morrendo dando margem para uma aplicação web.

Spring boot + Angular é uma boa opção pra começar.
Spring boot + Vaadin framework permite você escrever toda a aplicação em Java inclusive o front - end, se você não gosta muito de manipular html ou css + js é uma boa opção pra estudos.

1 curtida